Buscar

GEOGRAFIA ECONÔMICA E DA INDUSTRIA 3 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GEOGRAFIA ECONÔMICA E DA INDUSTRIA
3a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
	
PPT
	
MP3
	 
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Na teoria da localização das indústrias, Alfred Weber adotou parcialmente o conceito de produção agrícola de von Thunen e transformou-o em uma análise dos fatores que influenciam a localização da indústria durante os períodos de desenvolvimento e crescimento. 
A Teoria de Alfred Weber tinha como principal base para justificar a localização das indústrias:
		
	 
	A presença de figuras políticas
	
	A maximização dos lucros
	 
	Os custos de transporte
	
	A localização do mercado consumidor
	
	O tamanho das cidades do entorno
	Respondido em 24/09/2019 08:56:52
	
Explicação:
Alfred Weber desenvolveu a teoria da localização industrial onde afirmava que os custos operacionais, sobretudo transporte, era o principal elemento a ser considerado pelo empreendedor, quando planeja a sua planta industrial.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Leia o texto
O geógrafo alemão Walter Christaller foi o autor da mais difundida teoria geográfica fica sobre a urbanização: a teoria dos lugares centrais, desenvolvida em sua tese de doutoramento intitulada "Os Lugares Centrais no Sul da Alemanha, defendida em 1932 e publicada em 1933. Christaller rompeu com o método usual dos geógrafos da época, tradicionalmente descritivo e indutivo, partindo para uma proposição dedutiva, em busca de uma formulação genuinamente teórica e pioneira nos estudos sobre a urbanização, que até então se baseavam em três abordagens: a geográfica, a histórica e a estatística.
Disponível em . Acesso em 13 nov 2018.
A formação principal de Walter Christaller para o desenvolvimento de sua teoria era:
		
	 
	Filosofia
	
	Matemática
	
	Astronomia
	
	Física
	 
	Geografia
	Respondido em 24/09/2019 08:56:56
	
Explicação:
Walter Christaller era geógrafo econômico e é autor de uma das mais conhecidas teoria geográficas associadas à urbanização: A teoria dos lugares centrais.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	August Lösch (1906 a 1945) foi um geógrafo e economista alemão que estudou na Universidade de Harvard e, nos Estados Unidos.  O cientista acreditava que  localização ótima de uma indústria é aquela que proporciona o menor custo de produção possível, sendo o fator transporte o aspecto primordial desses custos.  Dentro desse contexto, o alemão considerava alguns fatores, como forças aglomerativas.  
Associe as forças aglomerativas e o seu significado
1 - Economias de escala
2 - Economias de localização
3 - Economias de urbanização
    
(  ) Resultam da redução dos custos unitários graças à aglomeração de firmas do mesmo setor ou vinculadas em um mesmo espaço restrito;
Economias de urbanização
(   ) Referem-se às economias internas das firmas, que aumentam de acordo com o seu tamanho, ou seja, há diminuição nos custos unitários de produção em virtude do aumento na escala de produção da própria firma
(   ) Resultam das vantagens internas à área urbana, independentes da natureza da firma, em decorrência da oferta de infraestrutura (transporte, energia elétrica, água, comunicações etc.), serviços especializados (instituições bancárias, técnicos de suporte, consultores, etc.) e mercado
Economias de complexo industrial
A resposta é:
		
	 
	3, 2, 1
	
	1, 2, 3
	
	1, 1, 2
	 
	2, 1, 3
	
	3, 1, 3
	Respondido em 24/09/2019 08:57:02
	
Explicação:
Economias de escala: Referem-se às economias internas das firmas, que aumentam de acordo com o seu tamanho, ou seja, há diminuição nos custos unitários de produção em virtude do aumento na escala de produção da própria firma;
Economias de localização: Resultam da redução dos custos unitários graças à aglomeração de firmas do mesmo setor ou vinculadas em um mesmo espaço restrito;
Economias de urbanização: Resultam das vantagens internas à área urbana, independentes da natureza da firma, em decorrência da oferta de infraestrutura (transporte, energia elétrica, água, comunicações etc.), serviços especializados (instituições bancárias, técnicos de suporte, consultores, etc.) e mercado
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A Teoria dos Ciclos Longos, ou Teoria dos Ciclos de Kondratiev, foi criada pelo economista russo Nikolai Kondratiev, durante o período de domínio da União Soviética. Esta teoria defende que a dinâmica econômica global, a partir da Primeira Revolução Industrial, foi e é constituída de ciclos, onde fases de expansão econômica são seguidas, contiguamente, de fases recessivas.
Disponível em . Acesso em 13 nov 2018.
O primeiro Ciclos de Kondratiev começou com:
		
