Buscar

Atividade Gerenciamento de Projeto - UTFPR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

�
Universidade Tecnológica Federal do Paraná�MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
CAMPUS PONTA GROSSA
DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA – DAINF
Disciplina: Projeto de Software��
�
Disciplina: Projeto de Software
- As respostas devem estar em fonte AZUL
Nomes: LUCAS VANJURA E EDUARDO NATAN
Ras: 1924737 e 1923404
ATIVIDADE – Revisão de Gerenciamento de Software
Explique a importância dos 4Ps na gerência de projeto de software.
A organização das pessoas para que cada uma trabalhe de acordo com sua função e cumprindo seu papel durante todos os processos , garante eficiência no Projeto.
Definir e coordenar os processos, que são apropriados para o produto, isso evita que futuramente se tenha retrabalho e desperdício de recursos.
O planejamento para uso de métodos e práticas de como conseguir obter todos os requisitos do produto, e verificar constantemente os requisitos previamente estabelecidos, tornam maiores as chances da entrega do produto com qualidade.
O projeto de software quando verifica o esforço, tempo e outros recursos durante todo o projeto, tem um melhor controle do projeto e dá a chance de pensar e trabalhar para ter como resultado um produto final de qualidade.
Explique por que os melhores programadores nem sempre se tornam os melhores gerentes de software. Pode ser útil basear suas respostas na lista de atividades de gerenciamento.
Porque para ser gerente, é necessário que a pessoa tenha várias habilidades, como habilidades de liderança, organização, comunicação, etc. Portanto, ter habilidades apenas em programação não se encaixa em um fator relevante para tornar a pessoa um bom gerente 
Explique por que o processo de planejamento de software é iterativo e por que um plano deve ser continuamente revisado durante um projeto de software.
No início do projeto muitas vezes nos deparamos com informações que não são precisas. Dessa forma no decorrer no projeto, o mesmo precisa ser revisado, testado e modificado. Com a utilização dessas etapas o software evolui, e concomitantemente as informações se tornam mais claras, o que dá mais segurança para o projeto.
Explique brevemente o propósito de cada uma das seções em um plano de projeto de software.
1. Introdução: é onde se descreve o objetivo do projeto e também estabelece prazos e orçamentos que podem vir a se tornar alguma restrição no futuroOrganização do 
2. Projeto: Descreve como a equipe vai estar organizada e qual a função de cada um 
3. Análise de Risco: Descreve quais os possíveis riscos do projeto, a probabilidade desses riscos ocorrem e planos para diminuir esses riscos.
4. Requisitos de recursos de hardware e de software: elicita a necessidade de hardware e software de apoio para o projeto, caso seja necessário comprar novas máquinas pode ser incluído os orçamentos e prazos de entrega.
5. Estrutura Analítica: Estabelece a estrutura analítica que será seguida no projeto, identifica os marcos e estabelece os produtos que serão entregues em cada atividade.
6. Cronograma do Projeto: apresenta as dependências entre as atividades, os prazos para cada marco e a necessidade de recursos humanos para a realização de cada atividade.
7. Mecanismo e monitoração de elaboração de relatórios: define os relatórios de gerenciamento que devem ser gerados e quando eles devem ser gerados, e os mecanismos de monitoração.
Qual a diferença entre um marco e um produto?
Os produtos podem ser caracterizados como marcos, mas um marco nem sempre é um produto. Um marco é um determinado ponto final onde é possível reconhecer uma atividade do processo de software, ou seja, uma etapa concluída. Um produto, é o resultado de projeto que foi entregue ao cliente, nesse ponto todos os marcos foram concluídos, o produto é geralmente entregue ao final de alguma fase importante do projeto.
Seu cliente solicitou a entrega do software em um cronograma que você sabe que só poderá ser cumprido se sua equipe de projeto trabalhar horas extras sem remuneração. Todos os membros da equipe têm filhos pequenos. Explique se você deve aceitar ou se você deve persuadir a sua equipe a dar seu tempo para a organização em vez de suas famílias. Que fatores podem ser significativos para a sua decisão?
Como gestor do Projeto de Software, sei que não terei sucesso se não levar em consideração as pessoas da equipe, e ser franco franco com o cliente não é algo errado. Por outro lado se garantisse a conclusão do projeto no prazo estabelecido pelo cliente, as chances desse produto não ter qualidade ou até nem ser entregue no prazo são grandes, isso enfraqueceria tanto a relação com as pessoas da equipe como a relação com o meu cliente. 
Como programador você recebe uma promoção para ser o gerente de projeto, mas sente que pode prestar uma contribuição mais eficiente na função técnica do que na administrativa. Explique se você deve aceitar a promoção.
Não aceitaria, em alguns casos os funcionários recebem uma promoção pela sua competência mas no novo cargo acabam não tendo um rendimento tão bom quanto no cargo antigo, portanto, a empresa deve manter os funcionários onde eles possuem um melhor resultado e trocar os que não estão obtendo bons resultados.

Outros materiais