Buscar

Direito Tributario e Empresarial-Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial


Continue navegando


Prévia do material em texto

1.
	Desde os primórdios das sociedades, o ato de tributar já é percebido. Independente da forma de governo, aliança ou liderança sob determinada região, sempre houve e haverá a necessidade de captação de recursos financeiros, haja vista a inevitabilidade de mantença do território. Sobre os conceitos de direito financeiro e direito tributário, analise as seguintes afirmativas:
I- A terminologia ?direito tributário? vem sendo adotada no ordenamento jurídico brasileiro desde a Emenda Constitucional nº 18 de 1965. 
II- O Direito Tributário é um ramo do direito privado que trata das relações entre o fisco, os contribuintes e os responsáveis. 
III- O Direito Financeiro tem por objetivo a disciplina do orçamento público, das receitas públicas, da despesa pública e a dívida pública.
IV- O Direito Financeiro é um ramo do direito privado.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 d)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	2.
	Empresário e empreendedor muitas vezes são tidos como sinônimos, contudo, uma diferença básica percebida é que o empreendedor arrisca, inova, já o empresário age com mais cautela, conservadorismo. O ideal seria ser um empresário empreendedor, atingindo o equilíbrio. Para que a pessoa seja caracterizada como empresário, é necessário o preenchimento de alguns requisitos. Partindo desse pressuposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta um desses requisitos:
	 a)
	Somente pessoa física.
	 b)
	Sede própria.
	 c)
	Atividade econômica não organizada.
	 d)
	Inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis.
	3.
	Competência tributária é o meio pelo qual a Constituição Federal concedeu às pessoas políticas o poder de criar tributos através da lei. Nesse sentido, a competência tributária para instituir imposto sobre a propriedade territorial rural pertence a quem?
	 a)
	Privativamente aos municípios que optarem por fiscalizar e cobrar o imposto, na forma da lei, conforme determina a Constituição Federal.
	 b)
	Exclusivamente à União.
	 c)
	Concorrentemente à União e ao Distrito Federal.
	 d)
	Concorrentemente à União e aos municípios que optarem por fiscalizar e cobrar o imposto, na forma da lei, conforme determina a Constituição Federal.
	4.
	A Construtora Predial Ltda. teve contra si lavrada, há poucos dias, uma Notificação Fiscal de Lançamento de Débito (NFLD) em razão da falta de declaração e pagamento da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). A sociedade empresária precisa, com urgência, suspender a exigibilidade do crédito tributário, ante seu interesse em participar de licitação que ocorrerá em breve. Sobre as condutas que atendem à necessidade da construtora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Parcelamento.
	 b)
	Ajuizamento de ação anulatória sem depósito ou pedido de antecipação de tutela.
	 c)
	Declaração tardia da CSLL.
	 d)
	Realização de depósito judicial do montante parcial.
	5.
	A Lei ordinária também é um instrumento normativo que cria tributo, podendo ser elaborada pelo Poder Público da União, estados, Distrito Federal e municípios. Sobre as fontes do direito tributário, analise as seguintes sentenças:
I- A analogia, que é aplicada na falta da norma escrita, pode ser usada para criar tributos.
II- A doutrina também é uma fonte do direito tributário, observado sempre o princípio da legalidade.
III- A jurisprudência, que é o entendimento dos tribunais sobre determinada temática, serve como fonte do direito tributário.
IV- A fonte básica é a lei, referendada pelo princípio da legalidade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	6.
	A sociedade empresária constitui-se pela união de pessoas que se obrigam a contribuir com bens ou serviços, que almejam o lucro com o exercício da atividade econômica. É constituída mediante contrato escrito, particular ou público. Desta forma, sobre quais cláusulas devem necessariamente estar contidas em um contrato social, analise as seguintes opções:
I- Profissão e residência dos sócios.
II- Órgão regulamentador do contrato.
III- Sede e prazo da sociedade.
IV- Grau de independência financeira dos sócios.
V- Capital da sociedade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I, III e V estão corretas.
	 b)
	As opções II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As opções II, IV e V estão corretas.
	 d)
	As opções I, II e III estão corretas.
	7.
	Para que o sujeito possa ser tido como empresário, é necessário que ele seja capaz civilmente e não esteja legalmente impedido de exercer a atividade. A legislação brasileira contempla aquelas pessoas impedidas de exercer a atividade empresária. Sobre as pessoas impedidas, analise as seguintes afirmativas:
I- Professores das escolas particulares, dentro dos limites do município.
II- Prefeito e Presidente da República.
III- Os médicos, enfermeiros e auxiliares, na exploração do ramo farmacêutico. 
IV- Governador do estado e prefeito.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	8.
