1 pág.

Pré-visualização|Página 1 de 1
Fato administrativo
Os Fatos Administrativos são importantes objetos de contabilização.
O Fato Administrativo é a ação que provoca modificação no Patrimônio da entidade, portanto, é um objeto de contabilização por meio de conta de resultado ou conta patrimonial, sendo capaz ou não, de alterar o Patrimônio Líquido.
O termo "Fato Administrativo" surgiu da bibliografia contábil do início do século XX, período este que a Administração ainda não havia se aperfeiçoado como uma ciência ou prática autônoma, de forma independente da Contabilidade. Mesmo o conceito possuindo relação direta com a Teoria Contábil, contudo, modernamente pode-se afirmar existirem nas organizações os seguintes fatos:
- Fato administrativo;
- Fato contábil;
- Fato patrimonial (contexto econômico);
- Fato jurídico;
- Fato social (contexto sociológico);
Classificação dos Fatos Administrativos
Existem diferentes tipos de Fatos Administrativos.
Os fatos administrativos podem:
- Representar trocas entre elementos ativos, passivos ou ambos, sem provocar variações no Patrimônio Líquido, sendo sub-divididos em:
- Permutativos;
- Qualitativos;
- Compensativos.
- Provocar variações no Patrimônio Líquido, sendo classificados como:
- Modificativos;
- Quantitativos.
- Envolver um fato permutativo e um modificativo, simultaneamente:
- Mistos;
Permutativos, Qualitativos ou Compensativos
São fatos que provocam uma permuta entre elementos do:
- ativo;
- passivo;
- ou de ambos.
Porém nessas variações nenhuma alteração no Patrimônio Líquido é realizada, apenas a composição qualitativa dos elementos pertencentes ao Patrimônio são alteradas, por exemplo:
- A compra de uma máquina à vista - ocorreu a troca de um bem (dinheiro) por outro bem (_máquina), neste caso ambos os elementos são pertencentes ao ativo.
Modificativos ou Quantitativos
São fatos que modificam a formação do Patrimônio e modificam de forma positiva (modificativos aumentativos) ou de forma negativa (modificativos diminutivos) a situação líquida da empresa. A seguir é apresentado um exemplo de modificativo aumentativo e diminutivo:
- Modificativos aumentativos: Relação entre uma conta patrimonial e uma conta de receita, aumentando o Patrimônio Líquido (PL), exemplos:
- Receita de vendas;
- Receita de aluguel.
- Modificativos diminutivos: Relação entre uma conta patrimonial e uma conta de despesa, diminuindo o Patrimônio Líquido (PL), exemplo:
- Pagamento de despesas em geral.
Mistos ou Compostos
São as ações que envolvem simultaneamente um fato permutativo (qualitativo) e um fato modificativo (quantitativo), alterando o Patrimônio Líquido (PL), em outras palavras, é a troca de elemento patrimonial com lucro ou prejuízo. Os fatos mistos podem ser aumentativos ou diminutivo:
- Mistos aumentativos: Relação entre duas ou mais contas patrimoniais e, também, uma ou mais contas de receita, exemplos:
- Recebimento de duplicatas com juros;
- Pagamento de duplicatas com desconto;
- Reforma de dívida com desconto;
- Vendas com lucro;
- Pagamentos de obrigações com desconto.
- Mistos diminutivos: relação entre duas ou mais contas patrimoniais e, também, uma ou mais contas de despesa , exemplos:
- Recebimento de duplicatas com desconto;
- Pagamentos de duplicatas com juros;
- Reforma de dívida com juros.
Resumo
Os fatos contábeis alteram o Patrimônio através de dois aspectos básicos: o qualitativo e o quantitativo.
Ao observar os fatos permutativos, percebe-se que estes causam variações especificamente qualitativas, ou seja, altera-se apenas a natureza dos elementos patrimoniais envolvidos.
Os fatos modificativos e os fatos mistos ocasionam alterações reais na expressão monetária da situação líquida, em outra palavras, provocam variações de natureza quantitativa.
Observação Final
Não confunda fato com ato administrativo. O ato administrativo não gera de imediato qualquer modificação no Patrimônio, assim não devendo ser registrado na contabilidade, ao contrário do fato administrativo.
Por exemplo,designar um colaborador a realizar uma determinada tarefa constitui um ato administrativo. No entanto, a ação de pagar o seu salário constitui um fato administrativo, pois o Patrimônio da entidade está sendo alterado.