Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Os oito pilares do TPM fundamentam-se na filosofia de trabalho japonesa desenvolvida nas décadas de 1950, 1960 e 1970, no Japão, embasado em fontes americanas (Deming, Juran, entre outros) e adaptados para o momento atual da evolução industrial. Com relação aos pilares e suas características, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Manutenção planejada: foca em atuar na eliminação das perdas relativas à qualidade do equipamento.
II- Manutenção da qualidade: o operador de máquina é também responsável pela sua manutenção.
III- Melhoria específica: quando houver a necessidade de modificar um item de um equipamento para não falhar ou que gere um aumento de sua produtividade.
IV- Manutenção autônoma: foca na elaboração ou alteração de planos de manutenção dos equipamentos.
A Somente a sentença II está correta.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.

Quando analisamos a evolução que ocorreu nas indústrias desde os anos de 1985 até hoje, verificamos que a evolução dos equipamentos é muito grande e que aumentou muito a complexidade do trabalhar com a manutenção. As indústrias como um todo estão evoluindo e isto ocorre por causa de diversos fatores.
Com base nestas informações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Evolução dos produtos fabricados e do que o mercado deseja consumir.
( ) Máquinas produtivas mais modernas adquiridas pela empresa.
( ) Funcionários/Gestores melhor preparados.
( ) Concorrência.
( ) Aumento da terceirização especializada.
A F - V - V - V - F.
B V - V - V - V - V.
C V - F - V - F - V.
D V - V - F - F - V.

A informatização da manutenção é, a princípio, bastante interessante, pois permite o monitoramento e a otimização de recursos de forma mais assertiva, prática e ágil. Ela é tão mais relevante quanto maior for a quantidade de processos realizados, ou seja, o quão relevante é o processo de manutenção, que se relaciona com o tamanho da empresa, número e tipos de equipamentos.
Com relação a esse tema, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Uma vantagem da informatização da manutenção é a possibilidade de obtenção de um grande número de informações em qualquer tempo, de forma ágil e precisa. Assim, é possível efetivamente mensurar os diversos itens de forma facilitada, auxiliando no gerenciamento.
( ) É possível, através da informatização da manutenção, avaliar o nível de alocação e prever a disponibilidade da mão de obra para a realização das manutenções, evidenciando a necessidade de ampliação ou redução de quadro de colaboradores para essa finalidade.
( ) No nível operacional, é possível, por exemplo, lançar as horas trabalhadas e também gerar a abertura e a aprovação automática de solicitações e ordens de serviço.
( ) Com a informatização da manutenção, as informações que eram anteriormente registradas e arquivadas fisicamente em papel, passam a ser registradas eletronicamente. Sendo assim, espera-se também um ganho em economia de impressões e papel, que pode ser muito ou pouco expressivo para a empresa, dependendo da quantidade de impressões geradas.
a) V - V - V - F.
b) F - V - F - V.
c) V - V - V - V.
d) V - F - V - F.

A gestão da manutenção pode ser auxiliada por softwares. De fato, a manutenção de equipamentos para a indústria 4.0 vem envolvendo o auxílio de softwares para avisar o ser humano sobre a necessidade de manutenção, troca ou ajuste. Isso invariavelmente torna o processo mais assertivo, e tende a culminar em ganhos de produtividade.
Sobre as vantagens e os desafios da implantação de softwares para gestão da manutenção, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O principal elemento que pode vir a dificultar a implantação de softwares de gestão de manutenção é certamente a cultura organizacional da empresa. Para vencer a resistência, é necessário o convencimento das pessoas da necessidade da implantação do software em todos os níveis envolvidos, eliminando a inércia e os discursos contra mudanças que muitas vezes estão enraizados nas empresas.
( ) As pessoas invariavelmente se relacionam com o sucesso ou fracasso na implantação de softwares de gestão de manutenção. É necessário que haja um clima adequado no trabalho, treinamento, reconhecimento e valorização das pessoas, para que elas estejam comprometidas com as mudanças necessárias.
( ) A principal vantagem dos softwares de gestão de manutenção é a possibilidade de implantação com sucesso em vários tipos de processo de fabricação, e não necessariamente em equipamentos novos. De fato, mesmo em processos onde os equipamentos são antiquados e quebram a qualquer momento, é possível obter bons resultados financeiros com a implantação do software.
( ) A utilização de um software de gestão de manutenção representa um custo baixo para qualquer indústria, e se adapta a qualquer tipo de processo ou de equipamento, não sendo necessário realizar estudos financeiros muito detalhados.
a) F - V - F - V.
b) F - F - V - V.
c) V - F - V - F.
d) V - V - F - F.

