Buscar

QUESTIONARIO SOBRE PRODUÇÃO MAIS LIMPA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONARIO SOBRE PRODUÇÃO MAIS LIMPA
GESTÃO AMBIENTAL
O que é produção mais limpa
A produção mais limpa é uma estratégia ambiental preventiva e integrada nos processos, produtos e serviços para minimizar os impactos sobre o meio ambiente. aplicação contínua de uma estratégia econômica, ambiental e tecnológica integrada aos processos e produtos, a fim de aumentar a eficiência no uso de matérias‐primas, água e energia, por meio da não‐geração.
Quais os objetivos da produção mais limpa?
Aumentar a produtividade através do uso mais eficiente dos materiais, energia e água; Promover a melhora do desempenho ambiental através da redução de resíduos e emissões; Reduzir o impacto ambiental dos produtos em todo seu ciclo de vida através de um projeto ecológico e economicamente eficiente.
Qual a diferença entre produção mais limpa e a abordagem tradicional (fim‐de‐tubo)?
Na abordagem tradicional se pretende reação e os resíduos, os influentes e as emissões dão controlados através de equipamento de tratamento. Já a produção mais limpa é pretende a ação, e prevenção de geração de resíduos, influentes e emissões de fontes. Procurar evitar matérias-primas e potencialmente toxicas.
Quais as desvantagens da abordagem tradicional (fim‐de‐tubo)?
As desvantagens é que as Técnicas de Fim de Tubo são ações que apenas ajudam a diminuir o impacto ambiental de determinados resíduos, ao dar-lhes tratamento. Portanto, o Fim de Tubo só é válido para tratar aqueles resíduos que não puderam ser evitados no processo, sendo considerada uma alternativa de remediação por isso sai em desvantagem. 
Procure na internet tecnologias de produção mais limpa utilizadas.
As tecnologias limpas podem ser compreendidas como novos processos industriais ou mesmo processos industriais já existentes, porém alterados, com o objetivo de reduzir os impactos ambientais, o consumo de matérias-primas e o consumo energético utilizado durante o ciclo produtivo.
Exemplos de processos assim são culturas organizacionais de separação e reciclagem de materiais (tanto na área industrial, quanto na área administrativa), programas de replantio, utilização de maquinários para eliminar ou diminuir a emissão de gases e resíduos na natureza, diminuição de resíduos e a reciclagem de resíduos gerados nos processos produtivos, entre outros.
Qual a principal diferença entre produção limpa e produção mais limpa?
 Ecoeficiência e P+L implicam em reduzir o impacto ambiental do processo produtivo que está sendo realizado, independentemente se tal processo é sustentável ou não. Portanto, não há ligação obrigatória entre sustentabilidade e Produção Mais Limpa/Ecoeficiência. Já a Produção Limpa busca implantar um processo realmente limpo, ou seja, sustentável.

Continue navegando