Buscar

TABACO (RESUMO)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TABACO
Tabaco é um produto agrícola processado a partir das folhas de plantas do género Nicotiana. É consumido como uma droga recreativa sob a forma de cigarro, charuto, cachimbo, rapé, narguilé, charro ou fumo mascado. A planta do tabaco cresce bem em solos leves e arenosos, onde a água escoa bem e há uma boa aeração. Originária dos Andes, a planta do tabaco se espalhou por toda a América com as migrações dos povos ameríndios. Já utilizada pelos povos indígenas do Brasil desde antes da chegada dos europeus, com o início da colonização portuguesa a planta começou a ser cultivada pelos colonos portugueses, tanto para consumo próprio quanto para comercialização. 
O tabagismo é a dependência psicológica e física do tabaco. É o fator causal de quase 50 diferentes doenças incapacitantes e fatais, dentre elas: Infarto do Miocárdio, Câncer no pulmão e Derrame cerebral. Mata cinco milhões de pessoas/ano no mundo, só no Brasil são 200 mil mortes/ano. Mesmo as pessoas que não fumam correm sérios riscos. O tabagismo passivo (situação em que uma pessoa não fumante, está em contato com a fumaça do cigarro) é a 3ª causa de morte evitável no mundo. 
ETAPAS PARA A PRODUÇÃO DO CIGARRO
CRESCIMENTO DO TABACO: Cultivado inicialmente em canteiros ao ar livre. Após 8-10 semanas, quando as mudas têm por volta de 25 cm de altura, elas são transplantadas para um campo. Após isso, as plantas ficam um período de 90-120 dias no campo antes de serem colhidas.
COLHENDO O TABACO: As plantas de tabaco podem ser colhidas de duas maneiras, por escorvamento ou por corte de caule. 
CURA DA FOLHA: Na etapa de cura, as folhas são colocadas em um galpão especial, onde podem ser secadas pouco a pouco, por três formas: pelo ar de cura, fogo de cura ou combustão de cura.
UMEDECIMENTO E EXTRAÇÃO: A menos que as condições climáticas úmidas eliminem a fragilidade do tabaco, as folhas curadas devem ser colocadas em câmaras, em que serão umedecidas, para não se partirem quando forem manipuladas. Depois de umedecidas, as folhas de tabaco são removidas do caule.
CLASSIFICAÇÃO E TRANSPORTE PARA AS FÁBRICAS: Depois do umedecimento e extração das folhas, elas são classificadas com base em tamanho, cor e qualidade, e depois amarradas em pacotes para serem transportas para as fábricas de cigarro.
ENVELHECIMENTO, CLASSIFICAÇÃO E MISTURA: Os fabricantes tratam e envelhecem o tabaco para melhorar o seu sabor, fazendo uma nova secagem completa nas folhas. Após essa etapa, eles classificam e guardam o tabaco em tambores onde é então envelhecido durante o período de um a três anos, para desenvolver o sabor e o aroma. 
ARRUMAÇÃO DO CIGARRO: Após a mistura, as folhas de tabaco são pressionadas em bolos e desfiadas mecanicamente. Após desfiado é disperso ao longo de um rolo de papel de cigarro, onde uma máquina corta o tabaco picado, e em seguida, um dispositivo agarra cada cigarro e prende um filtro em uma de suas extremidades. 
EMPACOTAMENTO DO CIGARRO: O estágio final da fabricação de cigarros é a embalagem, onde os cigarros prontos são embalados em carteiras com 20 unidades, empacotadas na maioria das vezes em 10 carteiras. E depois embaladas em caixas de papelão, para serem comercializadas.
Cerca de 4.500 complexos químicos estão presentes na composição do cigarro. Mais de 50 substâncias presentes no mesmo são comprovadas cancerígenas. O tabaco, ao todo, é composto por alcatrões; nicotina; ácido cianídrico; monóxido de carbono; compostos cancerígenos.
NICOTINA
Nome de uma substância alcaloide básica, líquida e de cor amarela que constitui o princípio ativo do tabaco. O seu nome deve-se ao diplomata francês Jean Nicot, que foi o difusor do tabaco na França. 
O seu efeito, quando consumida com o tabaco, manifesta-se de duas maneiras distintas: tem um efeito estimulante e, após algumas tragadas profundas, tem efeito tranquilizante, bloqueando o estresse. 
A nicotina provoca câncer nos pulmões devido à metilização que ocorre no DNA. Outros estudos discordam que a nicotina em si seja prejudicial à saúde, apontando que os reconhecidos males do consumo do cigarro são causados pelas demais substâncias tóxicas presentes no produto, como o monóxido de carbono, alcatrão e elementos radioativos.

Mais conteúdos dessa disciplina