A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
13 pág.
APANHADO DE SUPERVISÃO DE INTERVENÇÃO PROFISSIONAL

Pré-visualização | Página 1 de 8

APANHADO DE SUPERVISÃO DE INTERVENÇÃO PROFISSIONAL
01 A atuação do asssistente social esta voltada, em especial, á população trabalhadora. No entanto, o objetivo principal da profissão é :
C) Efetivação de direitos ok 107 prova 
02- A área da saúde é um campo extenso para os profissionais de serviço social e conseqüentemente para estagiários. a constituição federal de 1988 declarou a saúde como direito de todos e deve do estado. O plano de saúde que cobre todos os brasileiros, instituído pela constituição federal é:
C) O sistema único de saúde. ok prova
03- A corrente teórico-filosófica defensora da adoção dos métodos das ciências naturais na análise e organização da sociedade e instituição pelo filósofo francês augusto comte é:
E) Positivismo. pág. 18 ok
04- A avaliação de um projeto de intervenção pode se der pelas formas:
Participativa e indicativa. ok atividade tele aula
05- A constituição federal de 1998 instituiu um plano de saúde que cobre todos os brasileiros sem distinção:
B) SUS. Ok atividade tele aula 
06- A ENESSO é uma das entidades representativas do serviço social. qual o significado dessa sigla 
C) Executiva nacional de serviço social ok prova
07- A fenomenológica nasce do embate entre a filosofia e a psicologia, tendo como prioridade a descrição do fenômeno a partir de uma consciência do sujeito. ela defende a ideia de que a ciência não é algo totalmente neutro, mas parte do sujeito, de sua visão pessoal e de sua experiência. nota-se, portanto, a preocupação da fenomenologia em entender de forma diversa a ciência ou o positivismo. os estudos fenomenológicos se originaram em contraposição ao positivismo e tiveram como precursor qual filósofo alemão?
D) Edmund Husserl. pág. 19 ok
08- A interação entre os sujeitos envolvidos no estagio contribui para uma formação integrada, auxiliando o aluno a superar a dicotomia entre a teoria e a pratica. todas as personagens a seguir estão diretamente envolvidas nesse processo exceto: 
Tutor orientador. ok prova
09- A lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre a proteção a crianças e adolescentes, refere-se ao:
 D) Estatuto da criança e do adolescente. pág. 89 ok prova
10- A lei 8.742 de 7 de dezembro de 1993,que dispõe sobre a politica de assistência social é:
A lei orgânica da assistência social ok prova
11- Apesar de o setor público ser ainda o maior empregador dos profissionais do serviço social, a política de redução de custos após a década de 1980 foi responsável por conquistas de espaços sócias ocupacionais alternativas para os assistentes sociais. assinale a alternativa que apresenta um campo de atuação que poderosa destacar como privilegiado, um espaço sócio ocupacional de grande importância para um aprendizado de participação e democracia.
 C) Conselhos. ok prova pág. 58
12- Aponte que ideologias têm servido fundamentalmente para reproduzir lógica do capital, ignorando as injustiças sociais, a exploração e desigualdade social. o serviço social , quando embasado nessas filosofias, considera os problemas sociais como uma doença isolada, sem levar suas verdadeiras causas. Analise as ideologias a seguir:
Positivismo
Marxismo 
Funcionalismo 
 É correto afirma o que destaca (na)s afirmativas (s) :
c) I e III ok prova pág. 58
13- A percepção do poder, conforme gramsci (1891-1937), que analisou a sociedade sob a ótica das classes sociais, em que uma parte exerce poderio sobre a maioria, leva em conta também: 
A) O estado como uma instituição ampla, formada tanto pela sociedade política como pela sociedade civil. pág. 21 ok prova
14- A política de assistência social executada pelo governo federal trabalha com programas de transferência de renda, entre outros. Um desses programas garante o recebimento de um salário mínimo ao idoso e a pessoa com deficiência que não tem como prover a si ou sua família e possui uma renda per capita familiar de ate ¼ do salário mínimo . Referimo-nos ao: 
B) Beneficio de prestação continuada. ok prova
15 A partir de qual década um grupo de profissionais começou a refletir sobre o serviço social estar pautada pela caridade e benese difindidos pela igreja católica, e qual movimento correu na América latina que marcou a profissão, suscitando em reflexões e mudanças na constituição e nas formas de atuação do assistente social?
a) década de 1930, revolução constitucionalista.
b) década de 1940, segunda guerra mundial.
c) década de 1950, eleições de Getúlio Vargas.
