Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

DARVINISMO SOCIAL
O Darwinismo Social é um pensamento sociológico que surgiu no final do século XIX e começo do XX, que tentava explicar a evolução da sociedade humana se baseando na teoria da evolução proposta por Charles Darwin.Regado de preconceitos, o darwinismo social acreditava que existiam sociedades humanas superiores a outras, e que estas deveriam "dominar" as inferiores com o objetivo de "civilizá-las" e ajudá-las no seu "desenvolvimento" Este conceito foi bastante utilizado para tentar explicar a pobreza durante o período pós-Revolução Industrial. Os que permaneram ou ficaram pobres seriam os menos aptos na linha evolutiva, de acordo com o darwinismo social.  doutrina darwinista diz que os ambientes "selecionam" os organismos mais adequados para habitar determinado lugar, o que Darwin chamou de "seleção natural".
RENASCIMENTO 
Oque valia na idade media era o conhecimento religioso , renascimento do conhecimento. Características Principais: Valorização da cultura greco-romana. Para os artistas da época renascentista, os gregos e romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza, ao contrário dos homens medievais;As qualidades mais valorizadas no ser humano passaram a ser a inteligência, o conhecimento e o dom artístico; Enquanto na Idade Média a vida do homem devia estar centrada em Deus (teocentrismo), nos séculos XV e XVI o homem passa a ser o principal personagem (antropocentrismo);
CARACTERISTICA DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E SEUS BENEFICIOS PARA A SOCIEDADE . PONTOS E ATOS NEGATIVOS TAMBEM 
A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.Até o final do século XVIII a maioria da população europeia vivia no campo e produzia o que consumia
 positivo agr agt tem computadores e internet,negativo temos que trabalha pra ter elas.... 
SEUS ASPECTOS POSITIVOS 
A Revolução Industrial gerou grandes transformações tanto econômicas quanto sociais que foram essenciais para a evolução da humanidade. Trouxera aspectos muito positivos, podemos citar alguns fatos marcantes como: a passagem da sociedade rural para a sociedade industrial, a mecanização da indústria e da agricultura,o desenvolvimento do sistema fabril com o uso da energia a vapor,o desenvolvimento dos meios de transporte e das comunicações e a expansão do capitalismo que passou a controlar quase todos os ramos de atividades econômicas.
NAGATIVO:Super-Lotação das Cidades Não havia mais donos de terras. Ou as terras que ainda restavam eram tão poucas que não garantiam a subsistência do trabalhador.O meio que tiveram foi se deslocar para os grandes centros atrás de trabalho para se sustentar.Enquanto em 1800, Londres era considerada a cidade mais populosa, apenas depois de 209 anos foi que João Pessoa –PB está passando de 70% Condições de trabalho desfavoráveisAs mulheres somavam mais da metade da massa trabalhadora. Crianças começavam a trabalhar com 6 anos de idade.Mulheres e crianças ficavam lado a lado, 18hs por dia. Não havia garantia contra acidentes nem indenização ou pagamento de dias parados. Férias nem pensar. 
Desemprego E MANUFATURA.
POR QUE HOUVE A REVOLUÇAO FRANCESA¿
ACONTECEU PORQUE estava havendo um exagero de desperdício de dinheiro na corte enquanto todo o resto da população passava fome. Os burgueses, impedidos de crescer por causa dos nobres, uniu-se com a população, que se encontrava na miséria e guilhotina nos "sangue - azul''. OS FATORES Dois fatores foram essenciais para que a Revolução Francesa acontecesse: o primeiro diz respeito ao corpo de idéias que nortearam a Revolução: liberdade, igualdade e fraternidade eram ideais do iluminismo; outro fator importante foi contexto econômico-social francês. 
QUAL DIFERENCA NATURAIS E SOCIAS ¿
NATURAIS- ESTUDAM FATOS SIMPLES, EVENTOS QYE PODEM SER VISTOS R REPRODUZIDOS DENTRO DO LABORATORIO, PODEM SER FEITOS POR DOIS OU MAIS OBSERVADORES DIFERENTES EM LOCAIS DIFERENES.
SOCIAIS- ESTUDAM FENOMENOS COMPLEXOS, DIFICIL DE SABER CAUSAS E MOTIVAÇOES EXCLUSIVAS . IMPOSSIVEL DE SER REPRODUZIDO , LIDA NÃO SÓ COM A REALIDADE FATOR EXTERNOS AOS INDIVIDUOS MAS OS INTERPRETAÇOES QUE SÃO FEITAS SOBRE A REALIDADE.
TIPOS DE CONHECIMENTO E A EXPLICAÇÃO DE CADA (CONHECIMENTO CIENTIFICIO É O MAIS ACEITO .
RELIGIOSO- APRESENTA UMA EXPLICAÇAO NATURAL PARA O MUNDO.
SENSO COMUM- Senso comum é o modo de pensar da maioria das pessoas, são noções comumente admitidas pelos indivíduos.
CIENTIFICO- RESULTA INVESTIGAÇÃO ATRAVES DE METODOS SISTEMATICOS DA REALIDADE.
MITICO- O MUNDO ATRAVES DA AÇÃO DE ENTIDADES(FORÇAS, ENERGIAS, PERSONAGENS QUE ESTA ALEM DO MUNDO MATERIAL EX MITO GREGO.
FILOSOFICO- BUSCA DO CONHECIMENTO ORIENTANDO O SER HUMANO EM SUA ATIVIDADE PRATICA E INTELECTUAL.
