Buscar

medicamentos power point

Prévia do material em texto

Morfina: No caso do sr. G.M.L, a morfina que é um analgésico entorpecente foi usada para aliviar a dor torácica que já estava presente a quatro horas com irradiação para membro superior esquerdo e mandíbula, ja que o mesmo é um medicamento usado para dor moderada a grave, dor associada com infarto do miocárdio, entre outras. 
Cuidados de Enfermagem: 1- A medicação deve ser administrada exatamente como foi recomendada.
2- Informar ao paciente o objetivo da medicação e sua possível dependência. 
3- Informar ao paciente as contraindicações e reações adversas do medicamento. 
4- Recomendar ao paciente o consumo de alimentos que contenham fibras para diminuir a constipação. 
5- Monitorar a função renal.
Nitroglicerina endovenosa: Foi utilizada no caso do sr. G.M.L, por ser um vasodilatador coronário que tem como uma de suas funções baixar a pressão arterial, devido a estar com quadro de hipertensão, PA 190X110 mmHg, com objetivo de baixa-la até que se obtenha a pressão arterial desejada e no seu caso para hipertensão (pré-operatória), como ele foi encaminhado posteriormente para procedimentos. 
Cuidados de Enfermagem: Todos da morfina agregando; 
1- Recomendar o paciente para que mude de posição lentamente para minimizar a hipotensão postural, durante a terapia. 
2- Orientar ao paciente que evite uso que qualquer outra droga ou medicação, sem o conhecimento do médico. 
Acido acetil salicílico, 300 mg: É analgésico, antiagregante plaquetário, anti-inflamatório não esteróide [AINE], antitérmico e antirreumático. No caso do sr. G.M.L foi utilizado também como terapia antiagregante plaquetária, para evitar a activação e agregação das plaquetas, que tem como objetivo prevenir trombose em pacientes de risco. Serve também para evitar ou reduzir o risco de infarto agudo do miocárdio, prevenir o AVC e angina de peito. 
Cuidados de Enfermagem:
1-A medicação inibi a agregação plaquetária, portanto o seu uso deve ser suspenso 5-7 dias antes da realização de cirurgias eletivas. 
2-Recomendar ao paciente a manutenção de uma boa ingesta hídrica, que use escovas de dente macias e barbeador elétrico, evite a pratica de esportes e que seja especialmente cuidadoso para evitar quedas, para prevenir sangramentos durante a terapia. 
3-Comunicar que pode ocorrer zumbidos devido ao aumento das concentrações plasmáticas. 
4-Durante terapias prolongadas, monitorar: hematócrito; hemoglobina; Tp; função renal; sinais de petéquias ou de sangramentos gengivais ou GI. 
Betabloqueador (tartarato de metoprolol IV) 5mg: 
É antianginoso, antiarrítmico, hipotensor arterial, antienxaqueca [bloqueador beta]. No caso do sr. G.M.L foi utilizado para redução da pressão arterial, da morbidade e do risco de mortalidade de origem cardiovascular e coronária, incluindo morte súbita. Serve também para Tratamento de manutenção após infarto do miocárdio entre outros. 
Cuidados de Enfermagem: 
1-Instruir o paciente para tomar o medicamento conforme recomendado e não interromper o tratamento sem o conhecimento do médico.
2-Informar ao paciente o objetivo da medicação, para facilitar a compreensão de seu diagnóstico e também a sua colaboração no tratamento.
3-Estimular a mudança de hábitos caso seja tabagista, etilista, esteja acima do peso. Orientar para uma dieta alimentar adequada (hipossódica), conforme prescrito pelo nutricionista. 
4-Informar ao paciente as reações adversas mais frequentes relacionadas ao uso da medicação.
5-Verificar regularmente a PA e se observar qualquer alteração significativa, comunicar o médico imediatamente .

Continue navegando