Demonstrativo de Mutações Patrimoniais (dmp)
1 pág.

Demonstrativo de Mutações Patrimoniais (dmp)


DisciplinaAdministração143.384 materiais1.026.863 seguidores
Pré-visualização1 página


Demonstrativo de Mutações Patrimoniais (DMP)


O que é o Demonstrativo de Mutações Patrimoniais?

Esse demonstrativo é um documento robusto, pois busca demonstrar toda a movimentação existente de todas as contas do patrimônio durante o exercício social atual da empresa.

Temos que as empresas que executam essa demonstração, ao final de cada exercício social, têm por obrigação prestar contas sobre as diversas demonstrações contábeis que possuem as informações importantes sobre a atual situação financeira e patrimonial da empresa.


Demonstrativos que são obrigatórios

De uma maneira geral, temos como obrigatórios os demonstrativos que são referentes aos chamados Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultados do Exercício, Demonstrativo de Resultados Abrangentes, Demonstração do Fluxo de Caixa, Notas Explicativas e a Demonstração de Mutações do Patrimônio.


Como as mudanças de patrimônio estão relacionadas a essa demonstração?

Diante disso, todas as mudanças que ocorrem no patrimônio da empresa estão relacionadas, diretamente, com a Demonstração das Mutações, entre as quais há a integralização do capital, destinação de resultados do período, acréscimo ou redução das reservas da empresa.

De acordo com o estabelecido na Resolução nº 1.185, a qual foi publicada pelo Conselho Federal de Contabilidade, em 2009, busca inferir que a divulgação dessa demonstração, assim como o Balanço Patrimonial, tornou-se totalmente obrigatória. Temos ainda que esse demonstrativo foi adotado para que fosse possível substituir a Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados (DLPA).


Quais as principais informações da DMP?



Pré-visualização de imagem de arquivo
Análise de dados informativos no demonstrativo


  1. Saldos existentes no início de todo período;
  2. Acréscimo de capital;
  3. Compensação de prejuízos;
  4. Ajustes realizados em exercícios passados;
  5. Distribuição de lucros;.
  6. Reavaliação dos ativos;
  7. Redução de capital;
  8. Resultado Líquido do exercício.


Elementos que visam alterar o total do patrimônio

  • Aumento proveniente do lucro ou da redução pelo prejuízo;
  • Aumento decorrente da possível reavaliação de ativos;
  • Aumento ou diminuição através dos ajustes realizados em anos anteriores;
  • Aumento a partir do valor que foi alienado das partes beneficiárias e bônus subscritos;
  • Aumento por subscrição e integralização de capital;
  • Recebimento de valor superior ao valor nominal da integralização de ações ou o preço de ações emitidas sem valor nominal;
  • Diminuição por parcelas do lucro apurado.


  • Elementos que não conseguem alterar o patrimônio



    Pré-visualização de imagem de arquivo
    Conjunto de moedas que demonstram a manutenção dos recursos


    1. Compensação de prejuízos com a utilização de reservas;
    2. Aumento de capital, buscando-se utilizar os lucros e as reservas;
    3. Utilizar do lucro considerado líquido que foi concebido durante o exercício, diminuindo da conta os lucros acumulados para a composição de reservas.


    Procedimento necessário para que se possa elaborar uma DMP

    Para elaborar uma Demonstração das Mutações do Patrimônio, torna-se necessário que relacionemos as movimentações que foram realizadas durante todo o exercício social em contas que venham a compor o Patrimônio Líquido.

    Todos os demonstrativos contábeis são relatório de extrema importância para que a gestão de uma determinada empresa seja o máximo possível eficiente e eficaz. Contendo todas essas informações, é possível avaliarmos se uma certa organização apresenta uma situação considerada, contabilmente, equilibrada ou se há entraves que precisam ser solucionados com urgência a partir do próximo exercício social a fim de que se possa garantir a solidez da companhia.


    Conclusão

    Em síntese, temos que a Demonstração de Mutações do Patrimônio, conhecido também como DMP, faz parte de um rol de instrumentos que são essenciais para que haja o apoio da gestão administrativa, econômica e financeira.

    Diante disso, temos que um bom funcionamento de uma empresa depende, indubitavelmente, do controle e da gestão de todas as suas movimentações, que inclui todas as informações financeiras, contábeis, fiscais e muitas outras.

    Por fim, essas demonstrações contábeis são sempre utilizadas para que os fatos da organização possam ser colhidos, organizados e divulgados. Então, dessa forma, tais ferramentas demonstram a vida da empresa e sua respectiva evolução, assim como onde os recursos deverão ser aplicados para a melhor gestão da organização, além do fato de que ter profissionais qualificados e devidamente habilitados são essenciais para que exista uma DMP elaborada de forma mais perfeita possível.