Buscar

Atividade 02 - Desafios contemporaneo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Pergunta 1 
A partir da revolução industrial, o processo de crescimento das cidades se acelerou pelas duas razões já apontadas: a necessidade de mão-de-obra nas indústrias e a redução do número de trabalhadores no campo. A industrialização promoveu de modo simultâneo os dois eventos, um de atração pela cidade, outro de expulsão do campo. Antes da revolução industrial não havia nenhum país onde a população urbana predominasse. No começo deste século, apenas a Grã-Bretanha possuía a maior parte de sua população vivendo em cidades (Munford 1982). Pode-se afirmar que o Século XX é o século da urbanização, pois nele se acentuou o predomínio da cidade sobre o campo. Salvo regiões muito atrasadas, que permanecem com características nitidamente rurais, o processo de urbanização prossegue em marcha acelerada.Fonte: MELLO. O processo de urbanização. Disponível em: <http://www.educoas.org/Portal/bdigital/contenido/interamer/BkIACD/Interamer/Interamerhtml/Mellohtml/MelloII.htm>. Acesso em: 09 jul. 2019.
As primeiras cidades e/ou fortificações na modernidade eram chamadas de: 
	
	
	Cidade-Estados. 
	
	
	Burgos. 
	
	
	Metrópoles. 
	
	
	Pólis. 
	
	
	Megalópoles. 
Pergunta 2 
A Idade Moderna é o período histórico em que as monarquias europeias constituíram-se e fortaleceram-se, expandindo seu poder para os cinco continentes do mundo. [...] O início da Idade Moderna aconteceu com a tomada da cidade de Constantinopla pelos Turcos-Otomanos, em 1453, e encerrou-se com a queda da Bastilha e a Revolução Francesa, em 1789. Marcou também esse período o Renascimento Cultural, que revolucionou as artes e as ciências, através de figuras históricas, como Leonardo da Vinci e Michelangelo. A descoberta da América e as rotas comerciais com a África e a Ásia criaram as bases de acumulação de capital necessárias ao desenvolvimento do capitalismo no período histórico posterior. Entretanto, essas mudanças econômicas ocorreram à custa da vida de milhões de seres humanos, principalmente ameríndios e africanos escravizados. No aspecto religioso, o cristianismo católico deixou de deter o monopólio religioso na Europa com o advento da Reforma Protestante.Fonte: PINTO. T.S. – Idade Moderna. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/idade-moderna.htm>. Acesso em: 09 jul. 2019.
Tendo como base as informações do texto base e os conhecimentos adquiridos na disciplina Desafios Contemporâneos, os burgueses europeus do início da modernidade conseguiram acumular capital através do/a: 
	
	
	Mercado ultramarino. 
	
	
	Compra e venda de imóveis. 
	
	
	Trabalho como artesãos. 
	
	
	Mercado de embarcações. 
	
	
	Herança familiar. 
Pergunta 3 
“Ruth Benedict escreveu em seu livro O crisântemo e a Espada que a cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo. Homens de culturas diferentes usam lentes diversas e, portanto, têm visões desencontradas das coisas. Por exemplo, a floresta amazônica não passa para o antropólogo — desprovido de um razoável conhecimento de botânica — de um amontoado confuso de árvores e arbustos, dos mais diversos tamanhos e com uma imensa variedade de tonalidades verdes. A visão que um índio Tupi tem deste mesmo cenário é totalmente diversa: cada um desses vegetais tem um significado qualitativo e uma referência espacial [...]” 
Fonte: LARAIA, Roque de Barros. Cultura um conceito Antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 1986. 116 p. 
Durante muito tempo, o conhecimento produzido na Europa classificou o mundo conforme suas perspectivas, criando um conhecimento de mundo hegemônico e não amplo, de acordo com as vivências de cada ser humano, conforme é apontado acima. Deste modo, essa visão europeia de ver o mundo pode ser chamada de:
	
	
	Antropocentrismo. 
	
	
	Eurocentrismo. 
	
	
	Heliocentrismo. 
	
	
	Teocentrismo. 
	