	O direito empresarial já foi chamado pela legislação brasileira de direito mercantil (1553) e de direito comercial (1850). Como direito empresarial, trata das relações empresariais, dentre elas, a atividade do empresário. Sobre as condições que caracterizam o sujeito como empresário, analise as seguintes afirmativas:
I- O empresário, para ser assim considerado, deve exercer sua função com habitualidade.
II- Profissionalismo e atividade organizada, organizando a empresa de modo a articular capital, trabalho e tecnologia.
III- Prima sempre pelo lucro, seja através da prestação de serviços ou pela produção de bens.
IV- A atividade exercida pelo empresário poderá ser sem finalidade lucrativa, artística ou literária.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	9.
	Uma das atribuições da procuradoria é postular em juízo em nome da administração pública, ajuizando e acompanhado as execuções fiscais. Partindo desse pressuposto, analise a seguinte situação: uma lei estadual que autoriza o Procurador do Estado a não ingressar com Execução Fiscal para cobrança de créditos tributários inferiores a um determinado valor, renunciando, portanto, a esta receita, está prevendo hipótese de:
	 a)
	Extinção do crédito tributário, na modalidade remissão.
	 b)
	Suspensão da exigibilidade do crédito tributário, na modalidade moratória específica.
	 c)
	Exclusão do crédito tributário, na modalidade isenção em caráter específico.
	 d)
	Extinção do crédito tributário, na modalidade transação.
	10.
	A Constituição Federal é tida como rígida e mutável, pois o processo de alteração é difícil. Contudo, desde que não seja de cláusulas pétreas, é possível que seja alterado através de emenda constitucional. Sobre a temática, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As emendas à Constituição somente poderão ser propostas pela Câmara dos Deputados.
	 b)
	A forma federativa poderá ser alterada através de emenda constitucional.
	 c)
	O projeto de emenda poderá ser proposto pelo Presidente da República.
	 d)
	Se negada a proposta de emenda, poderá ser proposta novamente na mesma sessão.
	11.
	(ENADE, 2015) A superintendência de uma organização pública decidiu transferir um setor paraum prédio que dispunha de mais espaço físico, onde as atividades poderiam ser melhor desempenhadas. Após exposição do projeto, funcionários manifestaram insatisfação com a mudança. Muitos trabalhavam há vinte anos no setor, moravam perto do prédio atual e consideravam inadmissível recorrer a transporte para ir a outro local, mesmo se fosse subsidiado pela organização. Após nove meses de negociação com o sindicato da categoria, que tentava convencer a superintendência a não dar continuidade à mudança, decretou-se a suspensão temporária do projeto. Houve troca de governo e, por consequência, mudança de superintendente, o que corroborou para a manutenção da suspensão da transferência do setor. Sobre os princípios que regem a administração pública, analise as sentenças a seguir:
I- O princípio da eficiência não foi atendido, pois a gestão não conseguiu otimizar o aproveitamento dos recursos públicos.
II- O princípio da razoabilidade não foi atendido, pois priorizou-se o interesse da coletividade em detrimento da superintendência.
III- O princípio da discricionariedade institucional demonstra a incompetência da gestão, que não moveu uma das suas estruturas para outra sede mais apropriada.
IV- O princípio da supremacia do interesse público, que prevalece ao particular, não foi atendido.
É correto apenas o que se afirma em:
	 a)
	II e III.
	 b)
	I e IV.
	 c)
	I, II e III.
	 d)
	II e IV.
	12.
	(ENADE, 2015) Em 2005, o Brasil editou a Lei de Recuperação Judicial (Lei nº 11.101/2005). Antes disso, havia, no país, a concordata, que não permitia que credores e devedores negociassem livremente os termos de um acordo para o pagamentos das dívidas - o que, na prática, raramente evitava que empresas fossem à falência. Considerando só o número de empresas em crise que pedem a proteção dessa lei, ela pode ser considerada um sucesso. Somente em 2013, foram 675 casos, um recorde. Com relação à legislação pertinente, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://exame.abril.com.br>. Acesso em: 26 jul. 2015.
	 a)
	A decisão que rejeitar as contas do administrador judicial, na fase de encerramento da falência e extinção das obrigações do falido, fixará as responsabilidades do administrador, podendo ser questionada por meio de agravo de instrumento.
	 b)
	A recuperação judicial tem importância no contexto nacional por permitir uma reorganização financeira da situação de crise do devedor com o intuito de promover a preservação da empresa e, com isso, manter sua função social e o estímulo à atividade econômica.
	 c)
	A decisão que conceder a recuperação judicial constituirá título executivo extrajudicial, podendo ser questionado por meio do recurso de apelação.
	 d)
	Os créditos de natureza trabalhista decorrentes de acidente de trabalho não podem ser incluídos no plano de recuperação extrajudicial.