D) década de 1960, movimento de reconceituação. Pg 85 meninas ajude a confirmar um pouco de duvida
e) década de 1970, golpe militar no Chile.
16- Assinale a alternativa incorreta.
O campo de estágio pode se tornar um espaço de tarefas mecânicas e prestações de serviço. pag 83 ok atividade tele aula
17- Assinale a alternativa correta:
O serviço social, no contexto do trabalho grupal, prima pela construção e pelo despertar da autonomia dos indivíduos, pelo fortalecimento das comunidades e resgate da cidadania.
Para isso, não há necessidade de socializar informações capazes de incentivar a mobilização e a organização dos movimentos sociais para a luta e as conquistas com vistas à efetivação dos direitos sociais e à ampliação das políticas públicas.
A primeira afirmativa está correta e a segunda está equivocada. ok atividade tele aula
.
18- Assinale a alternativa incorreta
D) as relações de poder da sociedade organizacional apresentam-se somente no ambiente interno das empresas ou organizações. pág. 30 ok atividade tele aula
19- Assinale a alternativa incorreta
B) A prática não deve ser entendida como uma ação racional e profissional. pág. 67 ok atividade tele aula
20- A técnica de entrevista é muito utilizada no serviço social como ferramenta de atitude investigativa, é um meio de aproximação entre o assistente social e a pessoa atendida e/ou entrevistada. pode ser definida pelas formas:
a) estruturada, aberta ou dialogada. ok prova
21 A tradição assistencialista vincula a assistência social a uma pratica de favor e de caridade.com a constituição federal de 1988, a assistência social passou a ser:
Política social garantida pelo estado e direito do cidadão. ok prova
22- A técnica da reunião constitui-se como o que para o/a assistente social?
Instrumental. ok prova
23- Ao tratar de lugares para trabalhar, temos 1º, 2º, 3º setor. dessa forma, marque a alternativa que contenha corretamente a seqüência de exemplos de instituições que compõem esses setores (obs. não se esqueça que a resposta correta deve conter a seqüência certa de exemplos do 1º, 2º, 3º setor consecutivamente )
B) 1º setor: estado, 2º setor: empresas privadas com fins lucrativos, 3º setor: organizações não governamentais. ok prova
24- A visão marxista influencia grande parte do serviço social no brasil, mais precisamente desde a década de 1980, momento de avanço das lutas pela democracia e pela cidadania. o assistente social então já não se apresenta uma visão positivista e fenomenológica, mas se coloca mais próximo da realidade dos trabalhadores, principalmente vítimas do modelo capitalista. o marxismo é uma das fundamentais abordagens teóricas que influenciam muito as teorias do serviço social, especialmente a partir do movimento de:
E) Reconceituação. pg 20 ok prova 
25- As instituições sociais são campos de ação do profissional de serviço social. Apesar de terem sido criadas para atenderem as demandas sociais apresentadas pela população, são também um espaço de aplicação das normas instituídas para a manutenção da ordem social. Assim o assistente social:
A) Deve desvendar o que a instituição onde ele esta inserido representa na divisão social do trabalho. pág. 38 ok prova
26- As praticas imediatas se opõem ao ato de:
As alternativas b e c estão corretas. (ajudar e projetar) ok prova 
27- As organizações modernas, embasadas na lógica industrial e capitalista, apresentam-se de maneira cada vez mais burocrática, de modo a esconder os conflitos e garantir