Buscar

Tecnologia e seus impactos na educação e meio ambiente

Prévia do material em texto

A Modernidade teve como princípios algumas características, como a razão e o conhecimento científico, como promotores do progresso da humanidade. Contudo a experiência do século XXI vem colocando em xeque algumas dessas noções pelos chamados autores pós-modernos. O acesso à saúde e à educação, por exemplo, não é uma realidade para todas as pessoas. Ao mesmo tempo, os avanços tecnológicos hoje permitem uma maior abrangência do campo educacional, como no caso da modalidade à distância de ensino. Outro ponto pertinente ao desenvolvimento tecnológico é a questão ambiental, pois, por um lado, a tecnologia contribui em diversos aspectos, entretanto também impactou o meio ambiente.
 Diante desse quadro e tendo como embasamento os conteúdos apresentados nesta unidade, qual é o papel da tecnologia na vida dos sujeitos nos dias atuais? 
Como a tecnologia pode impactar na vida das pessoas com relação à educação e ao meio ambiente?
 Para responder a essas questões, procure utilizar exemplos concretos e, se possível, busque utilizar situações do seu cotidiano.
 Resposta:
 
Cada vez mais a tecnologia esta presente na vida das pessoas, dentro de suas casas, em seus trabalhos, em indústrias, hospitais, nas ruas, nas mãos de muitas pessoas, facilitando seu cotidiano, através de aplicativos que promovem a comunicação, que possibilitam a melhoria na mobilidade, que permitem o acesso á informação em tempo real e a conexão entre os indivíduos. 
Na área da educação não é diferente, pois através da tecnologia foi possível ampliar e melhorar o ensino a distância. Porém, apesar dos avanços, ainda há uma fração da população com acesso restrito aos meio digitais, fator que amplia a desigualdade social.
Com relação ao meio ambiente, o desenvolvimento de tecnologias para atendimento das demandas da população ampliou a necessidade de recursos naturais. Além disso, a expansão dos grandes centros urbanos de forma desordenada vem gerando outros problemas ao meio ambiente, como a poluição do solo e de recursos hídricos, devido à falta de saneamento e a disposição inadequada dos resíduos.
Desta forma, é fundamental que os poderes público e privado invistam na educação para conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação e do uso racional dos recursos naturais. Também é preciso intensificar o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para suprir as demandas da população.

Continue navegando