6,5- O QUE É SOCIALIZAÇÃO ¿
Socialização é o ato ou efeito de socializar, ou seja, de tornar social, de reunir em sociedade. É a extensão de vantagens particulares, por meio de leis e decretos, à sociedade inteira. É o processo de integração dos indivíduos em um grupo.
Em Sociologia, socialização é o processo pelo qual o indivíduo, no sentido biológico, é integrado numa sociedade. Através da socialização o indivíduo desenvolve o sentimento coletivo da solidariedade social e do espírito de cooperação., adquirindo os hábitos que o capacitam para viver numa sociedade,  socialização implica na adaptação a certos padrões culturais existentes na sociedade, ou seja, é a tendência para viver em sociedade, é a civilidade (conjunto de formalidades, observadas entre si pelos cidadãos, quando bem educados)
CONSCIENCIA SOCIAL, O QUE É ¿
Consciência social é a forma com a qual o homem lida com as regras que regem a sua vida e é o que organiza e dá sentido ao que é vivido coletivamente, ou seja, organizando e dando sentido à vida social ou ao viver em sociedade. 
EXPLICAR A REALIDADE ¿ TEOLOGICA , METAFISICA E POSITIVA
TEOLOGIA- UNIVERSO CRIADO EM TERMOS DE DEUSES E DEMONIOS .
METAFISICA- UNIVERSO CRIADO EM TERMO DE ABSTRAÇAO OU ACIDENTE.
POSITIVA- AS OBRIGAÇOES BASEADAS EM LEIS CIENTIFICAS . EXPLICA O HOMEM E SUA CAPACIDADE . AS CIENCIAS E OS METODOS CIENTIFICOS.
CAP 2 ( USO E ABUSO DA CULTURA ( RELATIVISMO CUTURAL ¿ ECNOCENTRISMO)
 O relativismo cultural é a visão de que todas as crenças, costumes e ética são relativas ao indivíduo dentro do seu próprio contexto social. Em outras palavras, "certo" e "errado" dependem de cada cultura; o que é considerado moral em uma sociedade pode ser considerado imoral em outra, e, uma vez que não existe um padrão uuniversal de moralidade, ninguém tem o direito de julgar os costumes de uma outra sociedade.Etnocentrismo -é um conceito da Antropologia definido como a visão demonstrada por alguém que considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, portanto, num plano mais importante que as outras culturas e sociedades. Um indivíduo etnocêntrico considera as normas e valores da sua própria cultura melhores do que as das outras culturas. 
CAP 3 ( ROBERT E...... CONTRATO SOCIAL O Contrato Social, em resumo, é um documento que estabelece normas de relacionamento entre os sócios e a sociedade E REGRAS E MANTER ORDEM SOCIAL .
 REPRESSIVO E RESTITUTIVO (DIREITO)
Direito Repressivo – A preocupação principal desse tipo de direito é punir aquele que não cumpre determinada norma social através da imposição de dor, humilhação ou privação de liberdade. O ponto é que o criminoso agride uma regra social importante para a coletividade e, portanto, merece um castigo de intensidade equivalente a seu erro.
Direito Restitutivo – A preocupação principal nesse tipo de direito é fazer com qe as situações perturbadas sejam restabelecidas e retornem a seu estado original. Ao infrator cabe, simplesmente, reparar o dano causado.
SOCIEDADE SIMPLES E COMPOSTA 
SOLIDARIEDADE MECANICA – SOLIDARIEDADE ORGANICA
Diversidade cultural
 são os vários aspectos que representam particularmente as diferentes culturas, como a linguagem, as tradições, a culinária,a religião, os costumes, o modelo de organização familiar, a política, entre outras características próprias de um grupo de seres humanos que habitam um determinado território. 
O QUE SIGNIFICA ANOMIA ¿
POUCA, QUASE NENHUMA LEI FUNCIONANDO - ESTADO ANEMICO.
EXISTE MUDANCA SOCIAL NO BRASIL ¿ SIM MUDANÇA DE CLASSE SOCIAL , NAS LEIS ETC.
QUAIS FORAM AS MUDANÇAS OCORRIDAS NA ATUALIDADE¿
REVOLUÇOES, QUEDA DO SOCIALISMO, CAPITALISMO. 
TIPOS DE CULTURA ( NOVOS HABITOS, VALORES, SOCIALIZAÇAO )
MATERIAL- CONSISTE EM COISAS E BENS TANGIVEIS(EX HABITAÇÃO, ESTRELA DE DAVI, CRUCIFICCIUS)
IMATERIAL- REFERE-SE A ELEMENTOS INTANGIVES (CRENCA HABITOS , CONHECIMENTOS)
REAL- É AQUELA QUE COMPLETAMENTE TODOS OS MEMBROS DE UMA SOCIEDADE PRATICAM OU PENSAM EM SUAS ATIVIDADES COTIDIANAS.(EX CASAR, TER EMPREGO)
IDEAL- CONSISTE EM UM CONJUNTO COMPORTAMENTOS QUE SÃO DITOS COMO BONS E PERFEITOS PARA O GRUPO E NEM SEMPRE SÃO FREQUENTEMENTE PRATICADOS..
O QUE É CULTURA- É UM TODO COMPLEXO QUE INCLUI TODO CONHECIMENTO, ARTE, MORAL, LEI, COSTUMES E QUAISQUER OUTROS CAPACIDADES E HABITOS ADQUERIDOS PELO HOMEM NA CONDIÇÃO DE MEMBROS DA SOCIEDADE.

Mais conteúdos dessa disciplina