Buscar

AV1 DE DIREITO DO TRABALHO

Prévia do material em texto

1)Quais são a formas de extinção do contrato de trabalho?
* dispensa sem justa causa
*dispensa com justa causa
*pedido de demissão
*rescisão  indireta
*Força maior
*morte das parte
2) Quais são os direitos dos trabalhadores envolvendo a dispensa sem justa causa, o pedido de demissão, dispensa com justa causa e termino antecipado do contrato por prazo determinado
*O empregado demitido sem justa causa tem direito a:
I – 13° salário proporcional
II – Multa rescisória de 40% sobre o valor total depositado do FGTS
III – Saldo de salário
IV – Férias vencidas se houver e/ou Férias de forma proporcional ao tempo de serviço sempre acrescido no valor de 1/3
V – Aviso prévio
 
VI- salário família
* O pedido de demissão gera os seguintes direitos para o empregado:
I – 13° salário proporcional
II – Saldo de salário
III – Férias vencidas se houver e/ou Férias de forma proporcional ao tempo de serviço sempre acrescido no valor de 1/3
IV –  salário família
*O empregado demitido por justa causa tem direito apenas a:
 - saldo de salários;
 - férias vencidas, com acréscimo de 1/3 constitucional;
 ¬_ Salário Família 
O termino antecipado do contrato por prazo determinado gera os seguintes direitos:
- saldo de Salário
- féria vencidas + 1/3 ( na justa causa apenas se tiver mais de 1 ano)
- férias proporcionais de 1/3 ( exceto na justa causa)
- 13° salário ( exceto na justa causa)
- salário família ( exceto para a justa causa)
 3) Conceitue homologação Homologação e a assistência e fiscalização fornecida na rescisão do contrato de trabalho principalmente pelo sindicado ou a Superintendência Regional do Trabalho.
 4) Qual o objetivo da homologação da rescisão contratual?
Orientar e esclarecer empregado e empregador sobre o cumprimento da lei, assim como zelar pelo efetivo pagamento das parcelas devidas.
5)Qual o prazo estabelecido pela legislação vigente para a realização da homologação?
Vejamos que os prazos e a sanção previstos em lei se referem tão somente ao atraso no pagamento das verbas rescisórias, não fazendo referência ao dispositivo que trata da assistência sindical ou ministerial. Contudo, há entendimentos mais extensivos no sentido de que a homologação também deve respeitar esse prazo.
6) A assistência na homologação da rescisão do contrato de trabalho realizada pelo sindicado e demais órgãos é devida em que situação? Fundamente sua resposta. Para os contratos com mais de 1 ano segundo o art.477 §1° Da CLT
7)A assistência na homologação da rescisão do contrato de trabalho será prestada, preferencialmente pela entidade sindical, reservando-se aos órgãos locais do MTE o atendimento ao trabalhador em quais situações?
nos seguintes casos:
I - categoria que não tenha representação sindical na localidade;
II - recusa do sindicato na prestação da assistência; e
III - cobrança indevida pelo sindicato para a prestação da assistência.
8)A taxa de homologação da rescisão do contrato de trabalho cobrado pelos sindicatos tem previsão legal? Fundamente sua resposta.
É vedada a cobrança de qualquer taxa ou encargo pela prestação da assistência na rescisão contratual tanto ao trabalhador quanto ao empregador (artigo 477, § 7º da CLT).
9)Quais as principais características trazidas pela lei 12.506/2011? Responda fundamentando suas respostas.
Com o advento de referida lei, o aviso prévio passou a ser calculado da seguinte forma: i) se o empregado estiver prestando seus serviços por mais de ano, deverá ser observado o período de 30 dias; ii) além do aviso prévio de trinta dias, deverá ser observado o período de três dias a cada ano trabalhado, não podendo superar 60 dias e iii) assim, somando-se o aviso prévio de 30 dias e o período de três dias a cada ano trabalhado, o aviso prévio será de, no máximo, 90 dias.
Além disso, determina que o horário normal de trabalho do empregado, durante o prazo do aviso – e se a rescisão tiver sido promovida pelo empregador – será reduzido de duas horas diárias, sem prejuízo do salário integral.
Também tornou faculdade do empregado trabalhar sem a redução das duas horas diárias, caso em que poderá faltar ao serviço, sem prejuízo do salário integral, por um dia, na hipótese de pagamento efetuado por semana ou período inferior e por sete dias corridos, na hipótese de pagamento por quinzena ou mês ou se o empregador tiver trabalhado mais de doze meses ao mesmo empregador.
10) O que é período aquisitivo e período concessivo? Fundamente sua resposta.
Período aquisitivo é aquele período que o empregado tem que cumprir para ter direito às férias ; há necessidade de cumprir um período de 12 meses de trabalho, ou seja, o empregado adquirirá o direito de ter férias após trabalhar esse período na mesma empresa, é o que determina o art. 130 da CLT. Assim, é pressuposto para que alguém tenha direito a férias o preenchimento desse requisito. 
Então, cada 12 meses de vigência do contrato de trabalho o empregado adquire o direito ao gozo de férias, sem prejuízo da remuneração e valendo, para todos os efeitos, como tempo de serviço. Findo o período aquisitivo, inicia-se outro, também de 12 meses, dentro do qual o empregador deverá conceder as férias, conforme suas conveniências. Este é o período “concessivo”.
11) Sabendo-se que após cada período de 12 meses de vigência do contrato de trabalho, o empregado terá direito a férias, explique quantos dias de férias terá “A” empregado Azul Componentes, sabendo-se que ele faltou 16 dias injustificadamente durante o período aquisitivo.
Ele terá apenas 18 dias de férias pois é assim para quem falta de 15 a 23 dias no período aquisitivo.
De acordo com o art. 130 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o empregado que faltar injustificadamente até 5 dias terá direito aos 30 dias de férias, sem desconto algum. Contudo, aquele trabalhador que não comparecer ao trabalho de 6 a 14 dias terá direito apenas a 24 dias de férias; o que somar de 15 a 23 faltas poderá gozar de um descanso anual de 18 dias; se as faltas atingirem a quantia de 24 a 32, restarão apenas 12 dias de férias para o trabalhador; por fim, se o obreiro faltar mais de 32 dias, perderá o direito às férias.
12) José Carlos foi admitido pela empresa Concorde SA na modalidade do regime parcial, com duração semanal de 10 horas e, após 12 meses de vigência do contrato de trabalho, o empregado solicitou férias ao seu empregador, sendo prontamente atendido. José Carlos durante o período aquisitivo teve duas faltas injustificadas. Diante do caso hipotético, responda: quantos dias de férias o empregado terá direito. Fundamente sua resposta.
Ele terá direito a 30 dias de férias, pois para descontar alguma coisa ele teria ter faltado mais 6 dias ou mais segundo o art. 130 da CLT.
13)Qual o prazo para pagamento das férias? Fundamente sua resposta.
O prazo para o pagamento das férias, será de até dois dias antes da sua concessão segundo o art. 145 da CLT.
14) Caso o empregador não pague as férias no prazo estabelecido em lei, qual é a consequência? Fundamente sua resposta.
O empregador que não conceder as férias para o empregado ou que o fizer fora do período concessivo, é obrigado a pagar o valor equivalente em dobro, conforme o disposto nos artigos 134 e 137, podendo ainda sofrer sanções administrativas impostas pelo Ministério do Trabalho quando da fiscalização.
Art. 134. As férias serão concedidas por ato do empregador, em um só período, nos 12 (doze) meses subsequentes à data em que o empregado tiver adquirido o direito.
Art. 137. Sempre que as férias forem concedidas após o prazo de que trata o artigo 134, o empregador pagará em dobro a respectiva remuneração.
15) Quando é devido o pagamento em dobro das férias?
Quando o  empregador  fizer fora do período concessivo ou conceder férias fracionadas em mais de 2 (dois) períodos e com dias inferiores a 10 (dez), ou,obrigar o empregado a usufruir apenas 20 (vinte)dias de férias convertendo 10 (dez) dias em abono pecuniário ( art. 143 da CLT), ou efetuar o pagamento das férias somente no retorno do empregado ao trabalho;
 16)Quem define a data de saída/gozo das férias? Fundamente sua resposta.
A data de concessão das férias é prerrogativa do empregador, conforme o descrito no artigo 136 na CLT:
Art. 136 - A época da concessão das férias será a que melhor consulte os interesses do empregador.
17)Quais os principais aspectos envolvendo as férias coletivas? Fundamente sua resposta.
São concedidas de forma simultânea a todos os empregados de uma empresa ou apenas aos empregados de determinados estabelecimentos ou setores de uma empresa, independentemente de terem sido completados ou não os respectivos períodos aquisitivos.
 Podem ser gozadas em 2 (dois) períodos anuais desde que nenhum deles seja inferior a 10 (dez) dias corridos. (art. 139 da CLT)
 
