Buscar

Apol 1 historia da america colonial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - História da América Colonial
Analise o trecho a seguir:
“Locke, portanto, é considerado um dos mais importantes precursores do Iluminismo europeu e fundador do empirismo inglês. Seu pensamento é considerado um clássico da tradição filosófica. Sua educação realista objetiva investigar os fenômenos naturais e a proposição de idéias que, futuramente, influenciaria o pensamento de outros teóricos, por exemplo, Rousseau.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TERUYA, Tereza. K. As contribuições de John Locke ao pensamento educacional contemporâneo. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/jornada9/_files/BDxADftT.pdf Acesso em: 15/06/2019.
Considerando estas informações e as vídeo aulas da disciplina História e Historiografia da América Colonial, assinale a única alternativa que enuncia corretamente as relações entre o iluminismo e as independências americanas.
	
	A
	Em função das elevadíssimas taxas de analfabetismo na América espanhola as influências iluministas foram restritas e quase inexistentes
	
	B
	As ideias iluministas, destacando-se as de John Locke, influenciaram profundamente a independência das treze colônias.
	
	C
	As ideias iluministas surgiram inicialmente na América Espanhola e, depois, se espalharam pelo mundo, sobretudo, na França.
	
	D
	A enciclopédia, obra fundamental do iluminismo, foi editada na América já que ali o preço das impressões era menor.
	
	E
	As ideias iluministas possibilitaram que desde cedo os criollos implantassem monarquias que seguiam os protocolos do despotismo esclarecido.
Questão 2/5 - História da América Colonial
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“O repartimiento teve pontos de contato com instituições pré-colombianas, como a mita incaica e o cuatequil asteca: as elites daquelas civilizações indígenas tinham posto em prática o recrutamento forçado para o trabalho produtivo e obras públicas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPEZ, L. R. História da América Latina. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986, p.43.
De acordo com o fragmento de texto acima e dos conteúdos abordados no livro-base História da América: da Era Pré-Colombiana às independências, marque a alternativa que indica o motivo pelo qual o sistema de encomienda foi sendo aos poucos substituído pelo repartimiento.
	
	A
	A igreja condenava o uso da mão de obra indígena, por isso a troca de sistema.
	
	B
	Desinteresse dos encomenderos pelo sistema que declinava.
	
	C
	Ocorreu um grande declínio da população e da oferta de mão de obra, que tornou-se escassa.
	
	D
	A Coroa espanhola desistiu do primeiro sistema por considerá-lo ineficiente.
	
	E
	O sistema de encomienda não estava de acordo com as necessidades da colônia.
Questão 3/5 - História da América Colonial
Leia o trecho a seguir: 
“Com o Stamp Act, os colonos já eram taxados sem o consentimento dos seus representantes. Os fundos assim levantados eram usados para manter um exército estacionado nas colônias [...]. Aos funcionários da Coroa, parecia cabível em 1761, pedir aos tribunais [...] mandados de busca para dar conta dos contrabandistas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NEVINS, A.; COMMAGER, H.S. Breve História dos Estados Unidos. São Paulo: Alfa-Ômega, 1986, p. 92-93. 
A partir da leitura do trecho acima e dos conteúdos abordados no livro-base História da América: da Era Pré-Colombiana às independências, assinale a afirmativa que explica corretamente como a Lei do Selo atingiu diretamente o comércio triangular.
	
	A
	Os comerciantes não conseguiam aplicar os selos em todas as mercadorias, atrapalhando a realização da atividade comercial.
	
	B
	Não havia funcionários que organizassem a aplicação do selo nas mercadorias, impedindo a saída destas.
	
	C
	Como muitas mercadorias eram fruto de contrabando, a obrigatoriedade do selo dificultava a atividade.
	
	D
	Houve um boicote da própria elite americana à prática do comércio triangular.
	
	E
	Outras colônias se negavam a receber as mercadorias americanas seladas.
Questão 4/5 - História da América Colonial
Leia a citação a seguir: 
“Em 1783, com a assinatura do tratado [...] terminaram oficialmente as hostilidades entre os americanos e os ingleses. Durante a guerra, os estadistas americanos não buscaram implantar uma nova ordem social”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NARO, P.N.S. A formação dos Estados Unidos. São Paulo: Atual, 1991, p.10. 
A partir da leitura da citação e dos conteúdos abordados no livro-base História da América: da Era Pré-Colombiana às independências, o tratado referido no trecho acima...
	
	A
	é o Tratado de Tordesilhas.
	
	B
	é a Declaração de Independência dos Estados Unidos.
	
	C
	são os Tratados de Livre Comércio.
	
	D
	é o Tratado de Paris.
	
	E
	é o Tratado Interamericano
Questão 5/5 - História da América Colonial
Leia o trecho a seguir:
“Entre 1740 e 1771, a região, inteiramente demarcada pelas autoridades e já constituindo o 'distrito diamantino', foi entregue a contratadores, como o famoso João Fernandes de Oliveira. Problemas de administração e contrabando crescente, além das sempre presentes dificuldades de comercialização no mercado mundial, fizeram com que o Estado assumisse a exploração da área”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WEHLING, Arno. WEHLING, M.J.C.M. Formação do Brasil colonial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999, p.221.
A partir da leitura do texto dado e dos conteúdos abordados no livro-base História da América: da Era Pré-Colombiana às independências sobre a exploração das primeiras minas de diamantes descobertas em território brasileiro, em 1729, é correto afirmar que:
	
	A
	a extração de diamantes tornou-se monopólio real e, para evitar contrabando, a mineração contava com o trabalho de escravos alugados pela Coroa.
	
	B
	foram criadas cartas régias, que davam a determinados contratadores o direito de explorar o território em nome da Coroa Portuguesa.
	
	C
	com as medidas tomadas pela Coroa, a exploração de diamante durou muito mais tempo que a exploração de ouro.
	
	D
	na região do distrito diamantino havia uma circulação muito grande de pessoas, que supriam a região de outros produtos, necessários ao cotidiano.
	
	E
	apesar da descoberta da região mineradora ter gerado grandes riquezas para a colônia, a região Nordeste continuou dominando o cenário econômico no Brasil Colonial.

Continue navegando