Buscar

Prévia do material em texto

Trilhando novos caminhos para a educação
A Medida Provisória que prevê um novo ensino médio no Brasil, foi sancionada. Essa nova reforma educacional gerou muitos debates e dividiu opiniões.
A educação é um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação, é através do conhecimento que um país cresce e aumenta as perspectivas de vida da população. Não é segredo para ninguém que a educação brasileira precisa de muitos ajustes para alcançar a meta desejada de um ensino de qualidade. Dados de pesquisas apontam que grande parte dos jovens não se matricula no ensino médio, a taxa de evasão escolar é alta e muito preocupante. O ensino médio passou a ser o maior desafio da educação no país. E ao considerarmos que o futuro da nação está nas mãos dos jovens, essas informações se tornam ainda mais alarmante. 
Com o intuito de tornar o ensino mais atrativo e flexível para os alunos, foi implementada uma nova proposta para grade escolar dos estudantes, nela os alunos passaram mais tempo nas salas de aulas, o currículo terá 60% dos conteúdos comuns obrigatórios para toda a Educação Básica como português, matemática e inglês, as outras disciplinas serão definidas pela Base Nacional Comum Curricular que está sendo elaborada pelo MEC. Os 40% restantes serão determinados a partir das escolhas dos alunos, que poderão optar pelas matérias que mais ira acrescentar a sua formação técnica. Muito se questionava sobre quais seriam os rumos de disciplinas como filosofia, sociologia, artes e educação física, elas não serão excluídas do currículo escolar, mas poderão ser acopladas a outras matérias. 
Apesar de ter um longo caminho pela frente, o primeiro passo já foi dado em busca de um novo formato de educação.

Mais conteúdos dessa disciplina