Empresas que não tenham ou não seguem um plano básico de manutenção preventiva em suas máquinas e equipamentos, ou seja, trabalham apenas de forma reativa, correm alto risco de ter grandes perdas a longo e médio prazo. Para reduzir essas perdas nos processos de manutenção e visar garantia da empresa com competitividade no mercado, são tomadas algumas ações/decisões proativas pelos gestores de manutenção.
Assinale a alternativa CORRETA que não traz nenhuma proposta para a redução de futuras perdas para as empresas:
a) Focar apenas em manutenção corretiva, assim aumentando o tempo de máquina disponível aumentado a produtividade.
b) Analisar mais profundamente as falhas.
c) Executar Retrofitting de máquinas e equipamentos.
d) Aprimora a gestão da manutenção dos ativos industriais.

A confiabilidade possui um papel fundamental no estudo de equipamentos, levando em conta que há uma grande dificuldade de se obter com exatidão seus tempos de vida. Para realização da aplicação da confiabilidade, é necessário um conhecimento do produto ou equipamento, pois é através deste conhecimento que será possível determinar os modos e as causas de falhas.
Com base nestas informações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Função de Risco Crescente (FRC): a incidência de risco cresce com o tempo.
( ) Função de Risco Decrescente (FRD): a incidência de risco decresce com o tempo.
( ) Função de Risco Constante ou Estacionária (FRE): a junção das duas funções anteriores Função de Risco Crescente (FRC): a incidência de risco cresce com o tempo e Função de Risco Decrescente (FRD): a incidência de risco decresce com o tempo.
a) F - F - F.
b) V - V - V.
c) F - F - V.
d) V - V - F.

Os setores modernos de manutenção utilizam uma metodologia de análise de falha para auxiliar na identificação da causa básica (origem) e possíveis soluções para evitar ou minimizar a sua ocorrência no futuro. Para isso, analisam todos os fatores que podem gerar falhas nos ativos.
Com relação à descrição dos tipos de fatores que podem gerar falhas nos ativos, analise as sentenças a seguir:
I- Modo de operação do ativo.
II- Padronização dos produtos.
III- Materiais utilizados na produção.
IV- Manutenções futuras e produtos a serem produzidos.
a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) Somente a sentença IV está correta.
c) Somente a sentença III está correta.
d) As sentenças I e II estão corretas.

Com o TPM, os gestores buscam a maximização do uso dos ativos industriais, da produção de produtos de alta qualidade e, principalmente, dos custos altamente competitivos. Com relação às principais vantagens dessa estratégia, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Aumento da produtividade líquida de 50% a 100%.
II- Redução das paradas repentinas.
III- Aumento global da eficiência da planta de 50% a 100%.
IV- Aumento dos custos de produção e reduz as sugestões de melhoria.
A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças II e IV estão corretas.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D As sentenças I e IV estão corretas.

A TPM (Manutenção Produtiva Total) foi desenvolvida no Japão por volta dos anos de 1970 juntamente à filosofia japonesa de produção e suas diversas ferramentas como Kanban, Just in Time (JIT), 5s, entre outras ferramentas. No início, o TPM possuía cinco pilares referenciais de trabalho, que eram a eficiência, o autorreparo, o planejamento, o treinamento e o ciclo de vida.
Sobre os cinco pilares que foram desenvolvidos com base em princípios da filosofia japonesa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Focar em atividades que diminuam a eficiência do equipamento.
( ) Desenvolvimento de sistema de manutenção autônomo pelos operadores dos equipamentos.
( ) Foco em sistema planejado de operação.
( ) Treinamento sistemático para aumentar as habilidades técnicas do pessoal.
( ) Uso de sistema de gerenciamento dos equipamentos.
A V - F - V - F - F.
B V - F - F - V - V.
C F - V - V - F - V.
D F - V - F - V - V.

