Buscar

TCC- Educação Física Bacharel

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

*
Introdução
 O objetivo dos benefícios da caminhada na terceira idade, trás como proposta principal, a melhoria da saúde nesta fase da vida. A falta de cuidados neste período, pode trazer alguns riscos de obter uma série de complicações á saúde, incluindo também a dificuldade de locomoção. Temos em vista, de que a melhor maneira para combater esse tipo de problema está relacionado à prevenção. E se tratando da caminhada na terceira idade, este processo se sobre sai como um dos melhores exercícios para uma finalidade proveitosa. Esta atividade é de fácil execução, não exige grande esforço e ainda contem baixo impacto, ou seja; os riscos de lesões é quase nulo, sendo de grande importância a preocupação nessa fase fisiológica e psicológica da saúde (BALADY et al, 1994).
	
Metodologia
 A partir da revisão bibliográfica, foram analisados e selecionados alguns artigos científicos em busca de evidências comprovadas cientificamente, publicada em bases de dados conjugada eletrônica Medline, Scielo, Lilacs, PubMe e decorrente também de pesquisas em livros.
Desenvolvimento
 
 Tendo em vista a expectativa de vida cada vez maior da população, torna-se necessário uma maior importância ao determinar os meios pelos quais o exercício físico pode ajudar a melhorar na qualidade de vida, na capacidade funcional, na independência e na saúde dessa população. (CORAZZA, p.19, 2009). As reduções graduais causadas pelo envelhecimento humano também influenciam o aumento da inatividade física das pessoas que se encontram nessa faixa etária (CAROMANO et. al., 2007 apud PATE et al., 1995), tornando assim, necessário a implantação de estratégias que tenham em vista o apoio aos idosos, como por exemplo praticar regular e corretamente atividades físicas, para ajudar na manutenção e melhora da capacidade física da pessoa idosa (CAROMANO; IDE; KERBAUY, 2006). A realização de atividades físicas no decorrer do envelhecimento com o intuito de minimizar as limitações causadas pela progressão da idade é um tema muito estudado por várias áreas de pesquisas.
 
 A caminhada proporciona alegria, fortalecimento muscular, bem estar, melhora o sistema cardiovascular, aumenta a disposição e a sociabilização, colaborando deste modo para uma melhora social, psicológica e fisiológica, e previne certas doenças crônico-degenerativas, como por exemplo, a osteoporose e a artrose e auxilia na diminuição das quedas e fraturas, pois eleva a tonificação muscular e é muito aceita por este grupo da terceira idade. Pessoas idosas que realizam exercícios físicos encontram-se melhores do que os que não o fazem (KRUG et.al. 2013; NAHAS, 2001; MAZO, 2008 e MATSUDO, 2001). Pont Geis (2003) diz que com a atividade física o idoso pode conseguir a diminuição do processo de envelhecimento neurológico, a prevenção e conservação das aptidões intelectuais, além de melhorar aspectos da vida afetiva e social como bem-estar e segurança. Portanto existem várias razões para motivar o indivíduo idoso a praticar regularmente exercícios como a caminhada, pois além de simples e custar pouco também apresenta notáveis resultados nas condições cardiorrespiratórias, manutenção geral de saúde e bem estar físico e emocional.
Conclusão
	
 Concluiu-se de forma clara, o posicionamento desta pesquisa e podemos perceber que é imprescindível o cuidado com a fase da terceira idade, a qual é importante a concessão com as ampliações na evolução do mundo saúde, e também observou-se que; o profissional da área da Educação Física, deve estar conectado com a evolução positiva das ações propostas, e que o mesmo atue contribuindo com a qualidade de vida das pessoas, bem-estar e longevidade da população pautada em princípios éticos e morais. 
Referências
ANTUNED, Gabriel Aguiar; CONCEIÇÃO, Julho César Rodrigues; KRUG, Rodrigo de Rosso; MACHERSAN, Moane; MAZO. Giovana Zarpellon; Centenaro. Contribuições da caminhada como atividade física de Lazer para idosos. Licere: Belo Horizonte, v14, n4 dez/2011
CAROMANO, F. A.; Kerbauy, R.R.; TANAKA, C.; Ide, MR; CRUZ, C.M. V. Efeitos da caminhada no sistema musculoesquelético - estudo da flexibilidade. Ver. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, v.18, n.2,p. 95-101,. 2007 maio-ago., 2007 
KRUG R. R.; MARCHESAN, M.; CONCEIÇÃO, J. C. R.; MAZO, G. Z.; ANTUNES, G. A.; LABORINHA, Lea. “Planejamento de atividades físicas para a terceira idade”. In: FARIAS JUNIOR, Alfedro G. et al. Atividades físicas para a terceira idade. Brasilia: SESI. DN. 1997.
OS BENEFÍCIOS DA CAMINHADA NA TERCEIRA IDADE
Nilton Cezar Cabreira da silva 
Centro Universitário Claretiano

Continue navegando