Buscar

mercado de trabalho

Prévia do material em texto

4
UNIVERSIDADE CEUMA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS 
Nathaly Lucena, Denise Alves, Isabella Sousa, Marcos André, Danyele De Morais, Millena Ventura 
IBRACON (Instituto dos auditores independentes do Brasil)
IMPERATRIZ 
2019
UNIVERSIDADE CEUMA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS 
Nathaly Lucena, Denise Alves, Isabella Sousa, Marcos André, Danyele De Morais, Milena
IBRACON (Instituto dos auditores independentes do Brasil)
Projeto de pesquisa apresentado à disciplina de Mercado de trabalho da Universidade Ceuma como requisito de nota parcial.
Orientador: Aurélio 
IMPERATRIZ 
2019
SUMÁRIO
 1.O que é o IBRACON?....................................................................................... 
2.Quando foi fundado?.........................................................................................
3.Finalidade......................................................................................................... 
4. Objetivos estratégicos........................................................................................
5. Elementos estratégicos ..................................................................................
6. Arcabouço contábil..................................................................................
7.REFERÊNCIAS...................................................................................................
O que é o IBRACON? 
O IBRACON (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil) é uma organização brasileira que se propõe a defensor dos interesses dos auditores e contadores frente aos órgãos públicos no Sul. É responsável também por editar e aprimorar normas éticas e técnicas da profissão de contador e auditor. 
Quando foi fundado? 
O Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil foi constituído em 13 de dezembro de 1971. O Ibracon surgiu da união de dois institutos que congregavam contadores que trabalhavam com auditoria independente: o Instituto dos Contadores Públicos do Brasil (ICPB) e o Instituto Brasileiro de Auditores Independentes (Ibai), que se uniram para a obtenção de uma melhor estrutura e representatividade em benefício da profissão. Assim foi criado o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IAIB).
 
Finalidade 
Eram tempos de mudanças, como os de hoje em dia. O mercado de capitais brasileiro, após rápida e expressiva expansão, havia entrado em colapso, causando sérios problemas à economia da época. O Ibracon esteve presente quando da reorganização do mercado de capitais após a quebra da Bolsa, em 1970. O Instituto foi criado justamente para auxiliar no processo de reconstrução, quando a auditoria independente passou a ser obrigatória para as empresas de capital aberto e o primeiro conjunto de normas sobre demonstrações contábeis foi escrito e adotado por meio da Circular Nº 179 do Banco Central do Brasil. Por trás daquelas novidades estava o então Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IAIB), atualmente Ibracon. Desde 1971, o Ibracon luta em prol do fortalecimento da profissão no Brasil e das estruturas de mercado. Para isso, ao longo dos anos, o Ibracon desenvolveu fortes relacionamentos internacionais, como forma de contribuir com o desenvolvimento da profissão no Brasil.
O Ibracon - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil tem a função de discutir, desenvolver e aprimorar as questões éticas e técnicas da profissão de auditor e de contador e, ao mesmo tempo, atuar como porta-voz dessas categorias diante de organismos públicos e privados e da sociedade em geral.
 
Objetivos estratégicos 
O Ibracon atua em cinco frentes principais: Institucional, Técnica, Relações Institucionais, Desenvolvimento Profissional e Comunicação, tendo como objetivos estratégicos: 
- Construir e manter uma agenda permanente com os órgãos reguladores e entidades de interesse da profissão, nacionais e internacionais, em favor da difusão das melhores práticas de contabilidade e auditoria independente;
- Emitir orientações preventivas e úteis ao desempenho da atividade de auditoria independente por meio de Comunicados Técnicos e Circulares;
- Participar de fóruns nacionais e internacionais, visando manter o auditor independente brasileiro em linha com o contexto mundial da profissão;
- Prover atividades de Educação Profissional Continuada, presenciais e à distância, para apoiar a atualização e o desenvolvimento do profissional da Contabilidade;
- Apoiar o desenvolvimento e fortalecimento do mercado por meio de encontros técnicos dedicados à discussão da atividade em diferentes setores;
- Ser o porta-voz preferencial da atividade da auditoria independente do Brasil, mantendo canais e estratégias de comunicação com diversos stakeholders.
 
Elementos estratégicos 
Elementos estratégicos 
*Missão* - Manter a confiança da sociedade na atividade de auditoria independente e a relevância da atuação profissional, salvaguardando e promovendo os padrões de excelência em contabilidade e auditoria independente.
*Visão* - Órgão representativo dos interesses políticos, profissionais e educacionais dos auditores independentes; Agente participante da regulação da atividade de contabilidade e auditoria independente em convergência com as demais entidades reguladoras; Difusor do papel e responsabilidade dos associados; Referência técnica e educacional em assuntos ligados à auditoria independente e contabilidade; Organização voltada para a proteção do interesse público.
*Valores* - Ética; Independência; Transparência; Coerência e continuidade de propósitos; Trabalho em equipe; Liderança pelo exemplo; Excelência.
Arcabouço contábil 
Foi o Ibracon quem primeiro se ocupou em organizar e estabelecer um arcabouço contábil para o Brasil, ao mesmo tempo em que estabeleceu as primeiras normas de auditoria independente. Isso pode ser confirmado pelo reconhecimento à época das normas emitidas pelo Ibracon pelos reguladores da profissão e do mercado. Também esteve presente na discussão da reforma da Lei das Sociedades por Ações, contribuindo com ideias e sugestões. Ao longo desse trajeto, a visão e opinião foram sempre de contribuir com o desenvolvimento da Contabilidade e da Auditoria Independente no Brasil. As opiniões do Ibracon, ao longo dos anos, foram ouvidas e consideradas e, sem dúvida, contribuíram para a melhoria do ambiente contábil brasileiro. Dessa forma, o Ibracon participou de todos os eventos que envolveram o mercado de atuação dos profissionais que representa, cumprindo um serviço de dedicação à profissão e ao País. O Ibracon é a voz e a face da auditoria independente no Brasil e busca orientar e apoiar seus associados nos assuntos emergentes e relevantes. Agora, no ano de seu Jubileu de Esmeralda, o Ibracon está envolvido no processo de aprimoramento dos diversos níveis de profissionais que atuam em nosso mercado. E continua imbuído de um único propósito, que é o de fortalecer a atividade de auditoria independente e levá-la mais preparada e modernizada para enfrentar os desafios do futuro.
REFERÊNCIAS 
 http://www.ibracon.com.br/ibracon/Portugues/
https://ibracon.myedools.com/pages/sobre-ibracon

Continue navegando