Buscar

APS Antropologia 2 SAVIO

Prévia do material em texto

Sávio
2ª Atividade Prática Supervisionada – APS de Antropologia 
Professor: Fabrício Emerick Soares
Carga-horária integralizada: 03 horas
Data da entrega: 29/06/2018
Valor: 05 pontos
Questão Única: Tendo como base o livro: Cultura: um conceito antropológico de Roque de Barros Laraia, disserte (fale sobre) sobre o conceito de Cultura para o referido autor. (mínimo de 12 linhas e máximo de 20 linhas).
É notório que o campo da antropologia é muito vasto, estudar esse campo seria de certa forma impossível, pois, nenhum ser humano teria a capacidade de viver o bastante para absorvê-lo completamente, por isso, até mesmo no livro é citado os vários campos de subdivisões e aspectos antropológicos no que se refere também nesse sentido, a cultura. A obra aborda as correntes biológicas e geográficas como determinantes da cultura de um povo, e também nos mostra através de estudos empíricos e análises históricas, que a cultura pode se desenvolver das mais diversas e essencialmente semelhantes formas possíveis em qualquer lugar do mundo, sejam eles próximos ou não.
A cultura é então vista como algo natural ao ser humano, tendo como base as diferentes interações humanas, então, é notório que o mesmo é um ser social. Não existe ser humano sem cultura, e todos eles são capazes de aprender toda e qualquer cultura, não importa questões de raça ou origem; a cultura é tida como diretriz e formadora da visão de mundo de um ser, sem ela o mesmo adoece, morre, como quando acometido de uma doença ou quando um órgão vital para de funcionar adequadamente; e é através dela que muitas vezes se curam e em nome dela que vivem, que se organizam e que buscam. Não existe cultura superior à outra, nem mais desenvolvida, nem mais lógica, nem mais racional; todas elas possuem seus princípios válidos para seus respectivos indivíduos, sendo assim, todas as culturas têm o mesmo valor e isso independe de semelhança.
Através da cultura o homem é capaz de carregar os hábitos ancestrais, sem precisarem de modificar-se somaticamente para resistirem às mudanças ecológicas. E por mais diversos que as culturas possam ser, toda acabam possuindo regras essencialmente semelhantes, que podem ser estudadas e um pouco mais compreendida por nós, em uma tentativa de conviver pacifica e harmoniosamente e até mesmo acabar com os estereótipos nesse aspecto. 
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 19 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006..

Continue navegando