Com a evolução constante das tecnologias, as áreas de hardware e software relacionados aos processos de produção, tanto internacionalmente como no mercado nacional, têm crescido e se adaptado às novas demandas dos processos industriais. A constante evolução também significa que vários equipamentos relacionados ao controle e à gestão da manutenção industrial (sensores, por exemplo) tendem a se tornar obsoletos ao longo do tempo, gerando incompatibilidade entre hardware e software.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Existem softwares de manutenção de diversos tipos, adaptáveis aos diferentes tipos de processos. Atualmente, esses softwares podem ficar armazenados em servidores na própria empresa, na nuvem, no próprio equipamento, celulares, tablets, notebooks etc. O armazenamento na nuvem tende a ser o mais utilizado em detrimento dos servidores físicos na empresa.
( ) Atualmente, os softwares de gestão de manutenção não permitem o monitoramento de desgaste das peças. É necessário realizar uma manutenção periódica programada, baseada em estimativas de desgaste, para avaliar esse item.
( ) Em um software de gestão de manutenção, é possível manter registros como manuais, procedimentos e catálogos que auxiliem no processo de manutenção. Além disso, é possível gerenciar o monitoramento do equipamento através de sensores, inclusive de forma remota.
( ) Apesar da grande utilidade dos softwares de gestão de manutenção, algumas tarefas necessitam da intervenção humana para que sejam concluídas. Podemos citar como exemplo o controle do tempo de parada para manutenção, que precisa ser sempre registrada manualmente pelo responsável pela manutenção.
A V - F - V - F.
B F - F - V - V.
C V - V - F - F.
D F - V - F - V.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Os oito pilares do TPM fundamentam-se na filosofia de trabalho japonesa desenvolvida nas décadas de 1950, 1960 e 1970, no Japão, embasado em fontes americanas (Deming, Juran, entre outros) e adaptados para o momento atual da evolução industrial. Com relação aos pilares e suas características, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Manutenção planejada: foca em atuar na eliminação das perdas relativas à qualidade do equipamento.
II- Manutenção da qualidade: o operador de máquina é também responsável pela sua manutenção.
III- Melhoria específica: quando houver a necessidade de modificar um item de um equipamento para não falhar ou que gere um aumento de sua produtividade.
IV- Manutenção autônoma: foca na elaboração ou alteração de planos de manutenção dos equipamentos.
A Somente a sentença II está correta.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.

Quando analisamos a evolução que ocorreu nas indústrias desde os anos de 1985 até hoje, verificamos que a evolução dos equipamentos é muito grande e que aumentou muito a complexidade do trabalhar com a manutenção. As indústrias como um todo estão evoluindo e isto ocorre por causa de diversos fatores.
Com base nestas informações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Evolução dos produtos fabricados e do que o mercado deseja consumir.
( ) Máquinas produtivas mais modernas adquiridas pela empresa.
( ) Funcionários/Gestores melhor preparados.
( ) Concorrência.
( ) Aumento da terceirização especializada.
A F - V - V - V - F.
B V - V - V - V - V.
C V - F - V - F - V.
D V - V - F - F - V.

