Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
ATIVIDADE 1

Pré-visualização | Página 1 de 1

ATIVIDADE 1- SERVIÇO SOCIAL E FORMAÇÃO PROFISSIONAL- 2019C1
NOTA MÁXIMA: 0,50
NOTA OBTIDA : 0,50
NAS PALAVRAS DE IAMAMOTO (2000, p.31), O SERVIÇO SOCIAL SE TORNA UMA PROFISSÃO INSERIDA NA DIVISÃO SÓCIO- TÉCNICA DO TRABALHO À PARTIR DA INTERVENÇÃO DO ESTADO NAS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL. NESSE SENTIDO A AUTORA, O SERVIÇO SOCIAL APRESENTA NOVAS CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES, ASSIM CLASSIFIQUE A RESPOSTA MAIS ASSERTIVA:
R_ O PROFISSIONAL PASSA A TRABALHAR COM A POLÍTICA SOCIAL DO ESTADO E DO SETOR PRIVADO E NÃO MAIS UM INSTRUMENTO DAS CLASSES DOMINANTES COM CARÁTER DE CARIDADE. 
A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS(AS) ASSISTENTES SOCIAIS NO CONTEXTO BRASILEIRO REMETE – SE À DINÂMICA DA CONSTITUIÇÃO DA PROFISSÃO, MARCADA POR FATOS QUE CARACTERIZAM A HISTÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO PROCESSO DE REPRODUÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS ENTRE O CAPITAL E O TRABALHO.
COM BASE NESSA AFIRMAÇÃO, ANALISE AS ALTERNATIVAS E QUE CORRESPONDA AO EVENTO DAS RELAÇÕES CITADAS. 
R- O MOVIMENTO FOI CONSTITUÍDO POR UMA ALIANÇA DO SERVIÇO SOCIAL AINDA TECNICISTA, COM O DESENVOLVIMENTO MARCADO, ESSENCIALMENTE, PELA IDEOLOGIA DO CRESCIMENTO. 
A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL FOI VINCULADA À IMAGEM PREDOMINANTEMENTE FEMININA E DE CARÁTER FILANTRÓPICO E SUA INSTITUCIONALIZAÇÃO FOI IMBRICADA PELA RELAÇÃO ENTRE A IGREJA E O ESTADO. É IMPORTANTE OBSERVAR NESSE CENÁRIO DE SURGIMENTO DA PROFISSÃO QUE O PANO DE FUNDO, ONDE O SERVIÇO SOCIAL PASSA A SER RECONHECIDO PELO ESTADO, LEVOU AO SURGIMENTO DAS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL. 
COM BASE NO EXCERTO, PODEMOS AFIRMAR QUE O CENÁRIO DE PANO DE FUNDO NO MOMENTO DE TRANSIÇÃO ERA: 
R- A TRANSIÇÃO DO CAPITALISMO CONCORRENCIAL AO CAPITALISMO MONOPÓLIOS.
SABE-SE QUE O SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL FOI INSTITUCIONALIZADO NA DÉCADA DE 1940 A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE SUAS ESCOLAS. EM SEGUIDA PASSOU A APROXIMAR -SE DA TEORIA POSITIVISTA QUE NORTEAVA AS AÇÕES DESTES PROFISSIONAIS. 
SEGUNDO IAMAMOTO (2000) ESTE PROCESSO SE DESENVOLVEU MEDIANTE A INFLUÊNCIA DAS CIÊNCIAS AINDA PAUTADA NO CONSERVADORISMO, PRINCIPALMENTE SOB A VERTENTE: 
R- NORTE-AMERICANA
DURANTE O CONTEXTO HISTÓRICO DO SERVIÇO SOCIAL NO PROCESSO DE REPRODUÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS ENTRE CAPITAL E O TRABALHO, VÁRIOS FORAM OS EVENTOS REPRESENTADOS POR ESSE PERÍODO. ENTRE ELES, TIVEMOS OS TRÊS CÓDIGOS DE ÉTICA DA PROFISSÃO: 1 CÓDIGO DE ÉTICA DO ASSISTENTE SOCIAL – REGULAMENTA A PROFISSÃO DO ASSISTENTE SOCIAL; 2 CÓDIGO DE ÉTICA DO ASSISTENTE SOCIAL – OBRIGA OS ASSISTENTES SOCIAIS A RESPEITAR AS EXIGÊNCIAS NA LEGISLAÇÃO QUE LHE É ESPECÍFICA . 3 CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL – PROMULGADO PELO CONSELHO FEDERAL DE ASSISTENTES SOCIAIS. 
