Buscar

EXEMPLO DE CITAÇÃO DOUTRINÁRIA E JURISPRUDENCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Queridos alunos, 
		Segue abaixo, como é feita a citação de doutrina e jurisprudência nos trabalhos acadêmicos. 
		Se o trabalho fosse digitado, vocês usariam a fonte 12 e, ao colocar a doutrina e a jurisprudência, vocês deveriam recuar e diminuir o tamanho da fonte .
		Como o trabalho é manuscrito, recuar para fazer a citação doutrinária e jurisprudencial como no exemplo abaixo. Verificar a forma de fazer a referência bibliográfica. 
 EXEMPLO DE CITAÇÃO DOUTRINÁRIA : Se o caso concreto tratasse do tema da ausência, vocês colocariam a resposta dada em sala e, em outro parágrafo, assim escreveriam: 
		O doutrinador Flávio Tartuce assim dispõe acerca do tema “Ausência”: 
“A ausência pode ser considerada como hipótese de morte presumida, decorrente do desaparecimento da pessoa natural, sem deixar corpo presente (morte real). A ausência, anteriormente, era tratada como causa de incapacidade absoluta da pessoa, agora é hipótese de inexistência por morte. Em outras palavras, ocorre nos casos em que a pessoa está em local incerto e não sabido (LINS), não havendo indícios das razões do seu desaparecimento “ ( Tartuce, Flávio. Direito Civil: lei de introdução e parte geral – v.1 – 15. ed. – Rio de Janeiro: Forense, 2019, p. 235) 
EXEMPLO DE CITAÇÃO JURISPRUDENCIAL: Neste item, vocês vão procurar jurisprudência em qualquer tribunal do país, inclusive no site do STJ e STF. Pode ser colocada apenas a ementa do acórdão ( como no exemplo abaixo) ou parte da decisão. 	
		O Tribunal de Justiça de Minas Gerais manifesta-se neste sentido: 
“Comoriência. Presunção legal. Elisão. Prova. Não se podendo afirmar com absoluta certeza, em face da prova dos autos, a premoriência de uma das vítimas de acidente em que veículo é abalroado e vem a explodir quase em seguida, deve ser mantida a presunção legal de comoriência. Apelo improvido” (TJMG, Acórdão 1,0137,06,900006-5/001, Carlos Chagas, 5ª Câmara Cível, Rel. Des. Cláudio Renato dos Santos Costa, j.09,11,2006, DJMG 1º. 12,2006).

Outros materiais