Buscar

relatorio 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE BELO HORIZONTE 
 Curso de Engenharia Civil
Alan Martins Alves
Amanda Novais de Melo
Gleice Cristina Rodrigues da Silva
PRÁTICA 2 – ELETRIZAÇÃO POR INDUÇÃO
Belo Horizonte
2019
�
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE BELO HORIZONTE Curso de Engenharia Civil
Alan Martins Alves
Amanda Novais de Melo
Gleice Cristina Rodrigues da Silva
PRÁTICA 2 – ELETRIZAÇÃO POR INDUÇÃO
Trabalho apresentado à disciplina de Física III 
 Professora: Viviane Vitória Bento Braga
Belo Horizonte
2019
�
INTRODUÇÃO:
	A eletrização por indução consiste em atribuir carga elétrica a um objeto utilizando outro corpo carregado sem que haja contato entre eles. Eletrizar um objeto por indução significa atribuir-lhe carga elétrica utilizando outro corpo eletrizado sem que haja contato entre eles. Esse processo de eletrização baseia-se no conceito da atração e repulsão de cargas elétricas.
 
OBJETIVOS:
	Estudar fenômenos ligados a eletrostática tais como tipos de eletrização e interação entre corpos eletrizados.
MATERIAL:
Bloco de madeira;
Feltro de lã natural;
Lápis com ponta fna;
Canudinho;
Calha de PVC;
Placa de PVC;
Eletroscópio;
Lâmpada de neon.
EXPERIMENTOS:
Eletrização por Indução
A - Encaixe o cabo do eletróforo no furo central do bloco de madeira. Atrite bem a calha de PVC no feltro e aproxime-a do disco metálico do eletróforo, sem tocar nele. Afaste a calha e toque o disco com um dos terminas da lâmpada de neon, segurando-a pelo outro terminal.
�
B - Passe a calha atritada no feltro sobre o disco metálico. (A Calha encostando-se a ele). Toque o disco com o terminal da lâmpada como você fez em A. Se não observar diferença repita o procedimento.
C - Mantenha a calha bem atritada no feltro paralelo à fase do disco metálico, sem tocar nele. Encoste o terminal da lâmpada no disco observando-a. Afaste a lâmpada e depois afaste a régua. A seguir toque novamente o disco com o terminal da lâmpada observando-a. Verifique que você pode repetir muitas vezes este procedimento com a lâmpada sempre piscando nos dois momentos.
D - Coloque a placa de PVC sobre o feltro e com a outra parte dele atrite bem a placa. Coloque sobre ela o disco metálico do eletróforo e toque neste com o dedo. Remova seu dedo e depois a placa de metal, pegando apenas no seu cabo isolante. Toque o disco com o terminal da lâmpada de neon. Repita as operações acima, substituindo o seu dedo por um dos terminais da lâmpada de neon, segurando-a sempre pelo outro terminal.
Faça isso de preferencia em ambiente escurecido.
E - Equilibre o canudinho, dobrado ao meio e atritado, sobre a ponta do lápis, encaixando na base de madeira. Aproxime dele a calha também atritada. Faça o mesmo, usando agora a placa de metal, após carregá-la de cargas elétricas como já foi descrito em D. Observe como o canudinho carregado se comporta com a aproximação destes objetos também carregados eletricamente.
Questões:
1)Como você explica os fatos ocorridos nas situações A,B e C? É possível explicar algum deles a partir da:
a) repulsão eletrostática?
b) transferência de elétrons?
Exemplificando em A
A lâmpada de neon pisca.
O PVC carregado através do atrito, carrega o disco negativamente, por indução, e devido a carga transferida ser em pequena quantidade o e o ar ser um mau-condutor o neon apenas picas.
Exemplificando em B
A lâmpada mantém-se um pequeno período acesa.
O PVC atritado transfere cargas através do contato, às cargas se separam (negativas das positivas) e a face carregada negativamente transfere estas cargas para o neon, que por sua vez recebe estes elétrons.
Exemplificando em C
A lâmpada pisca, pois ocorre a transmissão de cargas do pvc para o disco, e do disco para o neon, uma vez que o campo elétrico é afetado devido ao processo de repulsão estática.
2) Como você explica o aparecimento de carga elétrica no disco, na situação C ? Você acha que ele recebeu elétrons da calha ? Explique.
 O PVC através de um campo elétrico, por indução, separa as cargas facilitando que os elétrons passem para o disco, e a face carregada negativamente interaja com o neon, uma vez que o corpo humano também é um bom condutor.
3)Digamos que um colega seu desse a seguinte explicação para o que se observa em C:
“Quando aproximo a calha carregada do disco do eletróforo, algumas cargas elétricas ( alguns elétrons) deslocam-se sob influencia da carga elétrica presente na calha”.
Caso você concorde com ele apresente então sua explicação bem detalhada. E ilustre a situação com desenhos mostrando o movimento das cargas elétricas. (Considere, a calha carregada eletricamente com carga negativa.)
	O PVC interage com o campo magnético, com as cargas recebidas pelo atrito, e devido ao ar ser um mau-condutor, pouca parte das cargas negativas(elétrons) se deslocam para o disco, e os elétrons separados passam para o neom, considerando também que o corpo humano é um bom condutor destas cargas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando