A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
algoritimo1 1

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Vetores em computação são estruturas de dados homogêneas unidimensionais. Em relação aos vetores podemos dizer que:
I - Só podem ser numéricos
II - Podem ser criados a partir de qualquer tipo primitivo
III - Precisam de um indexador para indicar qual elemento estamos acessando
Estão corretos os itens:
Escolha uma:
a. II e III apenas.
II e III apenas. Comentário: Um vetor é uma variável dividida em várias “caixas”, e trabalham somente com uma dimensão. Cada “caixa” é identificada por um número que se refere à sua posição no vetor. Esse número é chamado de índice do vetor (indexador). Em um vetor, cada uma das “caixas” pode armazenar um dado diferente, mas, obrigatoriamente, todos esses dados precisam ser do mesmo tipo. O tipo de dado do conteúdo de um vetor pode ser inteiro, real, caractere ou lógico, que são os tipos de dados básicos ou primitivos. Fonte: livro da disciplina, capítulo 7, seção 7.1.
b. Somente I.
c. I e II apenas.
d. Somente III.
e. I e III apenas.
Feedback
A resposta correta é: II e III apenas..
Questão 2
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Os dados de entrada e saída dos nossos algoritmos precisam ser declarados de acordo com seu conteúdo. Os tipos de dados básicos na programação são:
Escolha uma:
a. Todas as alternativas.
Todas as alternativas. Comentário: Em programação temos quatro tipos primitivos e básicos de dados: inteiro, real, cadeia de caracteres e lógico (ou booleano). Fonte: livro da disciplina, capítulo 3, seção 3.2
b. Inteiros;
c. Caractere;
d. Lógicos;
e. Real;
Feedback
A resposta correta é: Todas as alternativas..
Questão 3
Incorreto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Para realizarmos o processamento dos dados precisamos calcular. Qual alternativa abaixo mostra somente operadores matemáticos ou aritméticos:
Escolha uma:
a. 5 < 6.
/, *, +, -; Comentário: Para o processamento de dados, podemos usar os operadores aritméticos de: divisão, subtração, multiplicação e divisão. Fonte: livro da disciplina, capítulo 3, seção 3.4.
b. A, B: inteiro;
c. E, Ou, Não;
d. X + 1 = 2
e. /, *, +, -;
Feedback
A resposta correta é: /, *, +, -;.
Questão 4
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Os computadores, a partir de seus programas, auxiliam o processamento dos dados. Quais itens fazem parte do processamento computacional, seguindo a ordem de execução?
Escolha uma:
a. Processamento, entrada, saída;
b. Entrada, dinâmica, limpeza, saída.
c. Entrada, limpeza, execução, formatação, saída;
d. Entrada, processamento, saída;
Entrada, processamento, saída; Comentário: Todo trabalho realizado por um computador é baseado na manipulação das informações de entrada de dados, processamento de dados e saída de dados, entender esse conceito é fundamental para o programador, inicialmente vamos entender o que é hardware e software. Fonte: Livro da disciplina, capítulo 2, seção 2.2.
e. Entrada, pré-processamento;
Feedback
A resposta correta é: Entrada, processamento, saída;.
Questão 5
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Um programa ao ser criado precisa realizar um determinado tipo de processamento de dados. No entanto, para que o computador compreenda e execute esse programa, devemos descrevê-lo usando algum tipo de linguagem que tanto o computador quanto o criador de software entendam. Assinale a alternativa correta em relação ao nome desta linguagem:
Escolha uma:
a. Linguagem de pragmática
b. Linguagem de funcionalidades
c. Linguagem de programação
Gabarito:
Comentário: Sempre que se deseja desenvolver um software, faz-se necessário o uso de uma linguagem de programação, pois é por meio desta que se torna possível realizar a compilação das instruções desenvolvidas pelo programador ao computador para que este possa processá-las e executá-las.
d. Linguagem de contexto
e. Linguagem livre de contexto.
Feedback
A resposta correta é: Linguagem de programação.
