Buscar

Domínios Climáticos do Mundo prova 1

Prévia do material em texto

1.
	A energia solar é, sem dúvida, uma das mais importantes fontes de energia, se não a mais importante de todas. Tem a função de aquecer a atmosfera, os leitos hídricos (corpos), particularmente nos trópicos, acionando a circulação global desses dois sistemas planetários. A composição da atmosfera tem fundamental importância no aquecimento da superfície da Terra. Os gases residuais, tais como dióxido de carbono, metano e vapor d'água, mais a presença de nuvens, aerossóis e de material particulado, têm a função de absorver parte da radiação infravermelha das ondas longas, para manter a Terra aquecida. Sem esse efeito de aquecimento, a temperatura na superfície da Terra seria bem mais fria do que é atualmente, ou seja, a temperatura média do planeta seria 18 ºC negativos, ao invés dos 14,5 ºC positivos. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A atmosfera tem um papel fundamental na preservação da vida no planeta. A destruição da atmosfera será o fim da vida. 
(    ) Percebemos ao longo dos anos importantes mudanças no planeta, especialmente no que se refere às temperaturas médias, oscilando muito mesmo em regiões mais frias (polos). Isso pode comprometer os sistemas planetários e causar alterações ainda maiores.
(    ) Há por parte da mídia muitos exageros, principalmente quanto às mudanças climáticas. Esse fato deve-se muito ao apelo social por mudanças no uso dos recursos naturais e por parte dos ecologistas que têm de fato uma preocupação real com a manutenção da vida no planeta.
(    ) As questões relacionadas a mudanças de temperaturas não apresentam mudanças significativas ao longo dos anos. As alterações na superfície não influenciam no aumento ou diminuição das temperaturas, a radiação emitida, a absorção e a retenção das ondas são as mesmas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	2.
	As massas de ar apresentam algumas características que a definem. Ao encontro de duas massas de ar damos o nome de frente. Para sua formação, as frentes dependem de vários fatores: mudanças de temperatura, direção dos ventos, de pressão e umidade atmosférica. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Frente fria forma-se quando o ar frio substitui o ar quente, trazendo frio para a região.
(    ) Frente quente forma-se quando o ar quente substitui o ar frio, fazendo a temperatura subir na região.
(    ) Frente em dissipação ocorre quando há um equilíbrio entre a massa de ar frio e a de ar quente. 
(    ) Frente estacionária ocorre quando uma das duas massas se afasta.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	3.
	A passagem de uma massa de ar sob uma região modifica as condições de tempo. No período de inverno é comum a Região Sul ser atingida por massas de ar frio, que provocam queda nas temperaturas e mudanças na direção e intensidade do vento. Com base no exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Massa de ar Polar Continental (mPc).
II- Massa de ar Tropical Continental (mTc).
III- Massas de ar marítimas.
(    ) Apresenta temperaturas baixas e também baixa umidade. Sua passagem traz queda nas temperaturas, deixa o céu claro e o ar seco, pode provocar geada em regiões sujeitas a esse fenômeno climático. 
(    ) São massas de ar que se formam sob os oceanos; em sua maioria, são úmidas. 
(    ) Sua característica é definida por altas temperaturas e baixa umidade do ar. No Hemisfério Sul, essa massa se forma na região do Chaco Argentino. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - II - I.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	I - III - II.
	 d)
	II - III - I.
	4.
	Em escala mundial, as correntes de ventos carregam elementos importantes, como a umidade dos oceanos. Essa umidade mantém a dinâmica da superfície. Os ventos também têm função de dissipar o calor proveniente de outras áreas tropicais. Essa dispersão permite o aquecimento de regiões mais frias distantes da costa. Esses fenômenos são necessários para manter o equilíbrio do planeta. Sobre o tipo de circulação, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O fenômeno dinâmico que ocorre na troposfera entre as áreas de alta pressão e baixa pressão é denominado de circulação atmosférica global, com jatos mais elevados.
	 b)
	Os movimentos de descendência do ar na atmosfera permitem e criam padrões circulatórios denominados células.
	 c)
	As correntes de ventos principais criam células de ar na superfície terrestre. Três são os ventos mais relevantes: polares de leste, os alísios e os de oeste.
	 d)
	Os ventos de oeste deslocam-se dos polos em direção aos trópicos, soprando no sentido contrário aos ventos alísios, equilibrando as temperaturas.
	5.
	O ar se desloca de um centro de alta pressão para um centro de baixa pressão. Esse movimento origina o vento. Além dos ventos superficiais, existem também os jet streams, ou corrente de jato, que são ventos que ocorrem a centenas de quilômetros de altura, no sentido horizontal. Sobre essa temática, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Ventos alísios ou de Leste.
II- Ventos de Oeste.
III- Jet streams.
(    ) Estão divididos em Subtropical e Polar, ocorrem tanto no Hemisfério Norte como no Sul. 
(    ) Ocorrem próximo ao Equador, em baixas latitudes. No Hemisfério Sul eles sopram de Sudeste para Noroeste.
(    ) Ocorrem em latitudes médias, entre 30° a 60° de latitude Norte ou Sul. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - II.
	 b)
	II - I - III.
	 c)
	I - II - III.
	 d)
	III - II - I.
	6.
	As massas de ar constituem o principal elemento determinante dos climas brasileiros porque podem mudar bruscamente o tempo nas áreas onde atuam. O Brasil sofre influência de praticamente todas as massas que atuam na América do Sul, menos as que têm origem no Pacífico, devido à barreira geográfica imposta pela Cordilheira dos Andes. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Uma das razões é o Brasil ter 92% do seu território na zona tropical, no Hemisfério Sul, onde as massas liquidas (oceanos e mares) ocupam maior espaço que as massas sólidas.
(    ) As massas de maior influência sobre o território brasileiro são as massas de ar quente e úmido. 
(    ) Massa Polar Atlântica - MPA - origina-se ao sul da Argentina. Tem o ar frio e úmido e como principal característica atua no inverno.
(    ) A Massa Tropical Atlântica - MTA -, composta por ar quente e úmido, forma os ventos alísios de sudeste e atua na faixa litorânea brasileira do Sul ao Nordeste.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - V - V.
	 d)
	F - F - F - V.
	7.
	A construção cada vez maior de áreas habitacionais urbanas com utilização de materiais sólidos, metais e outros tem alterado fortemente a relação ambiental natural, principalmente no tocante às mudanças de absorção da radiação solar e reflexão. Com o grande aumento das áreas urbanizadas na superfície terrestre são notadamente grandes as alterações no quadro natural dos sítios urbanos, principalmente a sensação térmica de algumas regiões. Essas alterações provocam mudanças no cenário ambiental e socioambiental. As barreiras físicas impedem a circulação dos ventos, isso permite que uma mesma massa permaneça por mais tempo. Para compreender melhor, verifique a ilustração a seguir. Uma alteração importante se deu exatamente no tocante à temperatura (estufa). Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A impermeabilização do solo promove um melhor escoamento das águas superficiais e contribuicom a qualidade ambiental urbana, ajudando a evitar oscilações de temperaturas.
(    ) A utilização de concreto em construções de grande porte é fundamental, pois permite organizar a cidade com um bom planejamento urbano e sem impactar sobre o meio ambiente. 
(    ) As alterações nos albedos superficiais, como telhados, asfaltos, permite maior fluidez e dissipação de energias principalmente, pois são superfícies ecológicas com excelente capacidade de reflexão da radiação solar.
(    ) As construções são modificações que interferem na qualidade e no teor da umidade do ar, os prédios/as obras são barreiras que impedem a circulação dos ventos para diminuir a sensação de estufa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://www.geografiaparatodos.com.br/capitulo_7_dinamica_climatica_files/image006.gif>. Acesso em: 27 set. 2016.
	