A informatização da manutenção é, a princípio, bastante interessante, pois permite o monitoramento e a otimização de recursos de forma mais assertiva, prática e ágil. Ela é tão mais relevante quanto maior for a quantidade de processos realizados, ou seja, o quão relevante é o processo de manutenção, que se relaciona com o tamanho da empresa, número e tipos de equipamentos.
Com relação a esse tema, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Uma vantagem da informatização da manutenção é a possibilidade de obtenção de um grande número de informações em qualquer tempo, de forma ágil e precisa. Assim, é possível efetivamente mensurar os diversos itens de forma facilitada, auxiliando no gerenciamento.
( ) É possível, através da informatização da manutenção, avaliar o nível de alocação e prever a disponibilidade da mão de obra para a realização das manutenções, evidenciando a necessidade de ampliação ou redução de quadro de colaboradores para essa finalidade.
( ) No nível operacional, é possível, por exemplo, lançar as horas trabalhadas e também gerar a abertura e a aprovação automática de solicitações e ordens de serviço.
( ) Com a informatização da manutenção, as informações que eram anteriormente registradas e arquivadas fisicamente em papel, passam a ser registradas eletronicamente. Sendo assim, espera-se também um ganho em economia de impressões e papel, que pode ser muito ou pouco expressivo para a empresa, dependendo da quantidade de impressões geradas.
a) V - V - V - F.
b) F - V - F - V.
c) V - V - V - V.
d) V - F - V - F.

A gestão da manutenção pode ser auxiliada por softwares. De fato, a manutenção de equipamentos para a indústria 4.0 vem envolvendo o auxílio de softwares para avisar o ser humano sobre a necessidade de manutenção, troca ou ajuste. Isso invariavelmente torna o processo mais assertivo, e tende a culminar em ganhos de produtividade.
Sobre as vantagens e os desafios da implantação de softwares para gestão da manutenção, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O principal elemento que pode vir a dificultar a implantação de softwares de gestão de manutenção é certamente a cultura organizacional da empresa. Para vencer a resistência, é necessário o convencimento das pessoas da necessidade da implantação do software em todos os níveis envolvidos, eliminando a inércia e os discursos contra mudanças que muitas vezes estão enraizados nas empresas.
( ) As pessoas invariavelmente se relacionam com o sucesso ou fracasso na implantação de softwares de gestão de manutenção. É necessário que haja um clima adequado no trabalho, treinamento, reconhecimento e valorização das pessoas, para que elas estejam comprometidas com as mudanças necessárias.
( ) A principal vantagem dos softwares de gestão de manutenção é a possibilidade de implantação com sucesso em vários tipos de processo de fabricação, e não necessariamente em equipamentos novos. De fato, mesmo em processos onde os equipamentos são antiquados e quebram a qualquer momento, é possível obter bons resultados financeiros com a implantação do software.
( ) A utilização de um software de gestão de manutenção representa um custo baixo para qualquer indústria, e se adapta a qualquer tipo de processo ou de equipamento, não sendo necessário realizar estudos financeiros muito detalhados.
a) F - V - F - V.
b) F - F - V - V.
c) V - F - V - F.
d) V - V - F - F.

Empresas que não tenham ou não seguem um plano básico de manutenção preventiva em suas máquinas e equipamentos, ou seja, trabalham apenas de forma reativa, correm alto risco de ter grandes perdas a longo e médio prazo. Para reduzir essas perdas nos processos de manutenção e visar garantia da empresa com competitividade no mercado, são tomadas algumas ações/decisões proativas pelos gestores de manutenção.
Assinale a alternativa CORRETA que não traz nenhuma proposta para a redução de futuras perdas para as empresas:
a) Focar apenas em manutenção corretiva, assim aumentando o tempo de máquina disponível aumentado a produtividade.
b) Analisar mais profundamente as falhas.
c) Executar Retrofitting de máquinas e equipamentos.
d) Aprimora a gestão da manutenção dos ativos industriais.

A confiabilidade possui um papel fundamental no estudo de equipamentos, levando em conta que há uma grande dificuldade de se obter com exatidão seus tempos de vida. Para realização da aplicação da confiabilidade, é necessário um conhecimento do produto ou equipamento, pois é através deste conhecimento que será possível determinar os modos e as causas de falhas.
Com base nestas informações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Função de Risco Crescente (FRC): a incidência de risco cresce com o tempo.
( ) Função de Risco Decrescente (FRD): a incidência de risco decresce com o tempo.
( ) Função de Risco Constante ou Estacionária (FRE): a junção das duas funções anteriores Função de Risco Crescente (FRC): a incidência de risco cresce com o tempo e Função de Risco Decrescente (FRD): a incidência de risco decresce com o tempo.
a) F - F - F.
b) V - V - V.
c) F - F - V.
d) V - V - F.

