Buscar

perg1 comunicação

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
Ao longo da unidade estudamos sobre os gêneros discursivos e como eles afetam diretamente as relações humanas e de comunicação no que diz respeito ao uso da língua. Sabemos que diversos fatores influenciam diretamente na maneira como um indivíduo se comunica, e isso varia de acordo com sua cultura, criação, meio em que vive, situação classe econômica e nível de escolaridade. 
 
O Brasil é um país de grande extensão e, dessa forma, permite que existe uma grande pluralidade de povos. Estes, mesmo falantes da Língua Portuguesa, continuam tendo suas próprias maneiras de falá-las ou expressá-las. 
 
Sabemos ainda que os gêneros discursivos sofrem variações quanto ao uso da língua formal ou informal. Um mesmo indivíduo pode abarcar em sua comunicação diferentes variações, como, por exemplo, quando este tem que se expressar durante uma reunião de trabalho (língua formal) ou em uma comemoração com amigos (língua informal). 
 
Diante deste contexto, identifique diferentes gêneros discursivos presentes na nossa língua e como eles se transformam de acordo com o emprego em diferentes contextos sociais e geográficos de comunicação, verificando em qual campo estes gêneros se alocam mais tipicamente, se no formal ou no informal. 
 
A partir dessa reflexão, então, eleja uma região do Brasil e cite alguns exemplos de atos de preconceito linguístico que os povos da região sofrem e o que isso reflete na em sua vivência e comunicação na sociedade, articulando com sua exposição acerca dos gêneros discursivos. ​ 
  TEXTO E CONTEXTO: é considerado uma unidade de sentido por meio da qual interagimos. Ele permeia toda a nossa atividade comunicativa, seja ela falada ou escrita, assim não há comunicação sem texto. Um anúncio ou uma cartilha, além disso, é considerado um texto, uma vez que é uma unidade de sentido, com um propósito comunicativo direcionado a um público específico, em uma determinada situação comunicativa. Dessa forma, toda interação verbal ocorre por meio de manifestações linguísticas conhecidas.
GÊNEROS TEXTUAIS: toda a nossa comunicação escrita ou oral se baseia em formas padrão, as quais denominamos gêneros textuais, ainda que não saibamos da existência desses enunciados. Suporte é o locus físico ou virtual com formato específico que serve de base ou ambiente de fixação do gênero materializado como texto. Nesse sentido, são exemplos de suporte o outodor, o jornal, a tela de um computador, a revista, o livro, o muro, entre tantos outros. 
SEQUENCIAS TEXTUAIS: todo texto é formado de sequências, que são esquemas linguísticos que constituem os diversos gêneros. Em outras palavras, as sequências compõem os gêneros textuais:  Narração, Descrição, Injunção Explicação ou exposição, Argumentação.
 	Notoriamente a variedade padrão da língua é privilegiada nas escolas e apontada como único meio para se conseguir prestígio social. Além disso, muitas vezes, a norma culta da língua tem sido instrumento de dominação social e discriminação de pessoas, seja porque falam o dialeto de uma determinada região do país ou porque não tiveram a oportunidade de estudar. O preconceito linguístico no Brasil se sustenta por dois fatores: caráter regional e caráter socioeconômico. As pessoas pertencentes a elite econômica despreza e marginaliza o comportamento linguístico daquelas destituídas dos bens materiais, reforçando assim as ideologias negativas. Assim sendo, a educação democrática é a “arma” preciosa para combater o preconceito linguístico.
A diversidade regional ao longo da História do Brasil ocasionou áreas mais ricas e industrializadas, e outras em retrocesso econômico. Em razão disso, existe a estigmatização das variantes faladas pelas pessoas das regiões mais empobrecidas, como a região Nordeste e a região Norte.

Continue navegando