Buscar

Epidemiologia e Determinantes Sociais de Saúde

Prévia do material em texto

A epidemiologia se constitui na principal ciência de informação em saúde e é considerada a ciência básica da saúde coletiva. Segundo Rouquayrol (1999) epidemiologia é a ciência que estuda o processo saúde/doença em coletividades humanas, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças. As doenças podem estar relacionadas a uma diversidade de fatores de risco, que podem ser microbiológicos, toxicológicos, genéticos, sociais, ambientais e até mesmo religiosos e políticos. De acordo com essa definição são feitas as seguintes afirmações: I A epidemiologia explora a ecologia das doenças humanas. II A epidemiologia se dedica exclusivamente ao estudo da doença no indivíduo. III A epidemiologia se restringe ao estudo de doenças transmissíveis. IV A epidemiologia também considera fatores religiosos ou políticos desde que tenham influência sobre a prevalência da doença. Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	As afirmações I e IV são verdadeiras.
	
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	
	Apenas a afirmação I é verdadeira.
	
	
	As afirmações II e IV são verdadeiras.
	
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		O termo empregado na epidemiologia para fazer referência ao total de casos (doentes) existentes em uma comunidade chama-se:
	
	
	
	
	Pandemia
	
	
	Epidemia
	
	
	Incidência
	
	
	Endemia
	
	
	Prevalência
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		Vários fatores de ordem individual e coletiva interferem e são determinantes no processo saúde-doença, podendo levar à doença ou contribuir para o risco de adoecimento e manutenção dos agravos de saúde. Os fatores etiológicos podem ser de origem:
	
	
	
	
	Específica ou Inespecífica
	
	
	Natural ou Artificial
	
	
	Viral ou Bacteriana
	
	
	Endógena ou Exógena
	
	
	Animal ou Vegetal
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		A História Natural da Doença (HND) compreende as inter-relações do agente, do suscetível e do meio ambiente que afetam o processo global e seu desenvolvimento, desde as primeiras forças que criam o estímulo patológico no meio ambiente, ou em qualquer outro lugar, passando pela resposta do homem ao estímulo, até as alterações que levam a um defeito, invalidez, recuperação ou morte (Rouquayrol, 1999). Sobre os períodos que caracterizam a HND são feitas as seguintes afirmações: I O período pré-patogênico ocorre previamente à instalação do agente patogênico e é caracterizado pela ausência da doença. II O período pré-patogênico envolve medidas de atenção primária à saúde. III O período patogênico é caracterizado pela instalação do agente patogênico. IV O período pós-patogênico é caracterizado pela presença ou ausência de incapacidades ou invalidez conforme a doença que se instalou. Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	Apenas as afirmações III e IV são verdadeiras.
	
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	
	Apenas a afirmação II é verdadeira.
	
	
	Apenas as afirmações I e IV são verdadeiras
	
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		Leia o fragmento do artigo publicado em PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 17(1):77-93, 2007 disponível em As diversas definições de determinantes sociais de saúde (DSS) expressam, com maior ou menor nível de detalhe, o conceito atualmente bastante generalizado de que as condições de vida e trabalho dos indivíduos e de grupos da população estão relacionadas com sua situação de saúde. Para a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), os DSS são os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população. A comissão homônima da Organização Mundial da Saúde (OMS) adota uma definição mais curta, segundo a qual os DSS são as condições sociais em que as pessoas vivem e trabalham. Nancy Krieger (2001) introduz um elemento de intervenção, ao defini-los como os fatores e mecanismos através dos quais as condições sociais afetam a saúde e que potencialmente podem ser alterados através de ações baseadas em informação. Tarlov (1996) propõe, finalmente, uma definição bastante sintética, ao entendê-los como as características sociais dentro das quais a vida transcorre. Embora, como já mencionado, tenha-se hoje alcançado certo consenso sobre a importância dos DSS na situação de saúde, esse consenso foi sendo construído ao longo da história. Sobre a construção do consenso sobre a importância dos DSS na situação de saúde assinale a alternativa INCORRETA:
	
	
	
	
	O conflito entre saúde pública e medicina e entre os enfoques biológico e social do processo saúde-doença estiveram no centro do debate sobre a configuração desse novo campo de conhecimento, de prática e de educação.
	
