Buscar

atividade 1 economia

Prévia do material em texto

Famílias e empresas são agentes econômicos. O fluxo real e o monetário fazem com que haja uma interação entres estes agentes. As famílias são detentoras dos fatores de produção e os fornecem às unidades de produção no mercado dos fatores de produção. Já as empresas, através dos fatores de produção, produzem bens e serviços e os fornecem as famílias através do mercado de bens e serviços.
 O fluxo real e o monetário permitem que haja uma interação entre as famílias e as empresas, estando ao lado do fluxo real o emprego dos recursos e suprimento dos bens e serviços necessários. Desta forma, pode-se dizer que o fluxo real é tudo aquilo que as famílias oferecem às empresas para que estas possam existir, exemplo: mão de obra, trabalho, recursos naturais, bem como o que as empresas oferecem às famílias aquilo que elas necessitam para se manterem, exemplo: produtos industrializados (bens duráveis e não duráveis), empregos, etc. 
 Com o ajuda do dinheiro, as empresas pagam às famílias pelo serviço e mão de obra realizada e, por sua vez, as famílias, também com o auxilio do dinheiro, pagam às empresas pelos bens e serviços adquiridos, o que configura o fluxo monetário. 
 Ao lado do fluxo real estão o emprego dos recursos e o suprimento de bens e serviços necessários. Do lado monetário se dá a remuneração dos fatores de produção e o pagamento dos bens e serviços adquiridos.

Continue navegando