Buscar

QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões indígenas
Explique brevemente a ideia geral de pacificação comandada por agentes do serviço de proteção ao índio SPI
R:Nesse contexto geral, a ideia geral era a pacificação comandada por agentes do SPI consistia em mostrar como a tecnologia dos brancos era capaz de passar por cima de qualquer resistência bélica organizada pelos índios. Os postos de atração do SPI eram, nesse sentido uma espécie de convite aos nativos para que aceitassem a superioridade dos brancos 
Explique o significado da chamada guerra justa
R: É um instrumento jurídico aberto pelas legislações portuguesa e espanhola para capturar indígenas como escravos. Assim, a ideia de "guerra justa" era utilizada para capturar, prender e escravizar os índios, especialmente durante a invasão da Amazônia. Eram declaradas, especialmente, contra as tribos que lutavam contra a escravização, a perda de sua cultura e a invasão de suas terras pelos europeus.
Descreva brevemente pelo menos duas características das chamadas idolatrias insurgentes
R:eram marcadas pelas características de embate ao cristianismo e a colonização. Uma inversão que queria demonstrar os aspectos maléficos provocados pela introdução da visão cristã no seio das culturas indígenas de toda a América, diferentemente dos rituais mais ligados as idolatrias ajustadas. Exemplo: as idolatrias insurgentes além de questionarem as autoridades europeias, ganhavam adesões de segmento importante da sociedade 
Como a etno-história se relacionou com as fontes ao longo da sua consolidação?
R:foi se consolidando ao longo do tempo por meio da utilização dos arquivos tradicionalmente explorados pelos historiadores, outra forma é o procedimento metodológico e considerara cultura oral do povo pesquisado, aproximando se mais do método etnográfico tão caro aos antropólogos 
Descreva brevemente o papel da Junta das missões?
R:
Explique as principais consequências do uso obrigatório do português, no século XVII por parte das populações nativas?
R:perda das línguas nativas e a consequente extinção de idiomas, mas também apresentou um lado positivo: sabendo o português os índios tinham mais facilidade de conhecer seus direitos
Descreva brevemente a santidade Jaguaribe e a figura do seu líder Antônio?
R:culto herético que se estabeleceu na região Recôncavo Baiano, essa idolatria ganhou a atenção das autoridades portuguesas por ser um movimento que teve a participação e o abrigo de um senhor de engenho. Antônio considerado meio cristão meio tupi, uma espécie de feiticeiro, xamã ou pajé e reconhecido por um conjunto de aldeias como um grande líder religioso. 
Porque o diretório dos índios proibiu o uso do termo negro para os índios?
R: Durante o período colonial, era comum a utilização do termo negro para designar os índios. Esse termo foi proibido porque era uma das formas de ocultar a origem indígena dos escravos, em São Paulo por exemplo, empregou-se por muito tempo a expressão negros da terra, que nitidamente marcava um lugar social para indígenas dessa capitania, ou seja, o do trabalho compulsório.
Explique sucintamente como funcionava o tratado de madri?
R:O Tratado de Madri, firmado em 13 de janeiro de 1750 entre os reinos de Portugal e Espanha, tinha o intuito de substituir o Tratado de Tordesilhas (1494), o qual dividia as terras conquistadas no Novo Mundo, estabelecendo assim, novas fronteiras de exploração.
Assim, os limites definidos pelo Tratado resultaram numa troca amistosa entre as partes, donde Portugal abria mão da Colônia de Sacramento (atual região do Uruguai) e a Espanha, por sua vez, entregava a região dos Sete Povos das Missões, atualmente o território correspondente aos estados de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Amazônia e Rio Grande do Sul.
Como a história indígena se relaciona com a linha do tempo eurocêntrica?
O eurocentrismo se baseia na visão do europeu sobre o mundo. Ele achava que a Europa era o centro de tudo e que sua cultura era superior a todas as outras existentes.
Portanto, eles reprimiram os índios, pelo fato deles possuírem suas próprias crenças e religião.
Em termos econômicos, a sociedade indígena no período pré-colonial não conhecia o comércio. O pau-brasil que os europeus daqui tiraram foi conseguido através de um tipo de troca chamada de escambo, na qual os europeus ofereciam meras bugigangas para os índios. Não podemos dizer que isso é um ato de burrice, já que a sociedade indígena não conhecia certos objetos e via neles grande utilidade, como é o caso do espelho.

Continue navegando