	
	Etnocentrismo. 
Pergunta 4 
[...] O conceito de Segurança Alimentar veio à luz a partir da 2ª Grande Guerra com mais de metade da Europa devastada e sem condições de produzir o seu próprio alimento. Esse conceito leva em conta três aspectos principais: quantidade, qualidade e regularidade no acesso aos alimentos.Fonte: BELIK, Walter. Perspectivas para segurança alimentar e nutricional do Brasil, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v12n1/04.pdf 
 
Assim sendo, trata-se de uma condição essencial para atingir a segurança alimentar 
	
	
	Uso irrestrito de agrotóxicos no combate a pragas. 
	
	
	Alimentação sadia e nutritiva para todos indivíduos. 
	
	
	Uso exclusivo de alimentos transgênicos. 
	
	
	Monocultura de produção. 
	
	
	Produção em grandes latifúndios. 
Pergunta 5 
“A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.” Fonte: WWF Brasil. Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: https://www.wwf.org .br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/
 Isto posto, pode ser entendido como uma opção para alcançar o desenvolvimento sustentável:
	
	
	Adoção de um modelo econômico justo, que objetive a preservação da natureza e de seus recursos para gerações vindouras. 
	
	
	Adoção de lixões como local de descarte irrestrito de lixo. 
	
	
	Criação de tratados internacionais para países desenvolvidos. 
	
	
	Supressão de reservas de proteção ambiental. 
	
	
	Destinação para rios de resíduos industriais 
Pergunta 6 
Os processos de industrialização e urbanização estão intrinsecamente interligados. Foi com os avanços e transformações proporcionados, por exemplo, pelas Revoluções Industriais na Europa que esse continente concebeu o crescimento exponencial de suas principais cidades, aquelas mais industrializadas. Ao mesmo tempo, o processo de urbanização intensifica o consumo nas cidades, o que acarreta a produção de mais mercadorias e o aumento do ritmo da atividade industrial. A industrialização é um dos principais fatores de transformação do espaço geográfico, pois interfere nos fluxos populacionais, reorganiza as atividades nos contextos da sociedade e promove a instrumentalização das diferentes técnicas e meios técnicos, que são essenciais para as atividades humanas. A atividade industrial, por definição, corresponde ao arranjo de práticas econômicas em que o trabalho e o capital transformam matérias-primas ou produtos de base em bens de produção e consumo.Fonte: PENA. R. F. A. Industrialização e urbanização. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/industrializacao-urbanizacao.htm>. Acesso em: 09 jul. 2019.
O início do período moderno é responsável por uma das principais reorganizações geoespaciais, esse fenômeno social é conhecido por: 
	
	
	Migrações pendulares. 
	
	
	Êxodo rural. 
	
	
	Diáspora. 
	
	
	Êxodo urbano. 
	
	
	Transumância. 
Pergunta 7 
A consolidação da burguesia como classe deu-se conjuntamente com a diminuição da influência dos senhores feudais no período final da Idade Média, ainda no século XIV, quando uma epidemia de peste bubônica agravaria a já existente paralisação do mercado agrícola feudal. Antes atuante apenas nas cidades ou burgos – vocábulo latino em sua origem de onde veio seu nome -, a burguesia expandiria sua força econômica ao adquirir as terras que os grandes senhores já não tinham condições de manter. Paulatinamente, então, o eixo financeiro da Europa acabaria se alterando do campo para as cidades, que cresceriam de maneira substancial, juntamente com o comércio feito dentro de suas muralhas. Necessitando do pagamento de mais impostos para expandir a máquina administrativa dos reinos que se centralizavam politicamente, os reis se aliariam com a burguesia ao promover a economia mercantil; bastante importante, neste sentido, seria o incentivo feito à manutenção de rotas comerciais dentroe fora do continente europeu e à exploração colonial, especialmente nos reinos ibéricos. Apesar de toda a sua contribuição para fortificar os Estados Nacionais, entretanto, a burguesia continuaria subserviente à aristocracia, que fora cooptada e subjugada pelos monarcas. Apesar da importância crescente da classe para a economia europeia no início da era industrial, o Antigo Regime europeu apresentava constantes obstáculos para a expansão da produção.Fonte: PISSURNO. F.P. Burguesia. Disponível em: <https://www.infoescola.com/sociologia/burguesia/>. Acesso em: 09 jul. 2019.
Com o advento da modernidade, a burguesia foi angariando cada vez mais espaço na sociedade e na economia. Embora tivesse importância significativa, a burguesia ainda se via subserviente à aristocracia, sendo assim passaram a reivindicar: 
	
	
	Mais terras para trabalhar. 
	
	
	Maior participação nas decisões das igrejas. 
	