Os setores modernos de manutenção utilizam uma metodologia de análise de falha para auxiliar na identificação da causa básica (origem) e possíveis soluções para evitar ou minimizar a sua ocorrência no futuro. Para isso, analisam todos os fatores que podem gerar falhas nos ativos.
Com relação à descrição dos tipos de fatores que podem gerar falhas nos ativos, analise as sentenças a seguir:
I- Modo de operação do ativo.
II- Padronização dos produtos.
III- Materiais utilizados na produção.
IV- Manutenções futuras e produtos a serem produzidos.
a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) Somente a sentença IV está correta.
c) Somente a sentença III está correta.
d) As sentenças I e II estão corretas.

Com o TPM, os gestores buscam a maximização do uso dos ativos industriais, da produção de produtos de alta qualidade e, principalmente, dos custos altamente competitivos. Com relação às principais vantagens dessa estratégia, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Aumento da produtividade líquida de 50% a 100%.
II- Redução das paradas repentinas.
III- Aumento global da eficiência da planta de 50% a 100%.
IV- Aumento dos custos de produção e reduz as sugestões de melhoria.
A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças II e IV estão corretas.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D As sentenças I e IV estão corretas.

A TPM (Manutenção Produtiva Total) foi desenvolvida no Japão por volta dos anos de 1970 juntamente à filosofia japonesa de produção e suas diversas ferramentas como Kanban, Just in Time (JIT), 5s, entre outras ferramentas. No início, o TPM possuía cinco pilares referenciais de trabalho, que eram a eficiência, o autorreparo, o planejamento, o treinamento e o ciclo de vida.
Sobre os cinco pilares que foram desenvolvidos com base em princípios da filosofia japonesa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Focar em atividades que diminuam a eficiência do equipamento.
( ) Desenvolvimento de sistema de manutenção autônomo pelos operadores dos equipamentos.
( ) Foco em sistema planejado de operação.
( ) Treinamento sistemático para aumentar as habilidades técnicas do pessoal.
( ) Uso de sistema de gerenciamento dos equipamentos.
A V - F - V - F - F.
B V - F - F - V - V.
C F - V - V - F - V.
D F - V - F - V - V.

Com a evolução constante das tecnologias, as áreas de hardware e software relacionados aos processos de produção, tanto internacionalmente como no mercado nacional, têm crescido e se adaptado às novas demandas dos processos industriais. A constante evolução também significa que vários equipamentos relacionados ao controle e à gestão da manutenção industrial (sensores, por exemplo) tendem a se tornar obsoletos ao longo do tempo, gerando incompatibilidade entre hardware e software.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Existem softwares de manutenção de diversos tipos, adaptáveis aos diferentes tipos de processos. Atualmente, esses softwares podem ficar armazenados em servidores na própria empresa, na nuvem, no próprio equipamento, celulares, tablets, notebooks etc. O armazenamento na nuvem tende a ser o mais utilizado em detrimento dos servidores físicos na empresa.
( ) Atualmente, os softwares de gestão de manutenção não permitem o monitoramento de desgaste das peças. É necessário realizar uma manutenção periódica programada, baseada em estimativas de desgaste, para avaliar esse item.
( ) Em um software de gestão de manutenção, é possível manter registros como manuais, procedimentos e catálogos que auxiliem no processo de manutenção. Além disso, é possível gerenciar o monitoramento do equipamento através de sensores, inclusive de forma remota.
( ) Apesar da grande utilidade dos softwares de gestão de manutenção, algumas tarefas necessitam da intervenção humana para que sejam concluídas. Podemos citar como exemplo o controle do tempo de parada para manutenção, que precisa ser sempre registrada manualmente pelo responsável pela manutenção.
A V - F - V - F.
B F - F - V - V.
C V - V - F - F.
D F - V - F - V.

