Fornecedor
1 pág.

Fornecedor


DisciplinaAdministração145.339 materiais1.050.077 seguidores
Pré-visualização1 página

Fornecedor

Fornecedor é uma palavra popular em nossa sociedade, mesmo quem não tenha estudado disciplinas de administração, economia e contabilidade, ou ainda que não seja um empresário, como consumidor, e cidadão em nossa sociedade, já se identificamos o significado da palavra. Porém, de uma forma mais teórica, temos no Código do Consumidor, Artº 3, Lei 8078/1990, a seguinte definição:

Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.

O Artigo em questão ainda possui mais dois incisos, que o abordam sobre produto poder ser de natureza material, que é classificado como tangível na contabilidade, exemplo computadores, ou imaterial, intangíveis, exemplo os softwares dos computadores. E também a necessidade de haver fins econômicos, através de remunerações, operações de crédito, ou seja, uma movimentação financeira, para caracterizar como Fornecedor o provedor daquele serviço ou produto.



HTML image 0
Fornecedor


Classificação de Fornecedores

Podemos classificar os fornecedores em três tipos:


  • Monopolistas
  • Habituais
  • Especiais

Os primeiros se referem aos Fornecedores de produtos especiais, exclusivos, podemos pensar como exemplo uma roupa de marca, o Fornecedor irá revender esse produto pelo preço que acha mais adequado, uma vez que ele pressupõem o quanto essa roupa é única e especial, agregando assim valor a cada peça.

Os segundos nos oferecem produtos básicos, habituais ao nosso dia a dia, comumente chamados de Fornecedores tradicionais, seus preços funcionam por cotações, e usualmente os seus preços de venda são fechados em lotes. Podemos pensar como exemplo o café no Brasil. Produto sempre disponível em nossas prateleiras, e que possui sua cotação diária.

E os últimos, como o nome intui, são Fornecedores ocasionais, possuem esporadicidades na oferta de seus produtos, atípicos ao nosso dia a dia, como exemplo, podemos pensar em cardápios regionais, como os caranguejos em restaurantes de frutos do mar, os Fornecedores não podem oferecer todos os meses esse produto aos seus clientes, porque precisam respeitar as leis de proteção da espécie.


Como escolher o melhor Fornecedor

A escolha dos melhores Fornecedores para uma empresa é crucial na sua performance, temos uma relação direta entre uma eficiência em gestão e alcance do objetivo da empresa, que é o lucro. Portanto, é muito importante a seleção de produtos ou serviços de Fornecedores bem avaliados, afinal, eles irão influenciar diretamente no exercício e nos resultados da empresa.

Podemos listas abaixo uma lista de itens para avaliação da qualidade de um Fornecedor, dificilmente todos os itens irão ser gabaritados pelo prestador, porém, nos servem como elementos para uma análise dos seus potenciais.

Os 10 itens para avaliação dos Fornecedores são:


  • Competência; verifique como ele é avaliado pelos demais compradores
  • Capacidade; esse fornecedor é capaz de suprir a sua demanda necessária? como são seus prazos para entrega?
  • Compromisso; analisar os prazos e datas cumpridos conforme acordado
  • Controle; quais são suas políticas internas? possui uma gestão de qualidade? afinal um fornecedor também é uma empresa
  • Estabilidade Financeira; é importante que o fornecedor não te deixe na mão por problemas financeiros em seu exercício
  • Consistência no seu produto ou serviço oferecido; avalio como um dos pontos mais importantes, um fornecedor deve ter um padrão em sua qualidade, caso não haja, a sua empresa, consequentemente também não possuirá.
  • Cultura; estamos em tempos que a consciência ambiental e social está em pauta, e pode ser fator determinada na escolha de compra dos clientes, portanto é interessante verificar como são os princípios do seu fornecedor
  • Limpeza
  • Comunicação; o contato é algo crucial na negociação com o seu fornecedor, e essa vai além da fixação dos preços de compra/venda



HTML image 1
Contrato