Buscar

Perguntas Revisao de fruticultura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

• DESCREVA A CLASSIFICAÇÃO DAS FRUTEIRAS QUANTO AO CLIMA E ENUMERE AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS QUE AS DIFEREM ENTRE SI.
a) Frutíferas de clima temperado - as principais características apresentadas por essas plantas são:
- Hábito caducifólio;
- Um único surto de crescimento;
- Necessidade de frio com temperaturas ≤ 7,2°C, para superação do estádio de repouso vegetativo;
- Maior resistência às baixas temperaturas;
- Necessidade de temperatura média anual entre 5 e 15°C para crescimento e desenvolvimento.
As principais plantas frutíferas de clima temperado são pessegueiro, macieira, pereira, videira, ameixeira, marmeleiro, quivi, cerejeira, nogueira-pecan, entre outras.
b) Frutíferas de clima subtropical - as principais características apresentadas por essas plantas são:
- Nem sempre apresentam hábito caducifólio;
- Mais de um surto de crescimento;
- Menor resistência a baixas temperaturas;
- Pouca necessidade de frio no período de inverno;
- Necessidade de temperatura média anual de 15 a 22°C.
As principais frutíferas de clima subtropical são as plantas cítricas, abacateiro, caqui, jabuticaba, nespereira, entre outras.
c) Frutíferas de clima tropical - as principais características apresentadas por essas plantas são:
- Podem apresentar mais do que um surto de crescimento;
- Apresentam folhas persistentes;
- Não toleram temperaturas baixas;
- Necessidade de temperatura média anual entre 22 e 30°C.
As principais frutíferas de clima tropical são bananeira, cajueiro, abacaxizeiro, mamoeiro, mangueira, maracujazeiro, coqueiro da Bahia, entre outras.
QUAL A IMPORTÂNCIA DE SABER AS EXIGÊNCIAS CLIMÁTICAS DE DETERMINADA ESPÉCIE ANTES DE INICIAR UM PROJETO DE PRODUÇÃO DE FRUTICULTURA?
Como as diversas espécies e variedades frutíferas têm diferentes exigências climáticas, é importante que o agricultor, antes de implantar o pomar, consulte um técnico da área, para adequar as espécies a serem plantadas ao clima da região.
O clima tem grande importância na fruticultura, pois determina as espécies frutíferas a serem plantadas. Algumas espécies necessitam de clima tropical (quente), outras de clima subtropical (meio quente) e existem aquelas que se adaptam melhor ao clima temperado (frio).
QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE O PROCESSO DE PROPAGAÇÃO POR ESTAQUIA E POR ALPORQUIA?
A alporquia é uma técnica de multiplicação vegetativa de plantas, utilizada em algumas espécies de plantas com as quais a estaquia não funciona bem. Na alporquia a técnica consiste em enraizar um ramo quando ele ainda está preso a planta. Após a etapa do enraizamento ele é retirado da planta dando origem a uma nova planta.
Estaquia é uma forma mais prática e rápida de multiplicação de uma planta. A estaquia, é um meio de reprodução assexuada (propagação vegetativa), muito utilizada nas produções de mudas de plantas, principalmente as ornamentais e frutíferas. O método consiste no plantio de um ramo ou folha da planta, desenvolvendo-se uma nova planta a partir do enraizamento das mesmas.
QUAIS AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE ENXERTIA POR BORBULHIA E A ENXERTIA POR GARFAGEM?
-BORBULHIA 
A borbulhia é o processo que consiste na justaposição de uma única gema sobre um porta- enxerto enraizado, ( SIMÃO, 1998). A época de enxertia para esse tipo de multiplicação, é de primavera- verão, quando os vegetais se encontram em plena atividade vegetativa.
Os principais tipos de enxerto em bobulhia podem ser: T normal; T invertido; Janela aberta; d) Janela fechada e em anel.
- GARFAGEM
A garfagem é o processo que consiste em soldar um pedaço de ramo destacado (garfo) sobre outro vegetal (cavalo), de maneira a permitir seu desenvolvimento. A garfagem difere da borbulhia, por possuir normalmente mais de uma gema.
A época normal para garfagem, para plantas de folhas caducas, se dá no período de repouso vegetativo (inverno), e nas folhas persistentes, dependendo da espécie, na primavera, no verão ou no outono.
Os principais tipos de garfagem são os seguintes: meia-fenda cheia; meia- fenda esvaziada; fenda incrustada; fenda completa; dupla garfagem; inglês simples e inglês complicado.
QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DE SE PROPAGAR A FRUTEIRA LICHIA (LITCHI CHINENSIS) ATRAVÉS DE SEMENTES?
Este processo, geralmente, não é utilizado, uma vez que plantas de pés-francos são geneticamente desuniformes, apresentam um longo período juvenil (demoram 10 anos ou mais para começarem a produzir), além de alternância de produção e frutos de baixa qualidade. Entretanto, novas cultivares podem ser obtidas através de seleção de pés-francos que tenham características interessantes.
Multiplicação
A reprodução assexuada pode ser feita por estaquia, mergulhia, alporquia, enxertia, divisão de touceira ou, ainda, por rizomas, tubérculos e bulbos (caules subterrâneos). 
A melhor época para a multiplicação é a primavera, que é o período em que as plantas aumentam o seu enraizamento e começam a brotar.

Continue navegando