Buscar

Prova Objetiva Economia

Prévia do material em texto

1.
	Segundo a Lei da Oferta, o empresário dispõe-se a produzir mais de um determinado produto em função dos preços praticados no mercado e das perspectivas de futuros aumentos no preço deste. Analise as sentenças a seguir: 
I- Se os preços aumentarem no mercado, as quantidades produzidas e ofertadas tenderão a ser menores.
II- Quanto maior for o preço no mercado, maior será o interesse do empresário em produzir. 
III- Se o preço de um produto no mercado for menor do que os custos de produção, logo o empresário ficará incentivado a produzir. 
IV- As quantidades produzidas e ofertadas são norteadas pelos preços. Assim, quanto menores os preços, maior será a quantidade ofertada. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
�
	2.
	Sendo um dos pontos fundamentais da análise microeconômica, temos o conceito de Utilidade Marginal. A Teoria Marginalista foi estruturada sobre o conceito de Utilidade Marginal, ou simplesmente de "Marginalismo", tendo sua origem na obra do economista britânico William Stanley (1835-1882), intitulada de "Teoria da Política Econômica", cuja publicação se deu no ano de 1871. Sobre o princípio da Utilidade Marginal Decrescente, analise as sentenças a seguir:
I- A utilidade de um bem não pode ser medida, mesmo que de forma subjetiva.
II- A utilidade total de um bem é considerada infinita, nunca se chega a um ponto de saturação. 
III- O consumo de unidades adicionais de determinada mercadoria acrescenta montantes decrescentes de utilidade a sua utilidade total. 
IV- O consumo de unidades adicionais de determinada mercadoria acrescenta montantes cada vez maiores de utilidade a sua utilidade total.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
�
	3.
	Com as constantes alterações de preços, o consumidor será sempre afetado pelo preço que desembolsará pelo produto. Entretanto, quando a oferta de um produto permanece praticamente inalterada, mesmo depois de mudanças significativas nos seus preços, pode-se afirmar que este produto apresenta:
	 a)
	Uma procura elástica.
	 b)
	Uma procura inelástica.
	 c)
	Uma oferta elástica.
	 d)
	Uma oferta inelástica.
�
	4.
	No processo produtivo, temos os custos totais, que em resumo é a somatória dos custos fixos mais os custos variáveis. Logo, conforme a produção vai aumentando, começa acontecer o fenômeno conhecido como economias de escalas. Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os custos fixos e variáveis totais vão diminuir, pois à medida que aumentar a produção vai se aproveitar a capacidade instalada.
	 b)
	Os custos variáveis vão diminuir em termos relativos, ou seja, o custo total e por unidade ficarão maiores.
	 c)
	Esses custos fixos (aluguel, salários etc.) serão diluídos num volume maior de produção, reduzindo o custo total por unidade e reduzindo também o peso relativo dos custos fixos.
	 d)
	Os custos totais aumentarão em termos absolutos, mas os custos variáveis e fixos por unidade ficarão iguais, pois o aumento da produção não muda a estrutura de custos.
�
	5.
	Com relação à lei da oferta e procura, suponha a seguinte situação de mercado: o preço de determinada mercadoria é de R$ 10,00. Em função desse preço, a quantidade procurada é de 650 unidades, já a quantidade ofertada é de 60 unidades. Analise as sentenças a seguir: 
I- A demanda é maior que a oferta. Em função disso, há uma tendência de elevação dos preços. 
II- A capacidade de produção vai dar conta da demanda; portanto, não há tendência de elevação dos preços. 
III- A quantidade procurada ficará igual à capacidade ofertada. Portanto, os preços serão iguais, resultando num equilíbrio de mercado.
IV- Nesta situação, a procura será menor que a oferta. Em função disso, há uma tendência de queda dos preços.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
�
	6.
	A dinâmica da oferta e demanda por produtos determina o nível de preço e a quantidade a ser produzida num determinado período de tempo. Contudo, existem produtos que têm um impacto diferenciado em sua demanda devido à variação em seu preço. Este tema diz respeito à elasticidade-preço dos produtos. Quando a oferta de um produto permanece praticamente inalterada, mesmo depois de mudanças significativas nos seus preços, pode-se afirmar que este produto apresenta:
	 a)
	Oferta inelástica.
	 b)
	Oferta elástica.
	 c)
	Procura inelástica.
	 d)
	Procura elástica.
�
	7.
	Sob a visão dos economistas marginalistas, o valor das mercadorias produzidas depende de dois fatores: a utilidade e a raridade. Assim, quanto maior o valor agregado de um produto, maior poderá ser seu preço de venda. Logo, o empresário age racionalmente quando:
	 a)
	Minimiza suas vendas.
	 b)
	Minimiza seus custos.
	 c)
	Aumenta seu faturamento.
	 d)
	Iguala Receita Marginal aos Custos Marginais.
�
	8.
	A curva da oferta de produtos revela que quanto maior for o preço dos produtos vendidos, maior também será a vontade em ofertá-los, ou seja, há uma relação direta entre quantidade oferta e preço dos produtos. Esta é a chamada Lei da Oferta. Sobre as variáveis que constituem a oferta, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O preço do produto ou serviço não influencia a oferta, pois está relacionado estritamente à quantidade de produtos que será comprada pelos consumidores.
(    ) As matérias-primas utilizadas no processo de produção determinam a quantidade ofertada em função de seus preços.
(    ) Fatores climáticos como um grande volume de chuva não interfere na oferta de produtos, pois as empresas podem proteger-se totalmente destes efeitos.
(    ) A tecnologia empregada na fabricação é importante para a oferta de produtos, uma vez que aumenta o nível de competitividade das empresas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
�
	9.
	O mercado pode apresentar várias estruturas, que dependem de como está organizada a sociedade em geral e, às vezes, também através da estrutura específica de um produto ou serviço. Sobre as estruturas de mercados, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Concorrência Perfeita. 
II- Monopólio. 
III- Oligopólio. 
(    ) Acontece quando há no mercado vários vendedores com uma grande quantidade ofertada. 
(    ) Acontece quando existe apenas um vendedor de um determinado produto, ou seja, apenas uma empresa produz as mercadorias oferecidas no mercado. 
(    ) É uma situação em que um pequeno número de empresas é responsável pela produção dos produtos destinados ao mercado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - III.
	 b)
	I - III - II.
	 c)
	III - II - I.
	 d)
	I - II - III.
�
	10.
	A elasticidade-preço da procura apura o grau de sensibilidade das quantidades procuradas em função da variação no preço das quantidades. Matematicamente, esta análise pode ser interpretada por meio da função da elasticidade-preço da procura. Existem pelo menos três grandes grupos de elasticidade-preço da procura: Procura Elástica, Elasticidade Unitária e Procura Inelástica. Com relação a esses grupos, analise as sentenças a seguir: 
I- Na procura elástica, a variação relativa das quantidades procuradas é menos do que o proporcional à variação relativa dos preços.  
II- Na procura inelástica, um aumento nas quantidades procuradasé mais do que proporcional à redução relativa dos preços.         
III- Na elasticidade unitária, a variação relativa das quantidades procuradas é exatamente proporcional à variação relativa dos preços. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
�

Continue navegando