Buscar

Apresentação sobre o Câncer de mama

Prévia do material em texto

INTEGRANTES DO GRUPO.
TRABALHO SOBRE “CÂNCER: UM INIMIGO SILENCIOSO”.
Câncer de mama
O câncer de mama, um câncer que pode ser silencioso e mortal, sendo o 5ª câncer mais mortal dos cânceres em geral
Tratamento
precoce
Com o objetivo de diminuir a mortalidade do câncer de mama o caminho encontrado por vários países do mundo foi à detecção precoce, visto que a curabilidade é inversamente proporcional ao tamanho do tumor (80% de sobrevida em 10 anos para tumores até 1cm sem comprometimento da axila).
Câncer: um assassino silencioso
Existem diversos tipos de cânceres e estágios, alguns mais agressivos que outros, mas um dos mais conhecidos e que afeta mais as mulheres é o câncer mamário Carcinoma Ductal Invasivo. Aqui estão alguns exemplos outros cânceres de mama e suas características principais:
Carcinoma Ductal In Situ
O carcinoma ductal in situ, também conhecido como carcinoma intraductal, é considerado não invasivo ou câncer de mama pré-invasivo. O carcinoma ductal in situ é considerado um pré-câncer, pois em alguns casos pode se tornar um câncer invasivo. 20% dos casos de câncer de mama serão de carcinoma ductal in situ. Praticamente todas as mulheres diagnosticadas neste estágio da doença podem ser curadas, com raras exceções.
Carcinoma Lobular In Situ
No carcinoma lobular in situ as células se parecem com as células cancerosas que crescem nos lobos das glândulas produtoras de leite, mas não se desenvolvem através da parede dos lobos.
Câncer de mama inflamatório
É raro e corresponde a 1 - 3% dos cânceres de mama. Normalmente não existe um único nódulo ou tumor. A paciente se apresenta com vermelhidão e inchaço da pele da mama, aumento da temperatura local, frequentemente sem uma massa ou nódulo palpáveis. As alterações na pele não são causadas pelas células cancerosas que bloqueiam os vasos linfáticos da pele. A mama pode se tornar maior ou mais firme, suave ou provocar coceira. Em estágios iniciais, o câncer de mama inflamatório é muitas vezes confundido com mastite (inflamação da mama) e tratada como uma infecção com antibióticos.
carcinoma lobular invasivo
O Carcinoma Lobular Invasivo se inicia nos ductos de leite (ductos). Corresponde cerca de 10% dos cânceres de mama invasivo. Normalmente é o mais difícil de se notar em uma mamografia do que o Carcinoma Ductal Invasivo. Ele se espalha para outras partes do grupo assim como Carcinoma Ductal Invasivo.
IMAGEM-FANTASIA
Carcinoma ductal invasivo
O Carcinoma Ductal Invasivo é o tipo mais comum de câncer, atingindo cerca de 80% das mulheres que conseguem algum tipo de câncer de mama invasivo. O carcinoma ductal invasivo (ou infiltrante) se inicia em um duto de leite, rompe a parede desse duto e cresce no tecido adiposo da mama. A partir disso, ele consegue se locomer através dos vasos sanguíneos e se espalha para o resto do corpo.
Câncer de paget
Câncer de Paget (doença de Paget) se inicia nos ductos mamários e se espalha para a pele do mamilo. Esse câncer normalmente corresponde a cerca de 1% dos cânceres em geral. O tratamento para esse tipo de câncer é a mastectomia, onde envolve a retirada da mama. A doença de Paget frequentemente causa irritação local, descamação, prurido e vermelhidão. A mulher pode manifestar queimação ou coceira.
Angiosarcoma
Este tipo de câncer raramente atinge a mama, normalmente fica nos vasos sanguíneos e linfáticos. Quando atinge a mama, é por complicações na radioterapia inicial, porém é bem rara e só é exposta depois de 5 a 10 anos após a radioterapia inicial. O angiosarcoma também pode ocorrer nos braços de mulheres que desenvolvem linfedema como resultado da cirurgia dos linfonodos ou da radioterapia mamária. Esses cânceres tendem a crescerem e se espalharem rapidamente. O tratamento é geralmente o mesmo que para os outros tipos de sarcomas.
PREVENÇÃO
O melhor jeito de se ganhar do câncer é sua detecção precoce porque assim tem mais chances de se ganhar dele. Controlar o peso corporal e evitar a obesidade, por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para prevenir o câncer de mama também.

Continue navegando