	
	Entre os diversos paradigmas explicativos para os problemas de saúde, em meados do século XIX predominava a teoria miasmática, que conseguia responder às importantes mudanças sociais e práticas de saúde observadas no âmbito dos novos processos de urbanização e industrialização ocorridos naquele momento histórico.
	
	
	O principal desafio dos estudos sobre as relações entre determinantes sociais e saúde consiste em estabelecer uma hierarquia de determinações entre os fatores mais gerais de natureza social, econômica, política e as mediações através das quais esses fatores incidem sobre a situação de saúde de grupos e pessoas, já que a relação de determinação não é uma simples relação direta de causa-efeito.
	
	
	Virchow, um dos mais destacados cientistas vinculados a essa teoria, entendia que a ¿ciência médica é intrínseca e essencialmente uma ciência social¿, que as condições econômicas e sociais exercem um efeito importante sobre a saúde e a doença e que tais relações devem ser submetidas à pesquisa científica.
	
	
	Para conhecer a influência dos determinantes sociais de saúde em nível da sociedade basta avaliar os determinantes de saúde identificados em estudos com indivíduos.
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		Ressaltar a atuação sobre os determinantes socioambientais da saúde e políticas públicas intersetoriais, voltadas à melhoria da qualidade de vida das populações e reforçar a tendência de diminuição das responsabilidades do Estado, delegando aos indivíduos, progressivamente, o autocuidado são os objetivos das ações de:
	
	
	
	
	Problematização.
	
	
	Prevenção de doenças.
	
	
	Investigação do processo saúde/doença.
	
	
	Formulação de hipóteses.
	
	
	Promoção da saúde.
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		São parâmetros utilizados internacionalmente com o objetivo de avaliar, sob o ponto de vista sanitário, a higidez de agregados humanos, bem como fornecer subsídios aos planejamentos de saúde, permitindo o acompanhamento das flutuações e tendências históricas do padrão sanitário de diferentes coletividades consideradas à mesma época ou da mesma coletividade em diversos períodos de tempo. O texto faz referência ao conceito de:
	
	
	
	
	Notificações compulsórias.
	
	
	Doenças prevalentes.
	
	
	Doenças específicas.
	
	
	Indicadores de saúde.
	
	
	Pesquisa socioeconômica.
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		O coeficiente que mede a proporção de pessoas com uma determinada doença e que morrem em consequência dela, é chamado de:
	
	
	
	
	Incidência.
	
	
	Letalidade.
	
	
	Morbidade.
	
	
	Mortalidade Infantil.
	
	
	Taxa de ataque.
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		Os métodos e as técnicas da Epidemiologia são utilizados para detectar uma associação entre uma doença ou agravo e características de pessoa,tempo e lugar. Portanto, o primeiro passo para o entendimento de um problema de saúde ou de uma doença consiste em descrevê-lo por meio de variáveis de pessoa, tempo e lugar. Sabendo-se que as variáveis são os elementos do processo saúde-doença que se quer estudar, qual das opções abaixo refere-se à variável quantitativa?
	
	
	
	
	Está relacionada à situação de divórcio.
	
	
	Está relacionada a variações na situação ocupacional dos indivíduos.
	
	
	Pode ser referida baseando-se na situação conjugal.
	
	
	Pode ser manifestada em termos numéricos, como temperatura e pressão sanguínea.
	
	
	Está relacionada à diferença essencial, como por exemplo a variável gênero que inclui as categorias feminino e masculino
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		De acordo com a interferência do pesquisador no estudo, o tipo de estudo no qual o pesquisador não se limita à simples observação, mas interfere pela exclusão, inclusão ou modificação de um determinado fator é chamado de:
	
	
	
	
	Primário.
	
	
	Intervencional.
	
	
	Secundário.
	
	
	Observacional.
	
	
	Analítico.

Continue navegando