Buscar

prova economia

Prévia do material em texto

1.
	Para financiar os gastos públicos, o governo dispõe de várias ferramentas. Logo, através destas, o governo tem a capacidade de decidir como e quando aplicar suas necessidades de gastos. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Emissão de Moeda.
II- Emissão de Títulos Públicos.
(    ) Para cobrir suas despesas, o governo se utiliza de um meio chamado de ?senhoriagem?.
(    ) O governo toma recursos emprestados da sociedade, considerado um método eficiente para financiamento dos gastos públicos.
(    ) O grande inconveniente deste método é que gera inflação. Entretanto, o governo tem a vantagem de que quem cobre este déficit público é a própria população, através da corrosão inflacionária do poder de gasto da população.
(    ) A desvantagem é que o governo assume uma obrigação para com os seus investidores, ou seja, assume aumentar sua Dívida Interna.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - I - II.
	 b)
	II - I - II - I.
	 c)
	I - II - II - I.
	 d)
	I - II - I - II.
	2.
	O PIB de um país depende de sua Demanda Agregada (DA) e, quanto maior ela for, mais terá que ser produzido para suprir o consumo. Logo, é correto afirmar que essa demanda agregada depende:
	 a)
	Da somatória dos salários dos empregados públicos e privados. Deste modo, pode ser bem mais fácil conhecer quanto se pode não gastar.
	 b)
	De muitos fatores de cálculo, mas se pode dizer que depende principalmente do salário disponível dos empregados públicos e da quantidade de bens e serviços oferecidos no mercado.
	 c)
	Das seguintes variáveis: Consumo Privado (C), Volume de Investimentos (I), Gastos do Governo (G), Exportações (X) e Importações (M).
	 d)
	Das políticas do governo para melhorar a capacidade de gasto das pessoas. Assim, os consumidores terão maior capacidade de poupança.
	
