Buscar

AC - Privacidade Hackeada

Prévia do material em texto

Atividade Complementar
Curso EAD: Redes de Computadores
Tipo: Documentário/Produção Netflix
Assunto abordado: Privacidade Hackeada
“Se você não está pagando para usar, é porque você é o produto”. Esse é principal slogan do contexto do documentário citado. Neste contexto, o sonho de um mundo conectado, com uma universalidade de recursos na palma da nossa mão, como emoções compartilhadas para uma infinidade de pessoas, entretenimento pessoal, armazenamento de recordações, até terapia on-line etc. Tudo isso nos deu a sensação de externar ao mundo nosso ego. No entanto, o inevitável efeito colateral veio de rebote.
A imersão nesse mundo digital nos fez gerar um volume de dados enorme, onde nossos rastros formaram uma moeda valiosa para as indústrias de tecnologias, que atualmente são as mais poderosas e ricas do mundo. Dados atualmente possuem maior valor que petróleo.
Palavras com significado e uso, como: cleptocracia, inteligência artificial, psicografia, ‘Psicops’ (psicologia operacional - militar), perfil psicológico; ficaram em evidência em 2018 após um escândalo que trouxe a empresa Cambridge Analytica como principal protagonista do uso dados coletados através do facebook, sem o consenso de ninguém. Essa quantidade enorme de dados foi analisada e manipulada em conjunto com algoritmos para criar um conjunto de ações com efeito de persuasão aos eleitores em campanhas eleitorais de alguns países, neles, cita-se, a campanha do Donald Trump de 2016 e no plebiscito sobre o Brexit na europa. Durante as investigações americanas, o Brasil também teve uma citação negativa com uma denúncia de divulgações de ‘fake news’ através da rede social whatsapp (que por sua vez pertence ao facebook) na campanha de Jair Bolsonaro. 
Após esses eventos e investigações, foi criada a ‘Lei Geral sobre a Proteção de Dados’, e empresas de tecnologia, como Google, Facebook e Amazon foram questionadas sobre suas atividades. O facebook recebeu uma multa de US$ 5 bilhões, sendo obrigada a realizar uma série de mudanças sugeridas pelo governo norte-americano. A empresa britânica Cambridge Analytica declarou falência.

Continue navegando