Buscar

vap 2 ciencia

Prévia do material em texto

Título: ciclo da agua 
Justificativa:
 Esta atividade sera desenvolvida para que os alunos possam explorar os cinco passos de uma investigação científica: observação, registro, questionamento, experimentação e conclusão.
Objetivo:
Construir um terrário para observar, experimentar e simular o funcionamento de ambientes naturais e alterações por mudanças de certas condições ambientais.
Esse tipo de terrario são os que ficam fechados com uma tampa ou plástico, nele é necessário verificar a umidade da terra e regar com borrifador quando necessário.
Nesse tipo de terrario se observa o ciclo da água. A água que penetrou nas plantas pelas raízes vai evaporar-se e formar gotículas sobre as folhas e nas paredes do recipiente,quando a umidade chegar ao ponto de saturação, a água vai condensar nas paredes do terrário, como se fosse uma chuva.
A montagem e a observação de um terrário pode ser uma forma de trazer um pedacinho da natureza para dentro da sala de aula, aproximando-a dos alunos. A montagem do terrário poderá ser utilizada convenientemente para estimular o trabalho em grupo e a divisão de tarefas. A observação do terrário poderá ser um bom início para um diário, estimulando a rotina de observações e de anotações sistemáticas. O terrário poderá ser utilizado para simular diferentes ambientes, testar hipóteses e curiosidades dos alunos
Material necessário:
·	 Aquário vazio;
·	 Vidro ou garrafa PET;
·	 Tesoura;
·	 Areia;
·	 Terra adubada;
·	 Pedras;
·	 Água;
·	 Regador;
·	 Colher;
·	 Varetas ou palitos de picolé;
·	 Plantas;
·	animais pequenos
·	 Plástico;
·	 Fita adesiva.
·	 Etiquetas.
Desenvolvimento:
·	Corte uma garrafa PET a 2/3 do tamanho e lave-a bem. A seguir, coloque uma camada de pedras até cobrir o fundo da garrafa.
·	Coloque uma camada de areia sobre as pedras (aproximadamente 2,5cm) e outra com terra adubada.
·	Selecione algumas mudas de plantas e coloque-as dentro da garrafa (maiores no meio e menores ao redor) com ajuda das varetas ou palitos de picolé para enterrar as raízes das plantas.
·	Coloque algumas pedrinhas na garrafa e, se puder, algumas minhocas.
·	Cubra a boca da garrafa com um plástico e prenda com fi ta adesiva ou com um elástico.
·	A seguir, coloque uma etiqueta indicando o dia em que foi feito o terrário.
·	A recomendação é que o terrário fique num ambiente bem iluminado, porém sem incidência de luz direta do Sol.
Considerações finais:
Com esta atividade podemos observar que depois de fechar o vidro, o ciclo começa. A água penetra pela raiz e é liberada por meio das folhas, pela evaporação.
Como o espaço não é suficiente para absorver todo o vapor que fica nas paredes e no teto do recipiente, quando a umidade chega ao ponto em que a terra já não consegue absorver a água (saturação), ocorre uma espécie de chuva que devolve a água ao solo.
O terrário se mantém sozinho, mas verifique toda semana se é necessário colocar um pouco de água. Deve-se ter o cuidado de não exagerar na água, para as raízes das plantas não apodrecerem.
Você pode colocar mais plantas ou substituí-las.

Continue navegando