Buscar

EducaçãoSocial e Pratix Educativas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	A Sociologia e os Estudos Sociais podem representar uma iniciativa relevante de análise da educação. A partir desse pressuposto, é possível compreender os mecanismos de transmissão e assimilação do conhecimento, bem como dos diferentes processos de socialização de saberes. Neste contexto, tem-se os estudos do autor Karl Marx, que abordam criticamente o caráter da educação na sociedade de sua época. Diante disto, disserte sobre as reflexões do autor Karl Marx sobre a educação.
	Resposta Esperada:
- A educação na época de Karl Marx era dirigida e dominada pelas classes dominantes, em especial, os donos dos meios de produção capitalista. 
- A instituição da educação não permitia que as classes inferiores pudessem defender os interesses próprios, mas, sim, perpetuar o estado e a condição social com suas desigualdades e injustiças. 
- A educação contribuía para a continuação do contexto no qual se estabelecem dominados e dominadores. A educação deveria ser um instrumento revolucionário para o conhecimento e para a transformação da realidade. 
- Outro objetivo ideal para a educação seria adquirir a consciência de classe social e consciência política, com o intuito de possibilitar uma sociedade alternativa e mais justa.
	2.
	Uma das utilidades do estudo de Sociologia da Educação é a compreensão que a escola não é uma ?ilha?, isolada da sociedade, mas, sim, parte integrante, que influencia e é influenciada pelo corpo social que a circunvizinha. Assim compreendendo, podemos entender que a realidade da vida urbana brasileira se reflete no cotidiano escolar. Deste modo, descreva dois problemas sociais contemporâneos que influenciam diretamente as escolas.
	Resposta Esperada:
- Os grandes dilemas da juventude contemporânea estão presentes no cotidiano escolar. O problema da delinquência juvenil, do tráfico e do consumo de entorpecentes, infelizmente são realidades às quais as escolas não ficaram imunes. 
- Um dos problemas está na desestruturação da vida familiar no contexto urbano, no qual os pais enfrentam árduo trabalho para a manutenção das condições mínimas de vida, o que retira grande parte do tempo que em gerações anteriores era dedicado na atenção e amparo aos jovens. 
- Uma das mais tristes consequências são os casos de agressões físicas que alguns professores sofrem em grandes cidades, nas quais se vivem casos próximos da ?anomia social?.
	3.
	Em nossa época, é comum associarmos o conceito de ?máquina? como uma metáfora ao espaço institucional de trabalho ou da escola, moldando a realidade em concordância com princípios mecânicos. Em nenhum lugar isso é mais evidente do que no interior das organizações modernas, como, por exemplo, a escola. Neste contexto, descreva qualidades nas quais as organizações podem ser compreendidas como máquinas.
	Resposta Esperada:
- Nesse modelo de sociedade, as instituições do trabalho, da escola e outros são comparadas com máquinas em seu funcionamento, organização, rotina e em suas regras de convivência. 
- Nas organizações e instituições, são reforçados valores como eficiência, divisão e especialização do trabalho. Nas organizações como fábricas, escolas e associações são estabelecidas metas de produção, eficiência nos gastos, produtividade e regras específicas de organização.
- Nesse exemplo, as instituições são regidas por horários determinados de maneira mecânica e repetitiva.

Outros materiais