Buscar

Estudo Dirigido Bamol

Prévia do material em texto

CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO 
DISCIPLINA: BASES MOLECULARES DA VIDA II – BAMOL II TURMA: A 
PROFESSOR: RENAN F. LOUREIRO 
ATIVIDADE: Estudo Dirigido II
DATA: 19/06/2019
ESTUDANTES: Eloísa Virgínio, Helena Mello, Letícia Araújo, Letícia da Rosa e Pollyanna Duarte
Escreva o que se entende por imunidade corporal, estabelecendo a diferença entre o que chamamos imunidade inata e imunidade adquirida.
 Imunidade corporal é o conjunto de mecanismos que defendem o nosso corpo de agentes infecciosos invasores como vírus, bactérias, fungos, protozoários, ou até mesmo vermes. Pode ser dividida em: 
 Imunidade inata: conjunto de formas de imunidade que nasce com o indivíduo, sem a necessidade de introdução de substâncias ou estruturas exteriores ao organismo. 
 Imunidade adquirida: se inicia quando o sistema imunológico de um indivíduo encontra invasores estranhos e reconhece substâncias não próprias (antígenos). Então aprendem a melhor maneira de atacar o antígeno e desenvolvem uma memória para ele. 
Em linhas gerais, defina os processos de imunidade passiva e ativa, relacionando pelo menos um exemplo de cada um desses mecanismos.
 A imunidade passiva é obtida pela transferência ao indivíduo de anticorpos produzidos por um animal ou outro ser humano. Existe a imunidade passiva natural e artificial. A natural ocorre pela passagem de anticorpos da mãe para o feto através da placenta e do leite. A artificial pode ser adquirida pela injeção com gamaglobulinas de outros indivíduos ou de um animal imunizado em situações de infecções e envenenamento por exemplo.
 A imunidade ativa ocorre quando o próprio sistema imune do indivíduo, ao entrar em contato com uma substância estranha ao organismo, responde produzindo anticorpos e células imunes. Essa imunidade pode ser adquirida através de vacinação ou contraindo doença infecciosa.
Explique de forma resumida o importante processo de antigenicidade, ressaltando sua função no organismo.
 Antigenicidade é a capacidade que o sistema imune tem de formação de anticorpos como reação à presença de substâncias estranhas (antígenos) no organismo.
O que se entende por ‘antígeno’ e ‘anticorpo’ e qual sua relação no processo imunitário corporal?
 Antígeno pode ser definido como qualquer substância estranha ao organismo que pode ser especificamente ligada a uma molécula de anticorpo. 
 Anticorpos são proteínas que atuam defendendo nosso corpo contra microrganismos e substâncias estranhas (antígenos), ligando-se a um determinado e causando sua inativação ou destruição. 
Com relação ao diferentes antígenos e anticorpos presentes no ‘Sistema AB0’ do sangue, explique o que são aglutininas e aglutinogênios, e como são distribuídos entre os diferentes grupos sanguíneos.
 As aglutininas são proteínas encontradas no plasma sanguíneo. Funcionam como anticorpo que pode provocar a aglutinação de células quando identificadas como antígeno. 
 O aglutinogênio é uma substância antigênica (antígeno) que estimula a formação de uma aglutinina específica. 
 São distribuídos entre os diferentes tipos sanguíneos da seguinte forma: 
Sangue tipo A – Aglutinogênio (Antígeno A) e Aglutinina (Anti B)
Sangue tipo B – Aglutinogênio (Antígeno B) e Aglutinina (Anti A)
Sangue tipo AB – Aglutinogênio (Antígenos A e B) e Aglutinina não existe
Sangue tipo O - Aglutinogênio não existe e Aglutinina (Anti A e Anti B)
De forma resumida, escreva sobre mecanismos ditos de “defesa inespecífica” corporal, identificando de acordo com o caso, os tipos celulares envolvidos e suas funções.
 A imunidade inespecífica é a que o ser humano possui ao nascer. Tem esse nome pela forma como age, pois se manifesta de maneira igual contra diferentes agressores do organismo. Esses mecanismos são os primeiros sistemas de defesa utilizados diante de uma invasão. 
 As células de defesa inespecífica são chamadas de células granulócitas, sendo elas:
Macrófagos: células de migração lenta dispersas pelos tecidos do corpo. Se caracterizam pela neutralização, fagocitose e destruição de antígenos.
Neutrófilos: células mais utilizadas para o combate de microrganismos em infecções localizadas.
Eosinófilos: atuam em processos alergênicos, inclusive no combate a parasitoses.
Basófilos: atuam em processos alergênicos em geral mediando a secreção de histamina ou heparina em muitos casos.
Da mesma forma que na questão anterior (questão 6), escreva sobre os mecanismos “específicos” de defesa corporal, identificando os tipos celulares e suas funções quando necessário.
 A imunidade específica é aquela que produz anticorpos em uma resposta específica a antígenos. Esse tipo de mecanismo não atua imediatamente, ou seja, existe um tempo para que a resposta imunitária seja desencadeada após a invasão do antígeno. A capacidade de responder a esse antígeno fica na memória do sistema imunitário, o que favorece uma ação mais rápida do organismo diante de outra infecção. 
 As células de defesa específica são chamadas de células agranulócitas, sendo elas:
Linfócitos B: células responsáveis pelo “start” dos processos humorais de defesa. Se transformam em plasmócitos no momento em que produzirão anticorpos.
Linfócitos T: responsáveis pelas funções de combate e auxílio dos processos de antigenicidade e formação dos anticorpos.
Linfócitos TCD8: célula que reconhece e combate os antígenos em infecções sistêmicas. Também chamadas de células assassinas (killer cell).
Linfócitos TCD4: células auxiliares que sustentam todo o sistema imunológico específico. Também conhecidas como “helper cell”.

Continue navegando