Prévia do material em texto

Prova 2 Manutenção industrial 
 
1. Os oito pilares do TPM fundamentam-se na filosofia de trabalho japonesa 
desenvolvida nas décadas de 1950, 1960 e 1970, no Japão, embasado em fontes 
americanas (Deming, Juran, entre outros) e adaptados para o momento atual da 
evolução industrial. Com relação aos pilares e suas características, analise as sentenças 
a seguir: 
 
I- Manutenção planejada: foca em atuar na eliminação das perdas relativas à qualidade 
do equipamento. 
II- Manutenção da qualidade: o operador de máquina é também responsável pela sua 
manutenção. 
III- Melhoria específica: quando houver a necessidade de modificar um item de um 
equipamento para não falhar ou que gere um aumento de sua produtividade. 
IV- Manutenção autônoma: foca na elaboração ou alteração de planos de manutenção 
dos equipamentos. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As sentenças I e III estão corretas. 
 b) As sentenças II e IV estão corretas. 
 c) Somente a sentença III está correta. 
 d) Somente a sentença II está correta. 
 
2. Quando analisamos a evolução que ocorreu nas indústrias desde os anos de 1985 até 
hoje, verificamos que a evolução dos equipamentos é muito grande e que aumentou 
muito a complexidade do trabalhar com a manutenção. As indústrias como um todo 
estão evoluindo e isto ocorre por causa de diversos fatores. Com base nestas 
informações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) Evolução dos produtos fabricados e do que o mercado deseja consumir. 
( ) Máquinas produtivas mais modernas adquiridas pela empresa. 
( ) Funcionários/Gestores melhor preparados. 
( ) Concorrência. 
( ) Aumento da terceirização especializada. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) F - V - V - V - F. 
 b) V - V - V - V - V. 
 c) V - F - V - F - V. 
 d) V - V - F - F - V. 
 
3. A informatização da manutenção é, a princípio, bastante interessante, pois permite o 
monitoramento e a otimização de recursos de forma mais assertiva, prática e ágil. Ela 
é tão mais relevante quanto maior for a quantidade de processos realizados, ou seja, o 
quão relevante é o processo de manutenção, que se relaciona com o tamanho da 
empresa, número e tipos de equipamentos. No nível gerencial, portanto, existem 
algumas vantagens relacionadas a essa prática para determinadas empresas. Com 
relação a esse tema, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) Uma vantagem da informatização da manutenção é a possibilidade de obtenção 
de um grande número de informações em qualquer tempo, de forma ágil e precisa. 
Assim, é possível efetivamente mensurar os diversos itens de forma facilitada, 
auxiliando no gerenciamento. 
( ) É possível, através da informatização da manutenção, avaliar o nível de alocação 
e prever a disponibilidade da mão de obra para a realização das manutenções, 
evidenciando a necessidade de ampliação ou redução de quadro de colaboradores para 
essa finalidade. 
( ) No nível operacional, é possível, por exemplo, lançar as horas trabalhadas e 
também gerar a abertura e a aprovação automática de solicitações e ordens de serviço. 
( ) Com a informatização da manutenção, as informações que eram anteriormente 
registradas e arquivadas fisicamente em papel, passam a ser registradas 
eletronicamente. Sendo assim, espera-se também um ganho em economia de 
impressões e papel, que pode ser muito ou pouco expressivo para a empresa, 
dependendo da quantidade de impressões geradas. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) V - V - V - V. 
 b) V - F - V - F. 
 c) F - V - F - V. 
 d) V - V - V - F. 
 