DE ACORDO COM O ENUNCIADO, ASSINALE A ALTERNATIVA QUE REPRESENTA OS ANOS QUE FORAM APROVADOS OS CÓDIGOS DE ÉTICA DA PROFISSÃO NO PERÍODO CONSERVADOR: 
R- 1947; 1965; 1975
A PERSPECTIVA DE RUPTURA DO MOVIMENTO DE RENOVAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL PERMITE REDIMENSIONAR A PRÁTICA PROFISSIONAL NO SENTIDO DE UMA ATUAÇÃO MAIS AMPLA E COM UMA DIREÇÃO POLÍTICA DEFINIDA NO SENTIDO DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, ATENDENDO OS INTERESSES DAS CLASSES MAIS EMPOBRECIDAS NO ESPAÇO URBANO. A PROFISSÃO PASSA A SE ARTICULAR COM AS LUTAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS VISANDO A GARANTIA DE DIREITOS DE CIDADANIA E A ORGANIZAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA. O PROCESSO DE REDEMOCRATIZAÇÃO NO BRASIL, NA SEGUNDA METADE DA DÉCADA DE 1970, OS CÓDIGOS DE ÉTICA DO ASSISTENTE SOCIAL DA DÉCADA DE 1980 E 1990 E O IMPULSO VERIFICADO NAS ENTIDADES ORGANIZATIVAS DA PROFISSÃO, BEM COMO ASS REVISÕES CURRICULARES NO MESMO PERÍODO, CONTRIBUÍRAM PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO PROFISSIONAL COM DIREÇÃO SOCIAL DEFINIDA, ABRINDO ALTERNATIVAS PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL, INCLUSIVE NO ESPAÇO URBANO ( GOMES, 2007).
DE ACORDO COM O CONTEXTO ABORDADO NO ENUNCIADO E DISPONÍVEL NO MATERIAL DE ESTUDO, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA: 
R- A ECLOSÃO DO MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO NA AMÉRICA LATINA FOI UMA CONSEQUÊNCIA DA CRISE ESTRUTURAL DO MODELO DE PRODUÇÃO
 CAPITALISTA. 
O DESDOBRAMENTO DA QUESTÃO SOCIAL É TAMBÉM A QUESTÃO DA FORMAÇÃO DE CLASSE OPERÁRIA E DE SUA ENTRADA NO CENÁRIO POLÍTICO, DA NECESSIDADE DE SEU RECONHECIMENTO EM NÍVEL DE ESTADO, E ASSUME DA IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS QUE, DE CERTA MANEIRA, LEVAM EM CONSIDERAÇÃO SEUS INTERESSES. 
COM BASE NOS FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DO SERVIÇO SOCIAL, É CORRETO AFIRMAR QUE A QUESTÃO SOCIAL É: 
R- O OBJETO DE INTERVENÇÃO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL. 
A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA PROFISSÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL TEM COMO MARCO HISTÓRICO O VÍNCULO COM AS PRÁTICAS DESENVOLVIDA PELA IGREJA CATÓLICA E O RECONHECIMENTO DA PROFISSÃO PELO ESTADO. PORÉM, É IMPORTANTE DESTACAR QUE, APÓS A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL, AS OBRAS E INSTITUIÇÕES DE CUNHO ASSISTENCIAL QUE SURGIRAM FORAM IMPORTANTES PARA O DESENVOLVIMENTO DA AÇÃO SOCIAL E DAS PRIMEIRAS ESCOLAS DE SERVIÇO SOCIAL . ISSO SE DEU COM A PARTICIPAÇÃO DE GRANDES MOVIMENTOS OPERÁRIOS NO PERÍODO DE 1917 A 1921 AO EXPLICITAREM PARA A SOCIEDADE A EXISTÊNCIA DA QUESTÃO SOCIAL E A NECESSIDADE DE COMBATER A DESIGUALDADE LATENTE.
