Buscar

Princípios Contábeis e Variações Patrimoniais

Prévia do material em texto

1.
	No momento de reconhecer a receita e confrontar a despesa, aplica-se o princípio da realização da receita e da confrontação da despesa, conforme geralmente aceito, é o ponto em que produtos ou serviços são transferidos ao cliente. Identificando o momento em que os contadores devem aplicar o princípio contábil e as regras fiscais, analise as sentenças a seguir:
I- Quando da transferência, pois caracteriza o momento do maior esforço para ter a receita.
II- Somente devemos aplicar este princípio quando do fechamento do Balanço Patrimonial.
III- O ideal sempre é o ponto de transferência, porque trabalha com um valor objetivo de mercado para a operação.
IV- O custo de produção do produto ou serviço vendido e outras despesas diretamente associáveis acontecem no ponto de transferência.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	2.
	A empresa XTZ não contabilizou despesas com energia elétrica e telefone referentes a dezembro de 2010, pois até o momento não recebeu os boletos para pagamento. Com base em meses anteriores, estima-se que os valores das duas contas totalizam R$ 1.500,00. Nesse momento incorre uma variação patrimonial, que deve ser contabilizada no momento em que acontece. Neste caso a contabilização é feita como:
	 a)
	Provisão (estimativa).
	 b)
	Custos (demonstração de resultado).
	 c)
	Perdas (demonstração de resultado).
	 d)
	Receita (demonstração de resultado).
	3.
	Um contador foi analisar as informações contábeis de um futuro cliente, para saber como estavam os registros. Com isso, ele percebeu que, nos lançamentos de despesas com energia elétrica, constavam os gastos da propriedade particular de um dos sócios, assim como também observou que havia registros de retiradas de caixa para uso particular dos sócios. Diante disso, este profissional percebeu que esta situação estava prevista nos princípios fundamentais de contabilidade. Com relação aos princípios, analise as seguintes afirmativas:
I- O princípio da continuidade prevê que as receitas e as despesas devam ser contabilizadas conforme a data da ocorrência.
II- O princípio da entidade considera que a contabilidade deve separar bens, direitos e obrigações da empresa dos bens, direitos e obrigações dos sócios.
III- O princípio da prudência atua com o pressuposto de que a empresa não será extinta, portanto terá prudência.
Agora assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	4.
	A convenção da Materialidade pode ser observada de formas diferentes pelo contador, responsável pela escrituração contábil e auditor, responsável pela verificação técnica das demonstrações contábeis, ou pelo usuário da contabilidade. Sobre a convenção da materialidade, analise as afirmativas a seguir:
I- Para os profissionais da área contábil, no caso o contador e o auditor, a materialidade-termo empregado pelo auditor e a relevância-termo empregado pelo contador referem-se a diferentes assuntos.
II- Para o profissional da contabilidade, a materialidade tem relação direta com a questão do custo-benefício, no que diz respeito à apuração e à elaboração da informação contábil para o usuário.
III- O usuário da informação contábil faz uma avaliação diferente com relação à materialidade. Para ele toda e qualquer informação contábil é relevante.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 d)
	Somente a afirmativa I está correta.
	5.
	O patrimônio de uma entidade não poderá ser entendido como o patrimônio de seus sócios ou proprietários. Sabemos que o objeto de estudo da contabilidade e sua autonomia estão ligados à propriedade. Estas entidades poderão ser pessoa física ou qualquer tipo de sociedade, instituição ou mesmo conjunto de pessoas. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Cisão poderá ser entendida como a separação de uma empresa, em pelo menos outras três.
(    ) O Princípio da Entidade referencia as agregações e somas de patrimônios de entidades diferentes, sem ser uma nova entidade.
(    ) O ponto central do Princípio da Entidade é a autonomia patrimonial, e independe dos demais Patrimônios existentes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	F - V - V.
	 c)
	V - V - V.
	 d)
	F - F - V.
	6.
	O Princípio do Registro pelo Valor Original traz as possibilidades de alterações nos valores inicialmente contabilizados, quando da entrada de um componente do patrimônio. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Custo corrente.
II- Valor realizável.
III- Valor presente.
(    ) Os ativos são mantidos pelo valor presente, descontado do fluxo futuro de entrada líquida de caixa.
(    ) A contabilização de um ativo é realizada pelo seu valor de mercado, de entrada.
(    ) Os ativos são mantidos pelos valores em caixa ou equivalentes em caixa, os quais poderiam ser obtidos pela venda em uma forma ordenada.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - III.
	 b)
	III - I - II.
	 c)
	II - III - I.
	 d)
	I - II - III.
	7.
	O postulado da Entidade se refere às atividades econômicas exercidas pela entidade contábil. É a base de toda a teoria da contabilidade. Qual é a única definição que está clara no postulado contábil com relação à entidade contábil?
	 a)
	Na classificação e avaliação das mutações patrimoniais, quantitativas e qualitativas, deverão ser consideradas.
	 b)
	As receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período pela competência.
	 c)
	Contabilmente o que é da entidade deve ser lançado separadamente, com o que é dos sócios.
	 d)
	A adoção do menor valor para os componentes do Ativo e do maior para os do Passivo.
	8.
	Os princípios fundamentais de contabilidade nos guiam entre todos os tipos de situações e relações existentes entre as entidades. Acerca dos princípios fundamentais de contabilidade, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os bens patrimoniais destinados à venda devem ser avaliados com base nos valores de saída.
	 b)
	O reconhecimento simultâneo das receitas e despesas correlatas é uma decorrência do princípio da oportunidade.
	 c)
	A extinção de um passivo constitui uma receita realizada quando se contrapõe ao desaparecimento de um ativo do mesmo valor.
	 d)
	De acordo com o princípio da atualização monetária, os valores patrimoniais devem ser ajustados para mais ou para menos.
	9.
	Dentre as convenções, a Objetividade é comentada por alguns autores e, segundo Hendriksen, pode significar mensurações impessoais ou que existem fora da mente da pessoa que as está realizando. Sobre a convenção da Objetividade, analise as seguintes sentenças:
I- Para a Contabilidade, independentemente das diferentes discussões sobre esta convenção, o que mais vale é o atendimento ao usuário da contabilidade, com qualidade da informação.
II- A neutralidade não é relevante para a convenção da objetividade, pois não se apresenta ligada à ética profissional e nem ao objetivo da contabilidade.
III- Esta convenção relata que nenhum registro contábil poderá ser feito sem a referência de uma documentação formal ou tipo de evidência que suporte o registro e sua avaliação.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.10.
	A ciência contábil é estruturada segundo os princípios fundamentais da contabilidade. O princípio pode referir-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas. Sobre esse princípio específico, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Oportunidade.
	 b)
	Continuidade.
	 c)
	Exclusividade.
	 d)
	Prudência.

Continue navegando