	Quando se fala de Política Econômica, analisa-se situações sobre uma série de políticas públicas definidas pelo Estado, visando controlar situações conjunturais e estimular o desenvolvimento da economia. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Política Comercial, entre outras coisas, visa gerar competitividade na indústria e assim estimular as exportações.
(    ) A Política de Renda visa controlar as forças do mercado com relação às variações nos preços ao consumidor, como também manter o poder aquisitivo dos salários dos trabalhadores.
(    ) Quando se falar de Política Comercial, o governo, através de suas ferramentas, tem várias opções para estimular a demanda agregada, por meio da emissão de papel-moeda.
(    ) Quando se falar de políticas de rendas, o governo tem à disposição várias opções para manipular os gastos gerados na economia.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	 *
	Observação: A questão número 3 foi Cancelada.
	4.
	Para manter o Superávit Primário sustentável, o governo precisa controlar os gastos e a dívida públicos. Nesse contexto, se o governo não conseguir manter o Superávit Primário, refletirá algumas ações. Sobre essas ações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O aumento da Dívida Mobiliária do Tesouro Nacional representa o total devido pelo governo no formato de títulos públicos.
(    ) A elevação da taxa básica SELIC é boa para incentivar a dinâmica econômica de um país, o que facilita a eliminação do Déficit Público.
(    ) A elevação da taxa básica SELIC é boa para desestimular a atividade econômica. Desta maneira, as compras feitas a prazo pelas famílias vão diminuir; logo, poderá diminuir a demanda agregada e a inflação.
(    ) A elevação da taxa básica dos juros SELIC é boa para diminuir a inflação. Entretanto, faz-se necessário lembrar que isso desestimulará os empresários a investirem em novos projetos, reduzindo a atividade econômica.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - F.
	5.
	A Política Econômica procura incentivar o crescimento econômico no país, através de um agrupamento de ações praticadas por um governo que são projetadas para alcançar determinados fins econômicos. Ela poderá caracterizar-se no aspecto de longo prazo, objetivando uma distribuição de renda justa, e a curto prazo, estimulando o emprego, evitando o pico de produção do país, com isso remediando a inflação como outros fatores que oscilam a economia. Sobre as políticas de estabilização que estão ao alcance do governo, analise as sentenças a seguir:
I- Política Fiscal é a soma de ações e decisões associadas com os gastos, despesas e receitas ajustadas, monitoradas e influenciadas pela economia de um país.
II- Com o controle da moeda na Política Monetária, o governo poderá combater o desemprego e a inflação, mantendo a quantidade de moeda em circulação, equilíbrio da taxas de juros, com o objetivo de controle da liquidez.
III- Com o objetivo de impedir o início de um processo inflacionário, a Política Cambial e Comercial equilibra a taxa de juros que determina os investimentos.
IV- Com a interferência do governo na redistribuição de renda e preços desempenhados pelo mercado, a Política de Rendas equilibra a moeda em circulação para não prejudicar as atividades econômicas do país.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	6.
	A Política Monetária tem a função de monitorar o conjunto de ativos de uma economia, estabilizando os preços de bens e serviços. Para isto, o governo tem ferramentas de curto prazo, entre outras, para controlar a demanda agregada. Sobre a Política Econômica de curto prazo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Emissão de moeda: somente o Banco Central do Brasil tem autorização de emitir papel-moeda. No entanto, há normas e limites para a emissão do papel-moeda, que segue estritas políticas para não ter falta ou excesso de dinheiro em circulação na economia.
(    ) A quantidade adequada de moeda em circulação num determinado país é dada pela quantidade de emprego gerado.
(    ) Depósitos Compulsórios: representam uma parcela dos depósitos à vista que os bancos comerciais devem colocar à disposição do Banco Central.
(    ) Uma das mais eficientes ferramentas no curto prazo para o controle da inflação é taxa básica de juros da economia SELIC. Quando há risco de inflação alta, logo o governo pode baixar a taxa SELIC.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	7.
	Quando falamos de dívida externa, referimo-nos ao montante de débitos de um país captados por meio de empréstimos feitos no exterior. Estes empréstimos são feitos com bancos estrangeiros, governos de outros países ou instituições financeiras internacionais, membros do FMI. Sobre a Economia, tratando-se de dívida externa, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Foi parcialmente quitada com os credores internacionais na primeira década deste século.
	 b)
	Ela é contraída em dólar (US$), e a taxa de juros é estabelecida pelos seus credores internacionais.
	 c)
	Esteve relativamente equilibrada nos anos 80 e 90 do século XX, mas fugiu ao controle das autoridades monetárias ao fim da primeira década do século XXI.
	 d)
	Tem sua taxa de juros fixada pelo Copom (Comitê de Políticas Monetárias) e é contraída em moeda externa.
	8.
	Em casos de necessidade, por parte do governo, em reduzir o índice de inflação, as ações corretas teriam como seu ponto de partida as PolíticasFiscais e Monetárias. Partindo deste referencial, analise as sentenças a seguir:
I- Seria necessário reduzir impostos (política tributária) e aumentar gastos públicos.
II- Seria necessário elevar impostos (política tributária) e reduzir gastos públicos. 
III- Seria necessário elevar impostos (política tributária) e aumentar a taxa de juros.
IV- Seria necessário reduzir a taxa de juros e aumentar a emissão de moeda.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	9.
	Suponha que um determinado país apresente os seguintes dados referentes aos seus gastos públicos:
I- Receita com cobrança de impostos = 1.050 bilhões.
II- Despesas operacionais = 906 bilhões.
III- Despesas com os juros da dívida pública = 153 bilhões.
Com estas informações é possível afirmar que este país possui:
	 a)
	Déficit primário de 144 bilhões e um superávit nominal de 297 bilhões.
	 b)
	Déficit primário de 144 bilhões e um superávit nominal de 9 bilhões.
	 c)
	Superávit primário de 144 bilhões e um déficit nominal de 297 bilhões.
	 d)
	Superávit primário de 144 bilhões e um déficit nominal de 9 bilhões.
	10.
	A política econômica é um conjunto de ações do governo, visando atingir fins econômicos de curto ou longo prazo. As políticas de curto prazo são: Fiscal, Monetária, Cambial, Comercial e de Rendas. Sobre essas políticas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Política Fiscal compreende a Política de Gastos Públicos, visando ao controle dos gastos do governo. Do outro lado, a Política Tributária implica a arrecadação de impostos.
(    ) A Política Monetária serve para o controle da inflação e o desemprego, através da quantidade de dinheiro em circulação.
(    ) A Política Cambial visa estabelecer o valor da moeda nacional em relação às estrangeiras.
(    ) A Política de Rendas visa interferir nos preços e salários praticados no mercado, tendo como objetivo atender aos interesses sociais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	F - F - F - V

Continue navegando