CONSIDERANDO O ENUNCIADO ACIMA, RESPONDA POR QUEM ERAM COMPOSTAS ESSAS INSTITUIÇÕES: 
R- AS INSTITUIÇÕES ERAM COMPOSTAS POR FAMILIARES PERTENCENTES À BURGUESIA PAULISTA E CARIOCA QUE DESENVOLVIAM AÇÕES DIFERENTES DAS TRADICIONAIS DE CARIDADE, POIS CONTAVAM COM UM SUPORTE DO ESTADO. 
DE ACORDO COM IAMAMOTO ( 2004, P.130) 
OS ASSISTENTES SOCIAIS ATUAM NO SETOR PRIVADO EM PROGRAMAS DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO, SAÚDE DO TRABALHADOR, GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS, PREVENÇÃO DE RISCO SOCIAL, CÍRCULOS DE QUALIDADE, GERENCIAMENTO PARTICIPATIVO, CLIMA SOCIAL, SINDICALISMO DA EMPRESA, REENGENHARIA, ELABORAÇÃO E ORÇAMENTO SOCIAIS ENTRE OUTROS PROGRAMAS. 
NESSE SENTIDO, ANALISE AS AFIRMATIVAS A SEGUIR NO QUE DIZ RESPEITO ÀS COMPETÊNCIAS EXIGIDAS AO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE. 
ENGAJAMENTO NA LUTA PELA DEMOCRATIZAÇÃO ALIADO AOS MOVIMENTOS SINDICAIS DAS ENTIDADES PRIVADAS QUE IDENTIFICA A CLASSE DE TRABALHADORES. 
INTERDISCIPLINARIDADE COM OS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS. 
PRO- ATIVIDADES, FLEXIBILIDADE, DOMÍNIO DE INFORMÁTICA EM ATENDIMENTO AO PÚBLICO, USUÁRIO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL. 
CONHECIMENTOS TEÓRICO- METODOLÓGICO QUE REÚNE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS COM CONSTANTE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA. 
É CORRETO O QUE SE AFIRMA EM: 
R- IV
AS GRANDES INSTITUIÇÕES ASSISTENCIAIS DESENVOLVEM – SE NUM MOMENTO EM QUE O SERVIÇO SOCIAL, COMO PROFISSÃO LEGITIMADA DENTRO DA DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO. 
É UM PROJETO AINDA EM ESTADO EMBRIONÁRIO; É A ATIVIDADE PROFUNDAMENTE MARCADA E LIGADA À SUA ORIGEM CATÓLICA, E DETERMINADAS FRAÇÕES DE CLASSES, AS QUAIS AINDA MONOPOLIZAM SEU ENSINO E PRÁTICA. NESSE SENTIDO, O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL SERÁ TAMBÉM O PROCESSO DE PROFISSIONALIZAÇÃO DOS ASSISTENTES SOCIAIS FORMADOS NAS ESCOLAS ESPECIALIZADAS. 
O SERVIÇO SOCIAL REAPARECE MODIFICADO, DENTRO DO APARELHO DE ESTADO E GRANDES INSTITUIÇÕES ASSISTENCIAIS , GUARDANDO, CONTUDO, SUAS CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS. 
O SERVIÇO SOCIAL MANTÉM SUA AÇÃO EDUCATIVA E DOUTRINÁRIAS DE “ ENQUADRAMENTO ” DA POPULAÇÃO CLIENTE ( SILVA; SILVA; JÚNIOR APUD IAMAMOTO E CARVALHO, 2008, P.7)
COM BASE NO ENUNCIADO ACIMA E NO MATERIAL DE ESTUDO, RESPONDA A ALTERNATIVA CORRETA: 
R- AS PRIMEIRAS GRANDES INSTITUIÇÕES SOCIAIS ONDE SE CONSTITUÍRAM OS PRIMEIROS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL: O CONSELHO NACIONAL DE SERVIÇO SOCIAL (CNSS) , O SERVIÇO SOCIAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL (SENAI) , O SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO (SESC) E A LEGIÃO BRASILEIRA DE ASSISTÊNCIA ( LBA).