Questão 6
Incorreto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A descrição narrativa consiste em analisar o enunciado do problema e escrever, utilizando uma linguagem natural, os passos a serem seguidos para sua resolução. Assinale a alternativa correta em relação a vantagem de se utilizar a descrição narrativa na elaboração de algoritmos.
Escolha uma:
a. A passagem do algoritmo para qualquer linguagem de programação é quase imediata, bastando conhecer as palavras reservadas da linguagem que será utilizada.
Gabarito:
Comentário: As demais afirmativas abordam as vantagens e desvantagens dos outros tipos de classificação de algoritmos: fluxograma e pseudocódigo.
b. É necessário aprender as regras do pseudocódigo.
c. A linguagem natural abre espaços para várias interpretações, o que posteriormente pode dificultar a transcrição do algoritmo para o programa.
d. Não é necessário aprender nenhum conceito novo, pois a linguagem natural, neste ponto, já é bastante conhecida.
e. O entendimento de elementos gráficos é mais simples que o entendimento de textos.
Feedback
A resposta correta é: Não é necessário aprender nenhum conceito novo, pois a linguagem natural, neste ponto, já é bastante conhecida..
Questão 7
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
De acordo com Costa, Koehler e Morais (2016), “No algoritmo, precisamos representar as informações que iremos trocar entre a máquina e o usuário. Elas são realizadas por meio de comandos de entrada e saída de dados, tornando possível manipular dispositivos de hardware.”. Considerando o pseudocódigo a seguir, e a sequencia de execução dos comandos, qual valor será apresentado na tela ao final da execução?
1 Algoritmo "Exercício
2 Var
3 a, b: inteiro
4 Início
5 a <- 1
6 b <- a + 3
7 a <- b
8 escreva (a + 2)
9 Fimalgoritmo
Escolha uma:
a. 6
Gabarito: 6
Justificativa: O algoritmo em questão utiliza apenas instruções sequenciais. A variável “a” recebe inicialmente o valor 1. A variável “b” recebe o conteúdo de “a” (que é 1) somando-se o valor 3, o que resulta em 4. Por fim, a variável “a” recebe o conteúdo da variável “b” (que é 4), ficando as duas variáveis com o mesmo valor. O comando “escreva” apresenta em tela o valor da variável “a” (que é 4) acrescido de 2. Desta forma, aparece em tela o valor 6.
b. 2
c. 1
d. 3
e. 4
Feedback
A resposta correta é: 6.
Questão 8
Incorreto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Os operadores relacionais são utilizados em expressões lógicas para se testar a relação entre dois valores do mesmo tipo, retornando VERDADEIRO ou FALSO. Assinale a alternativa correta em relação a comparação que pode ser utilizada por estes operadores.
Escolha uma:
a. 5 ^ 2 = 25
#Gabarito:
Comentário: Os operadores relacionais podem realizar operações dos seguintes tipos: igualdade (=), maior que (>=), menor que (<), menor ou igual a (<=), maior ou igual (>=), diferente de (<>). Desta forma, a operação 7=7, da alternativa a, é um exemplo do uso de um operador relacional.
b. 10/2 = 5
c. 7 = 7
d. 2*3=6
e. 8 mod 3 = 2
Feedback
A resposta correta é: 7 = 7.
Questão 9
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Uma variável é um espaço de memória, com um identificador, que serve para armazenar e recuperar dados durante a execução de um programa. A variável deve ser declarada de acordo com o tipo de dado que está sendo armazenado. Dentre os tipos primitivos de dados, e que são suportados pelo Visualg, encontramos:
Escolha uma:
a. inteiro, real, caractere e lógico
#Gabarito: inteiro, real, caractere e lógico.
Justificativa: na programação, o tipo de dado utilizado para uma variável está relacionado diretamente à quantidade de bits que este dado irá ocupar na memória. Os tipos primitivos são: lógico (verdadeiro/falso), utilizando apenas um bit; caractere, que utiliza 8 bits por caractere, para armazenar o código ASCII correspondente; inteiro, utilizado para números inteiros, sejam positivos ou negativos, e para isto utiliza