Buscar

APOL1 PRATICA DE ESTAGIO EXECUÇÃO DE PROJETO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Prática de Estágio: Execução do Projeto de Intervenção
O projeto de intervenção requer que se realize o monitoramento que representa para Vaitsman et al (2006) o acompanhamento continuado e diário das ações com foco nos objetivos, monitoramento sistemático das atividades e custos do projeto. Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas , escolhendo a seguir a alternativa correta.
( ) O monitoramento é imprescindível ao projeto de intervenção
( ) O monitoramento deve ser realizado apenas ao se executar o projeto, pois relaciona-se com a ação.
( ) O monitoramento provê informações aos responsáveis pelo projeto.
( ) O monitoramento deve ser instituído antes, durante e depois da ação.
A	F,V,V,F
B	F,F,V,V
C	V,F,V,V
D	F,F,F,V
E	V,V,F,F
Questão 2/5 - Prática de Estágio: Execução do Projeto de Intervenção
A prática profissional do assistente social, relaciona-se nos diferentes espaços de atuação do assistente social ao enfrentamento das expressões da questão social, entendida por Machado (2007), como uma categoria, na qual se manifesta a contradição do modo capitalista de produção, pela exploração do trabalho e apropriação da riqueza produzida. A respeito da intervenção do assistente social neste universo de contradições podemos afirmar que: Analise as afirmativas e marque a opção correta.
A	A construção do projeto interventivo é uma opção pessoal do assistente social.
B	O projeto interventivo constitui-se em instrumento de viabilização do enfrentamento das expressões da questão social.
C	Devido às extremas dificuldades de transformação das contradições do sistema capitalista, a intervenção do assistente social não constitui-se em enfrentamento às expressões da questão social.
D	A realidade é imutável e portanto não pode ser modificada.
Questão 3/5 - Prática de Estágio: Execução do Projeto de Intervenção
Durante o estágio supervisionado o aluno realiza após conhecimento da realidade do campo de estágio sua proposta de intervenção, que busca modificar a situação encontrada, garantindo direitos dos usuários e propiciando a emancipação cidadã frente a questão social que o projeto propõe intervir, o que requer ao formação e desenvolvimento de habilidades. A respeito do projeto de intervenção e das habilidades necessárias ao assistente social para a prática profissional podemos afirmar: Marque a alternativa correta.
	A	A habilidade para a construção de projeto interventivo é muito específica e direcionada ao aluno em formação, pois somente em estágio se constrói e se executa um projeto. Essa habilidade não será mais requerida ao longo da atuação do assistente social.
	B	O conhecimento quanto a utilização e operacionalização de instrumentos como o projeto, não se constitui em preocupação para o assistente social.
	C	A proposição é habilidade necessária ao assistente social, e se configura como um dos grandes desafios para o assistente social.
	D	Ao aluno ainda em formação não cabe responsabilidades e por isso a proposta e responsabilidade de execução do projeto de intervenção é do supervisor de campo.
	E	Para reafirmar a habilidade de ser propositivo o aluno deve executar seu projeto de intervenção sem a aprovação dos supervisores de campo e acadêmico.
	E	O conhecimento da realidade social, dá-se exclusivamente através do repasse de dados em sala de aula, não havendo necessidade de conhecimento e aprofundamento dessa realidade em campo de estágio.
Questão 4/5 - Prática de Estágio: Execução do Projeto de Intervenção
A construção do projeto de intervenção dá-se após o diagnóstico da realidade do campo se constituindo em proposta de ação baseada nas dimensões teórico-metodológica e ético-política do Serviço Social. A respeito da execução da intervenção podemos afirmar: Analise as afirmativas e marque a opção correta.
	A	Devido a imprevistos na execução do projeto por vezes o objetivo traçado no projeto não deve ser considerado.
	B	O importante para garantir a execução do projeto é que as ações sejam realizadas, não sendo necessário monitorá-las.
	C	Uma vez construído o projeto e definidas as ações, a implantação de todas as propostas constitui-se em questão de “honra” e devem ser implantadas custe o que custar.
	D	O monitoramento das ações previstas no projeto deve ocorrer durante todo o processo de implantação, sempre com foco nos objetivos a serem alcançados.
	E	As readequações das ações previstas devem ser realizadas antes da execução do projeto, pois após iniciado o projeto não pode ser modificado.
Questão 5/5 - Prática de Estágio: Execução do Projeto de Intervenção
A respeito da avaliação tanto de processos quanto de resultados, Boschetti( 2009) alerta para a necessidade da compreensão do processo avaliativo e dos objetivos propostos da ação com base na reflexão quanto a seu papel na reprodução das desigualdades sociais e na manutenção do sistema de exploração. Isto significa que a avaliação apesar de utilizar métodos e técnicas para medir o desempenho de determinada ação proposta não pode se eximir da criticidade quanto a essa ação. A respeito da avaliação podemos afirmar: Analise as afirmativas e marque a opção correta.
I - A avaliação do projeto de intervenção é muito importante e inicia-se após a sua implantação.
II - Na avaliação e também no monitoramento constroem-se indicadores.
III - Pode-se dizer que a avaliação constitui-se em estratégia utilizada para informar.
IV - A avaliação impacta diretamente no avanço da efetividade das ações propostas, e não busca informar quanto aos avanços.
	A	Estão corretas as afirmativas I,II e IV
	B	Estão corretas as afirmativas I,III e IV
	C	Estão corretas as afirmativas I,II e III.
	D	Estão corretas as afirmativas II e III
	E	Estão corretas as afirmativas I e IV.

Outros materiais