4. A gestão da manutenção pode ser auxiliada por softwares. De fato, a manutenção de 
equipamentos para a indústria 4.0 vem envolvendo o auxílio de softwares para avisar 
o ser humano sobre a necessidade de manutenção, troca ou ajuste. Isso 
invariavelmente torna o processo mais assertivo, e tende a culminar em ganhos de 
produtividade. Contudo, a implantação de tecnologias de gestão de manutenção 
industrial em processos estabelecidos está longe de ser uma tarefa fácil. Sobre as 
vantagens e os desafios da implantação de softwares para gestão da manutenção, 
classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) O principal elemento que pode vir a dificultar a implantação de softwares de 
gestão de manutenção é certamente a cultura organizacional da empresa. Para vencer a 
resistência, é necessário o convencimento das pessoas da necessidade da implantação 
do software em todos os níveis envolvidos, eliminando a inércia e os discursos contra 
mudanças que muitas vezes estão enraizados nas empresas. 
( ) As pessoas invariavelmente se relacionam com o sucesso ou fracasso na 
implantação de softwares de gestão de manutenção. É necessário que haja um clima 
adequado no trabalho, treinamento, reconhecimento e valorização das pessoas, para 
que elas estejam comprometidas com as mudanças necessárias. 
( ) A principal vantagem dos softwares de gestão de manutenção é a possibilidade de 
implantação com sucesso em vários tipos de processo de fabricação, e não 
necessariamente em equipamentos novos. De fato, mesmo em processos onde os 
equipamentos são antiquados e quebram a qualquer momento, é possível obter bons 
resultados financeiros com a implantação do software. 
( ) A utilização de um software de gestão de manutenção representa um custo baixo 
para qualquer indústria, e se adapta a qualquer tipo de processo ou de equipamento, 
não sendo necessário realizar estudos financeiros muito detalhados. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) F - V - F - V. 
 b) F - F - V - V. 
 c) V - F - V - F. 
 d) V - V - F - F. 
 
5. Empresas que não tenham ou não seguem um plano básico de manutenção preventiva 
em suas máquinas e equipamentos, ou seja, trabalham apenas de forma reativa, correm 
alto risco de ter grandes perdas a longo e médio prazo. Para reduzir essas perdas nos 
processos de manutenção e visar garantia da empresa com competitividade no 
mercado, são tomadas algumas ações/decisões proativas pelos gestores de 
manutenção. Assinale a alternativa CORRETA que não traz nenhuma proposta para a 
redução de futuras perdas para as empresas: 
 a) Analisar mais profundamente as falhas. 
 b) Executar Retrofitting de máquinas e equipamentos. 
 c) Focar apenas em manutenção corretiva, assim aumentando o tempo de máquina 
disponível aumentado a produtividade. 
 d) Aprimora a gestão da manutenção dos ativos industriais. 
 
6. A confiabilidade possui um papel fundamental no estudo de equipamentos, levando 
em conta que há uma grande dificuldade de se obter com exatidão seus tempos de 
vida. Para realização da aplicação da confiabilidade, é necessário um conhecimento do 
produto ou equipamento, pois é através deste conhecimento que será possível 
determinar os modos e as causas de falhas. Além disso, a confiabilidade tem como 
característica a versatilidade, pois, através de determinado número de dados, é 
possível fazer uma abrangência para outros equipamentos.Também chamada de taxa 
de risco ou taxa de falha é a mais popular das medidas de confiabilidade. A velocidade 
de ocorrência de falhas pode ser expressa através do parâmetro taxa de falhas, sendo a 
análise de falhas um processo interativo cujo sucesso depende de se determinar 
relações implícitas entre causa e efeito. Com base nestas informações, classifique V 
para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) Função de Risco Crescente (FRC): a incidência de risco cresce com o tempo. 
( ) Função de RiscoDecrescente (FRD): a incidência de risco decresce com o 
tempo. 
( ) Função de Risco Constante ou Estacionária (FRE): a junção das duas funções 
anteriores Função de Risco Crescente (FRC): a incidência de risco cresce com o 
tempo e Função de Risco Decrescente (FRD): a incidência de risco decresce com o 
tempo. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) V - V - F. 
 b) F - F - V. 
 c) V - V - V. 
 d) F - F - F. 
 
