A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
avaliação individual II

Pré-visualização | Página 1 de 2

Acadêmico:
	Ester Silveira Padilha (1569214)
	
	Disciplina:
	Planejamento Urbano e Ambiental (GPU07)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:461167) ( peso.:1,50)
	Prova:
	12972288
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Quando se projeta vias de circulação nas áreas urbanas, obviamente devem ser considerados os perfis longitudinais e horizontais em todas as suas interfaces. A respeito dessas interfaces (largura do passeio, largura da pista de trânsito, tipos de estacionamento etc.), analise as sentenças a seguir:
I- É necessário atentar aos perfis longitudinais para se dimensionar, por exemplo, as vias de encanamento de água e esgoto.
II- Os perfis transversais permitem mensurar se as vias condizem com os fluxos a que foram destinadas e se as larguras dos passeios são suficientes para comportar a arborização e o trânsito de pedestres. 
III- As curvas de nível naturais promovem a sustentabilidade ambiental e econômica urbana, pois reduzem ou até excluem a necessidade de cortes e aterros no terreno.
IV- O projeto para drenagem de gás pode funcionar corretamente, mesmo sem serem considerados os perfis longitudinais da via.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	2.
	Conforme artigo veiculado no site Carta Capital, para universalizar os serviços de água e esgoto seriam necessários investimentos de cerca de 300 bilhões de reais em 20 anos, ou 15 bilhões anuais até 2033, conforme preconiza o Plano Nacional de Saneamento, meta considerada difícil de ser atingida até pela própria União, pois o investimento público e privado não passa de cerca de 10 bilhões de reais por ano (ROCKMANN, 2015). O Art. 19, da Lei nº 11.445/2007, estabelece os critérios mínimos para a prestação de serviços públicos de saneamento. Referente a estes critérios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As metas devem abranger planos de médio e longo prazos, levando-se em consideração soluções imediatas, excluindo-se os demais planos setoriais.
(    ) O diagnóstico da situação e seus impactos nas condições de vida deverá ser realizado com base em indicadores sanitários, epidemiológicos, ambientais e socioeconômicos.
(    ) As ações para emergências e contingências do plano de saneamento são desnecessárias, pois os sistemas de tratamento de esgoto são projetados de forma a se evitar imprevistos. 
(    ) O plano também abrangerá mecanismos e procedimentos para a avaliação sistemática da eficiência e eficácia das ações programadas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: ROCKMANN, R. Com 20% da água doce do planeta, Brasil tem 1/5 da população sem água tratada. 2015. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/especiais/infraestrutura/com-20-da-agua-doce-do-planeta-Brasil-tem-1-5-da-populacao-sem-agua-tratada-4356.html>. Acesso em: 19 jul. 2018.
Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11445.htm>. Acesso em: 25 jul. 2018.
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	3.
	Ao se pensar na chamada "Pegada Ecológica", pode-se agir a partir da perspectiva global, como o aquecimento global, sem desconsiderar as variáveis cotidianas/locais, por exemplo, consumo de produtos elétricos, que contribuem para o montante do impacto ambiental que cada um exerce sobre o planeta. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O tipo de alimentação que o indivíduo apresenta, por exemplo, vegetariana, contribui para o aumento ou a diminuição do valor de sua Pegada Ecológica.
II- O indivíduo, ao se deslocar de bicicleta, aumenta o impacto ambiental que exerce sobre os recursos naturais. 
III- O consumo de produtos industrializados é um dos responsáveis por aumentar a Pegada Ecológica e deve ser efetuado quando necessário.
IV- As políticas públicas governamentais, por exemplo, o incentivo ao uso de fontes de energia renováveis, contribuem para o aumento da Pegada Ecológica dos países.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	4.
	No estatuto das cidades está previsto uma sanção tributária que varia de forma temporal para diminuir a especulação imobiliária nas cidades. Assim, evita que terrenos não sejam ocupados. Sobre esse tributo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	IPVA redutor.
	 b)
	IPTU progressivo.
	 c)
	ISS automático.
	 d)
	ITBI progressivo.
	5.
	Com o objetivo de regulamentar os artigos nº 182 e 183 da Constituição Federal de 1988, o Estatuto das Cidades adota algumas diretrizes da política urbana, de forma a ordenar de forma adequada os espaços públicos. Sobre as diretrizes do Estatuto das Cidades, analise as sentenças a seguir:
I- Promover o desenvolvimento econômico a qualquer custo.
II- Permitir que a sociedade tenha direito a cidades mais sustentáveis.
III- Exigir do poder público municipal a construção de equipamentos urbanos e comunitários. 
IV- Fazer com que governos, iniciativa privada e demais setores da sociedade possam cooperar entre si.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	6.
	Conforme o Código Nacional de Trânsito, implementado pela lei nº 9.503, de 1997, as vias urbanas são classificadas de acordo com suas funções, capacidade de fluxo e velocidade de percurso. Referente aos diferentes tipos de vias e suas funcionalidades, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Via arterial.
II- Via coletora.
III- Via local.
IV- Via de trânsito rápido.
(    ) Em geral, controlada por semáforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros e às vias secundárias e locais, possibilitando o trânsito entre as regiões da cidade. 
(    ) Caracterizada por interseções em nível não semaforizadas, destinada apenas ao acesso local ou a áreas restritas. 
(    ) Caracterizada por acessos especiais com trânsito livre, sem interseções em nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em nível.
(    ) Destinada a coletar e distribuir o trânsito que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de trânsito rápido ou arteriais, possibilitando o trânsito dentro das regiões da cidade. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9503.htm>. Acesso em: 25 jul. 2018.
	 a)
	I - III - IV - II.
	 b)
	IV - III - II - I.
	 c)
	III - I - II - IV.
	 d)
	II - I - IV - III.
	7.
	Considere que um determinado imóvel urbano está disponível para a venda e a sua compra é de interesse do poder público da cidade. Como é denominado o instrumento previsto no Estatuto da Cidade que versa sobre a preferência ao governo municipal na compra de um determinado imóvel urbano?
	 a)
	Desapropriação.
	 b)
	Direito de superfície.
	 c)
	Direito de preempção.
	 d)
	Usucapião especial de imóvel urbano.
	8.
	Nas cidades brasileiras, observa-se, devido à carência de um planejamento urbano adequado, a dificuldade em se efetuar a ampliação do sistema viário. Esta questão, aliada à grande quantidade de veículos automotivos existentes, dificulta a mobilidade urbana. Para amenizar este problema algumas medidas podem ser tomadas. Com base no contexto,