Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
CENTRO DE ESTUDO SUPERIORES DE TEFÉ - CEST
Docente: Rosineide R. Monteiro.
Disciplina: Produção Textual I.
Curso: Licenciatura em Letras - 1º Período - Noturno.
Discente: Jefferson da Silva Vicente.
Atividade 2
	Elabore um texto baseando-se na lição 1 do livro de Platão e Fiorin "Para entender o texto: Leitura e Redação", e na lição 1 do livro do mesmo autor " Lições de texto, Leitura e redação" cujas temáticas fazem considerações sobre a noção do texto. Nessa produção, apresente as relações entre os dois textos em questão intertextualizando-os.
Ambos os fragmentos nos relatam que o uso da palavra texto em nosso dia a dia é frequente e que os mecanismos de produção textual e de sentido de texto contribuem efetivamente, para o desempenho do aluno tanto na escrita como na leitura.
Os textos deixam claro com essas imagens que o mesmo, para serem interpretados, dependem do contexto em que são produzido, isto é, eles não correspondem a um amontoado de palavras entre si, que dispensam a lógica e coesão, a partir das ilustrações observadas já criamos uma noção de texto, direcionado-nos para um perfil de interpretação, onde para ser compreendido precisamos usar dois fatores básicos, primeiro que ele não é um aglomerado de palavras, e segundo que todo texto contém uma ideia dentro de uma escala mais ampla.
Ambos os textos retratam ainda situações ocorridas em tempos passados, dos quais pode-se observar que o significado de um texto não é o resultado de uma soma deles, e sim uma combinação de textos e situações. Sendo assim, um leitor ao tentar interpretar um texto sem analisar todos os sentidos pode acabar errando. Para que esse erro seja minimizado o livro nos orienta a confrontar as ideias do texto para não corrermos esse risco de má interpretação.
Os textos possuem um pronunciamento dentro de um debate, em escala mais ampla, todo texto por mais que pareça objetivo ou neutro, manifesta sempre um posicionamento frente a uma questão ou tempo histórico.
Para o entendimento de qualquer fragmento textual é necessário levar em conta os elos de ligação onde por meio dessa técnica adquirimos a noção de coerência. Temos ainda a característica de todo texto que é sua delimitação por dois brancos, não importa se o texto é escrito ou não, mas ele sempre será delimitado por dois espaços branco de não sentido, um antes de começar e outro depois, dando sentido mais nítido ao texto ou obra.
Todo texto é criado por um sujeito em um determinado tempo ou espaço. E esse texto vai refletir a ideia ou concepção de realidade da época vivida pelo grupo social do autor. Como nossa sociedade sempre foi dívida por grupos sociais, um mesmo texto pode ter interpretações divergentes, e para entende-lo é necessário ter conhecimento do tempo em que foi retratado, com isso, concluímos que a boa leitura depende de um todo do texto.