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - V - V - V.
	8.
	Aristóteles foi o primeiro estudioso a relacionar os ventos globais ao calor emitido pelo Sol. Contudo, para melhor compreendermos a circulação geral atmosférica, devemos compreender o balanço de energia que origina o movimento do ar. Analise as sentenças a seguir:
I- O planeta recebe energia emitida pelo Sol, porém a variação de energia recebida vai depender da latitude.
II- As regiões polares e temperadas recebem menos energia que as regiões tropicais.
III- Uma porção da radiação que atinge a superfície da Terra é absorvida e uma parte é refletida.
IV- De acordo com a inclinação do eixo da Terra, as regiões polares recebem radiação solar somente três meses no ano e não emitem radiação.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	9.
	A atmosfera se divide em camadas de acordo com a variação da temperatura do ar e altitude. Entre essas camadas existem outras camadas de transição. As camadas de transição são denominadas: tropopausa, mesopausa e estratopausa. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a característica principal das camadas de transição:
	 a)
	Isotermia, ou seja, possuem baixa oscilação na temperatura.
	 b)
	Possuem baixa oscilação do vento, ficando em torno de 10 km/h.
	 c)
	A temperatura varia conforme a altitude.
	 d)
	A temperatura muda conforme a velocidade do vento.
	10.
	"A Terra é azul" foi a reação de Yuri Gagarin, o primeiro a vê-la do espaço, em 1961. E John Glenn, no ano seguinte: "Impressiona-me ver como é diminuta a espessura da nossa atmosfera, que sustenta toda a vida na Terra. Se nós a degradarmos, será irreparável. Infelizmente, os riscos de que isso venha a acontecer já se agravaram tanto que requerem ação imediata, em escala mundial". Sobre o contexto relatado pelos autores, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A população do planeta praticamente duplicou em 50 anos, e os recursos da Terra estão sendo consumidos acima da taxa viável de reposição. Paralelamente, observa-se uma expressiva poluição atmosférica.
(    ) O aumento da temperatura do ar atmosférico na baixa troposfera acarretará a elevação de vapor d'água presente na atmosfera, afetando assim o ciclo hidrológico.
(    ) A atmosfera, ao longo da história do planeta, modificou-se como uma reação à vida vegetal e atualmente se transforma em decorrência de atividades antrópicas.
(    ) O céu é azul em um dia em que há um anticiclone sobre uma dada região, porque as pequenas partículas atmosféricas dispersam mais os curtos comprimentos de ondas azuis.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: NUSSENZVIEG, H. Moysés. O Futuro da Terra. Rio de Janeiro: FGV, 2011. Disponível em: <http://www.geografiaparatodos.com.br/index.php>. Acesso em: 2 ago. 2016.
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - F.

Continue navegando