	
	Mais hospitais. 
	
	
	Fim da delimitação dos territórios. 
	
	
	Maior participação na política. 
Pergunta 8 
A Modernidade tinha como propósito contrapor-se ao mundo medieval. O termo "modernidade" foi usado com uma significação abrangente para caracterizar todas as mudanças intelectuais, sociais, políticas, culturais e religiosas das novas direções do mundo (VERGER, 1990). A Modernidade apresentou uma nova visão de mundo que se confrontava com a do espírito medieval. Seus princípios, em comparação com os da Idade Média, foram radicalmente novos. Rompeu por completo com o passado medieval obscurantista, assentado na magia, na alquimia, no misticismo e no império da religiosidade. A modernidade começa por negar a legitimidade dessas questões e das relações dos homens daquele tempo com seu mundo, seu cosmo e seu corpo. No lugar de uma verdade revelada pela fé, instituía a razão humana como princípio de construção do conhecimento e como promessa de melhor condução da vida humana. A razão era a segurança de conhecer e interpretar as leis da natureza, e posteriormente, as da sociedade, que dispensavam o uso de recursos externos ao indivíduo como a mediação com os deuses, as explicações mitológicas, as revelações divinas, a magia etc.Fonte: PEREIRA. E. M. A. A construção do conhecimento na modernidade e na pós-modernidade: implicações para a universidade. Disponível em: <https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/artigos/a-construcao-do-conhecimento-na-modernidade-e-na-pos-modernidade-implicacoes-para-a-universidade>. Acesso em: 09 jul. 2019.
Com o advindo da modernidade surge uma nova ciência, marque a alternativa correta. 
	
	
	Filosofia. 
	
	
	Economia. 
	
	
	Matemática. 
	
	
	Sociologia. 
	
	
	Computação. 
Pergunta 9 
[...] Enclaves fortificados são espaços privatizados, fechados e monitorados para residência, consumo, lazer ou trabalho. Esses espaços encontram no medo da violência uma de suas principais justificativas e vêm atraindo cada vez mais aqueles que preferem abandonar a tradicional esfera pública das ruas para os pobres, os "marginais" e os sem-teto. Enclaves fortificados geram cidades fragmentadas em que é difícil manter os princípios básicos de livre circulação e abertura dos espaços públicos que serviram de fundamento para a estruturação das cidades modernas. Fonte: CALDEIRA, Tereza. Enclaves fortificados: a nova segregação urbana. Revista Novos Estudos, 1997.
Dentro desta perspectiva, o fenômeno dos enclaves fortificados pode ser analisado dentro do contexto de:
	
	
	Xenofobia. 
	
	
	Segregação socioespacial. 
	
	
	Homofobia. 
	
	
	Inclusão habitacional. 
	
	
	Êxodo rural. 
Pergunta 10 
A sociologia, ciência que tenta explicar a vida social, nasceu de uma mudança radical da sociedade, resultando no surgimento do capitalismo. O século XVIII foi marcado por transformações, fazendo o homem analisar a sociedade, um novo “objeto” de estudo. Essa situação foi gerada pelas revoluções industrial e francesa, que mudaram completamente o curso que a sociedade estava tomando na época. A Revolução Industrial, por exemplo, representou a consolidação do capitalismo, uma nova forma de viver, a destruição de costumes e instituições, a automação, o aumento de suicídios, prostituição e violência, a formação do proletariado, etc. Essas novas existências vão, paulatinamente, modificando o pensamento moderno, que vai se tornando racional e científico, substituindo as explicações teológicas, filosóficas e de senso comum.Fonte: REIS. L. Como surgiu a sociologia? Disponível em: < https://www.mundociencia.com.br/sociologia/como-surgiu-a-sociologia/> Acesso em 08 Jul. 2019.
 Como sabido a Sociologia é uma ciência que foi criada durante o processo da primeira revolução industrial, tendo como propósito compreender as nuances da sociedade capitalista. A respeito da Sociologia, marque a alternativa que corresponde aos autores clássicos dessa ciência. 
	
	
	Karl Marx, Max Weber e Friedrich Hegel. 
	
	
	Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx. 
	
	
	Friedrich Nietzsche, René Descartes, Karl Marx. 
	
	
	Émile Durkheim, Karl Marx e Friedrich Hegel. 
	
	
	René Descartes, Friedrich Hegel, Friedrich Nietzsche.

Outros materiais