Buscar

Resenha da Análise das Demonstrações Contábeis e Financeiras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA
Resenha Crítica de Caso 
Patricia Duarte Oliveira Franco
Trabalho da disciplina Análise das Demonstrações Contábeis e Financeira
 		 Tutor: Prof. Eduardo de Moura
Belo Horizonte - MG
2019�
DEMONSTRAÇÃO DE FLUXOS DE CAIXA: TRÊS EXEMPLOS
Referência: BRUNS JR, William J.; HERTENSTEIN, Julie H. Demonstração de Fluxos de Caixa: três exemplos. Harvard Business School, 112-P8. 03 de novembro de 2018. 
O Presente estudo de caso “Demonstração de Fluxos de caixa: três exemplos” tem como foco analisar as três demonstrações de fluxo de caixa, tem como principal a história de John Stacey, um engenheiro de vendas da Aldhus Corporation (uma fabricante de periféricos para computador em crescimento), estudante noturno de MBA, devido a um atraso no voo ele perdeu a uma aula de contabilidade, cujo conteúdo era dedicada à apresentação e discussão da demonstração de fluxos de caixa, preocupando com o conteúdo perdido, recebeu de um colega de classe algumas anotações distribuídas pelo professor, porém estas muito sintéticas difícil de ser compreendidas sem a explicação do professor.
Profundamente preocupado com o próximo teste entrou em contato com uma colega de trabalho Lucille Barnes, a Controller assistente da Aldhus, solicitando ajuda para entender a demonstração de fluxos de caixa. No qual ela ficou feliz em poder ajudar, marcaram uma reunião em que John Stacey foi ao escritório de Lucille com suas anotações e dúvidas. Lucille lhe entregou três demonstrações de fluxos de caixa dos relatórios anuais de empresas de alta tecnologia e explicou para ele que a demonstração de fluxos de caixa é realmente uma parte muito útil do conjunto de três demonstrações que as empresas precisam preparar, sendo que em alguns casos fala mais sobre a realidade do negócio do que o balanço patrimonial ou a demonstração de resultados. Apresentou-lhe um breve panorama da estrutura e do conteúdo das demonstrações de fluxo de caixa e deu a ele um tempo para digerir as informações e levantar as dúvidas, reforçando a ele que se entender como são preparados o balanço patrimonial e a demonstração de resultados, a demonstração de fluxos de caixa será claro para ele.
Lucille explicou também que a demonstração de fluxos de caixa é dividida em três partes: atividades operacionais, atividades de investimento e atividades de financiamento. Cada parte mostra as entradas e as saídas de caixa associadas a cada tipo de atividade.
Atividades operacionais mostram as entradas e saídas relativas às operações fundamentais da linha ou linhas básicas de negócios da empresa.
Atividades de investimento mostram fluxos de caixa para a compra e venda de ativos geralmente mantidos para revenda, bem como para a concessão e cobrança de empréstimos, onde pode se verificar se a empresa vendeu um imóvel, comprou equipamento.
Enfim, atividades de financiamento mostram fluxos de caixa associados ao aumento ou a diminuição de recursos de investidores e credores da empresa.
John faz alguns questionamentos e Lucille explica que há duas maneiras de apresentar o fluxo de caixa das operações, pelo método indireto, onde o lucro líquido é tratado por todas as receitas e despesas que não envolvem caixa e pelo método direto onde a seção do relatório parece muito mais um extrato tirado da conta caixa. Lucille ainda explicou que a demonstração de fluxos de caixa pode variar de um país para o outro, como por exemplo, empresas inglesas onde os juros estão incluídos na seção das atividades de financiamento, enquanto nas empresas americanas os pagamentos de juros estão na seção de atividades operacionais. Explicou ainda que as atividades operacionais é o motor dos fluxos de caixa da organização, no qual é utilizado para cobrir as necessidades de caixa, esse motor em funcionamento provê caixa para os investimentos necessários e pagamentos de dívidas.
Por conseguinte, podemos observa que a demonstração de fluxos de caixa avalia diversas evidências para gerar um panorama geral, para uma avaliação equilibrada é necessário procurar tanto as boas quanto as más notícias em cada demonstração de fluxo de caixa. É preciso avaliar a importância relativa de cada evidência e sua relação com o panorama geral para chegar a uma conclusão. 
�

Outros materiais