Os empregados contratados há menos de 12 meses gozarão, na oportunidade, férias proporcionais, iniciando-se, então, novo período aquisitivo (art. 140 da CLT)
 
O empregador comunicará ao órgão local do Ministério do Trabalho, com a antecedência mínima de 15 (quinze) dias, as datas de início e fim das férias, precisando quais os estabelecimentos ou setores abrangidos pela medida.  (art. 139 § 2°da CLT)
o empregador enviará cópia da aludida comunicação aos sindicatos representativos da respectiva categoria profissional, com a antecedência mínima de 15 (quinze) dias, e providenciará a afixação de aviso nos locais de trabalho. (art. 139 § 3°da CLT)
18)Cabe ao empregador decidir a conversão de um terço das férias dos empregados? Fundamente sua resposta.
Errado, não cabe ao empregador, é facultativo ao empregado converter 1/3 (um terço) do período de férias a que tiver direito em abono pecuniário, no valor da remuneração que lhe seria devida nos dias correspondentes.  (Art. 143 da CLT)
19) José e Maria são casados e trabalham na mesma empresa, em setores diferentes e gostaria de sair em férias na mesma ocasião. O empregador é obrigado a aceitar a solicitação deles? Justifique sua resposta e fundamente.
Sim, é obrigado a aceitar a solicitação desde que não resultar prejuízo para o serviço.  Os membros de uma família, que trabalharem no mesmo estabelecimento ou empresa, terão direito a gozar férias no mesmo período, se assim o desejarem. ( art 136 § 1° da CLT)
20) Em relação aos menores de idade e aos maiores de 50 anos o que nossa legislação prevê em caso de férias? Fundamente sua resposta.
Segundo a legislação atual sim, segundo a que entrará em vigor  não( a que será alterada pela LEI Nº 13.467, DE 13 DE JULHO DE 2017). Aos empregados menores de 18 (dezoito) e maiores de 50 (cinquenta) anos de idade, as férias deverão ser concedidas sempre de uma única vez. Portanto, havendo empregados enquadrados nestas condições, as férias não poderão ser dividas, tendo estes o direito de gozo integral.  Art. 136 § 2º da lei “ antiga”)
 Já a nova lei , “a reforma trabalhista”( 13.467 de 2017) traz no lugar do §2° do art 136 descrito a cima a seguinte redação : ” O empregado estudante, menor de 18 (dezoito) anos, terá direito a fazer coincidir suas férias com as férias escolares.

Continue navegando