7. Os setores modernos de manutenção utilizam uma metodologia de análise de falha 
para auxiliar na identificação da causa básica (origem) e possíveis soluções para evitar 
ou minimizar a sua ocorrência no futuro. Para isso, analisam todos os fatores que 
podem gerar falhas nos ativos. Com relação à descrição dos tipos de fatores que 
podem gerar falhas nos ativos, analise as sentenças a seguir: 
 
I- Modo de operação do ativo. 
II- Padronização dos produtos. 
III- Materiais utilizados na produção. 
IV- Manutenções futuras e produtos a serem produzidos. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As sentenças II e IV estão corretas. 
 b) As sentenças I e II estão corretas. 
 c) Somente a sentença IV está correta. 
 d) Somente a sentença III está correta. 
 
8. Com o TPM, os gestores buscam a maximização do uso dos ativos industriais, da 
produção de produtos de alta qualidade e, principalmente, dos custos altamente 
competitivos. Com relação às principais vantagens dessa estratégia, analise as 
sentenças a seguir: 
 
I- Aumento da produtividade líquida de 50% a 100%. 
II- Redução das paradas repentinas. 
III- Aumento global da eficiência da planta de 50% a 100%. 
IV- Aumento dos custos de produção e reduz as sugestões de melhoria. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As sentenças I, II e III estão corretas. 
 b) As sentenças I e IV estão corretas. 
 c) Somente a sentença III está correta. 
 d) As sentenças II e IV estão corretas. 
 
9. A TPM (Manutenção Produtiva Total) foi desenvolvida no Japão por volta dos anos 
de 1970 juntamente à filosofia japonesa de produção e suas diversas ferramentas como 
Kanban, Just in Time (JIT), 5s, entre outras ferramentas. No início, o TPM possuía 
cinco pilares referenciais de trabalho, que eram a eficiência, o autorreparo, o 
planejamento, o treinamento e o ciclo de vida. Sobre os cinco pilares que foram 
desenvolvidos com base em princípios da filosofia japonesa, classifique V para as 
sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) Focar em atividades que diminuam a eficiência do equipamento. 
( ) Desenvolvimento de sistema de manutenção autônomo pelos operadores dos 
equipamentos. 
( ) Foco em sistema planejado de operação. 
( ) Treinamento sistemático para aumentar as habilidades técnicas do pessoal. 
( ) Uso de sistema de gerenciamento dos equipamentos. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) V - F - V - F - F. 
 b) F - V - F - V - V. 
 c) F - V - V - F - V. 
 d) V - F - F - V - V. 
 
10. Com a evolução constante das tecnologias, as áreas de hardware e software 
relacionados aos processos de produção, tanto internacionalmente como no mercado 
nacional, têm crescido e se adaptado às novas demandas dos processos industriais. A 
constante evolução também significa que vários equipamentos relacionados ao 
controle e à gestão da manutenção industrial (sensores, por exemplo) tendem a se 
tornar obsoletos ao longo do tempo, gerando incompatibilidade entre hardware e 
software. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as 
falsas: 
 
( ) Existem softwares de manutenção de diversos tipos, adaptáveis aos diferentes 
tipos de processos. Atualmente, esses softwares podem ficar armazenados em 
servidores na própria empresa, na nuvem, no próprio equipamento, celulares, tablets, 
notebooks etc. O armazenamento na nuvem tende a ser o mais utilizado em detrimento 
dos servidores físicos na empresa. 
( ) Atualmente, os softwares de gestão de manutenção não permitem o 
monitoramento de desgaste das peças. É necessário realizar uma manutenção 
periódica programada, baseada em estimativas de desgaste, para avaliar esse item. 
( ) Em um software de gestão de manutenção, é possível manter registros como 
manuais, procedimentos e catálogos que auxiliem no processo de manutenção. Além 
disso, é possível gerenciar o monitoramento do equipamento através de sensores, 
inclusive de forma remota. 
( ) Apesar da grande utilidade dos softwares de gestão de manutenção, algumas 
tarefas necessitam da intervenção humana para que sejam concluídas. Podemos citar 
como exemplo o controle do tempo de parada para manutenção, que precisa ser 
sempre registrada manualmente pelo responsável pela manutenção. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) F - V - F - V. 
 b) V - F - V - F. 
 c) V - V - F - F. 
 d) F - F - V - V. 
 
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.

Mais conteúdos dessa disciplina