	
	A Revolução Francesa
	
	A Segunda Revolução Industrial
	
	A Primeira Guerra Mundial
	
	A Segunda Guerra Mundial
	 
	A Primeira Revolução Industrial
	Respondido em 24/09/2019 08:57:09
	
Explicação:
O cientista desenvolveu uma teoria que afirmava que o capitalismo era praticado de tal forma que teria ciclos de crescimento e crise, ao longo da História, começando pela Primeira Revolução Industrial.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	 
FMP Concursos 2011
A emergência de novos centros dinâmicos de crescimento no interior do Brasil associada à persistência das desigualdades regionais e à preservação do meio ambiente tem aumentado o interesse pela análise econômica regional. No estudo desta área, a teoria dos polos de crescimento elaborada pelo economista francês François Perroux afirma que: 
I.    o crescimento acaba difundindo-se a partir desses pólos de crescimento para outras regiões, através de diversos canais de integração (meios de transporte e comunicações, comércio de bens finais, matérias-primas e insumos industriais). 
II.    o polo de crescimento caracteriza-se pela indústria motriz, que promove o crescimento, ao exercer efeitos de encadeamentos entre setores e regiões. Os efeitos de encadeamento gerados pela indústria motriz no interior do polo geram economias externas (infraestruturas, proximidade dos consumidores, mão-de-obra e serviços especializados) que atraem as atividades econômicas. 
III.    a teoria dos polos apresenta pontos comuns com a teoria da localização de Alfred Weber e August Lösch, uma vez que o crescimento ocorre de forma localizada. A relação básica entre as duas teorias encontra-se nas economias de aglomeração geradas nos polos urbanos-industriais. Elas resultam das interdependências entre as atividades e das economias externas. Isso explica a concentração industrial e os complexos industriais localizados no Brasil e no mundo. 
Analisando as afirmativas, pode-se dizer que:
		
	
	Apenas as alternativas I e II estão corretas
	 
	Todas as alternativas estão corretas
	
	Apenas as alternativas I e III estão corretas
	 
	Apenas a alternativa I está correta
	
	Apenas as alternativas II e III estão corretas
	Respondido em 24/09/2019 08:57:14
	
Explicação:
O economista François Perroux afirmava que esses grandes pólos industriais de crescimento podem surgir em torno de uma aglomeração urbana importante, como é o caso da cidade de Paris ou perto de grandes fontes de matérias-primas, como no Vale da Ruhr, onde há carvão e minério de ferro.  Também podem ser citados como pólos de aglomeração os locais de passagem e fluxos comerciais significativos, como é o caso Médio Vale do Rio Paraíba do Sul, na Região Sudeste do Brasil, ou ainda em torno de uma grande área agrícola dependente.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A partir de sua obra Uber den Standort er Industrien, publicada em 1909, Max Weber desenvolveu a primeira grande tentativa de teorizar a localização industrial. De acordo com Weber, o fator fundamental na decisão da localização industrial é:
		
	 
	A separaçãoentre os ricos e pobres
	
	O processo de desenvolvimento das atividades agrárias
 
	 
	A distância entre a planta de produção, os recursos e o mercado
	
	O desenvolvimento de medidas protecionistas
	
	A possibilidade de implantação do mercantilismo
	Respondido em 24/09/2019 08:57:21
	
Explicação:
Na versão do economista alemão, a localização da atividade produtiva está atrelada puramente às condições econômicas de produção e de distribuição.  O que isso quer dizer?  Que o empresário, na hora de escolher o local de sua indústria, preocupa-se principalmente com custos, ou seja, onde há minimização dos custos totais de transporte, definidos pela soma dos custos de aquisição e de distribuição.

Continue navegando