Buscar

trabalho do vitão

Prévia do material em texto

Centro Universitário de Franca – UNIFACEF
João Pedro Castelan 
Relatório:
Máquinas e equipamentos da indústria 
Em atendimento à disciplina: Tecnologia dos Matérias, 
Orientado pelo professor: Fabrício Faleiros Fernandes; Empresa: SENAI
Franca, Setembro de 2019
Atendendo à solicitação do Professor Fabrício Faleiros Fernades, da disciplina Tecnologia dos materias, apresento em seguida, relatório das atividades desenvolvidas durante a visita à escola SENAI-Franca SP.
O SENAI-Franca SP, que tem como missão, promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da Indústria Brasileira. Tem em Franca uns dos principais objetivos, alavancar a indústria calçadista, que é a principal atividade da indústria atual hoje em Franca. 
OBJETIVOS
• Observar o processo de usinagem através de máquinas operatrizes, materiais e soldagem;
• Conhecer as atividades de desenvolvidas na durante as visitas;
• Relatar possíveis dúvidas e sugestões relativas às visitas;
• Descrever segundo a sua opinião, a importância que se atribui as vistas no contexto da
engenharia de produção.
VISITA 1 – AULA INAUGURAL 
Visita 1- Apresentação Geral 
PROGRAMA :
Na nossa primeira visita ao SENAI, tivemos como roteiro, entender toda a história do aço, onde pudemos observar, quando, como e porque o homem desenvolveu suas habilidades de moldar o aço. 
• Data: 19/08/2019
Visita 2 – Aula Prática 
PROGAMA: 
Na segunda visita ao SENAI, tivemos como roteiro, participar de um processo de usinagem, e em seguida, entender mais um pouco sobre o processo de refinação do aço e o desenvolvimento da usinagem. 
• Data: 02/09/2019
Desenvolvimento 
Propriedades dos Metais 
Em aula aprendemos a clarificar os metais, como não transparentes, condutores de calor, tem aparência lustrosa, são resistentes e desformável são muito utilizados para aplicação estruturais. Foi também apresentado as classes dos Metais, que são as classes Físicas; (densidade, porosidade e teor de umidade) Química (alcalinidade e resistência a corrosão), Elétrica ( condutividade), Térmica (condutividade de expansão, dilatação), Ótica( cor transmissão e reflexão de luz), e Mecânica( resistência, tração, compressão, cisalhamento, flexão, elasticidade, plasticidade, ductilidade e tenacidade).
Aços e ferros fundidos
A palavra ferro pode ser representada pela liga dos elementos químicos: ferro, carbono, entre outros. O aço,é também uma liga de ferro carbono com teores de carbono de 0,08 a 2%, contendo elementos de liga.
Em aula conhecemos os diferentes tipos de aço. O aço-carbono: sem adição de elementos de liga. O aço-liga: aço com adição de elementos de liga. O Ferro fundido, é as designações genéticas para ligas de ferro carbono com teores de carbono acima de 2%.
A produção do aço é feita a partir do ferro que é reduzido, em um Alto-forno. A fabricação do aço conta com três ingredientes que são: minério de ferro, calcário (serve de remoção de impurezas, e o Coque (agente combustível). O ferro que saí do Alto-forno, é chamado de ferro-gusa, e contém um alto teor de carbono (até 5%), e impurezas.
Conclusão
Podemos concluir que o ser humano ao longo da história foi descobrindo a natureza e se desenvolvendo, com as descobertas do Cobre, Bronze e Ferro, e com o uso da usinagem foi criando objetos para facilitar a vida. Essas descobertas mesmo que se foi passado milhões anos ainda fazem parte de nosso cotiano. Com as Revoluções Industrias, as máquinas e as fábricas foram se desenvolvendo e crescendo ao passar do tempo, desde a criação da máquina a vapor, descoberta da eletricidade, avanços tecnológicos, internet, as indústrias buscam a eficiência.
Através da aula no SENAI, podemos ver que existem vários tipos de classificação dos metais, e que o aço é um liga de elementos químicos e contem diferentes tipos de aço que podemos encontrar no dia a dia, e é feito a partir do minério de ferro.

Continue navegando