Buscar

023 12585_Aula01_5069369

Prévia do material em texto

PRESTE ATENÇÃO - VOCÊ DEVE ENVIAR AS ATIVIDADES DAS AULAS 1, 2, 3 E 4 NO PORTIFÓLIO 1. CADA CONJUNTO DE ATIVIDADE VALE 2,5 PONTOS. 
ATENÇÃO!
 É de extrema importância que você:
 - estude as aulas, faça pesquisas, assista aos vídeos antes e durante a resolução dos exercícios;
- leia com bastante atenção os enunciados das questões para que responda de forma adequada ao solicitado, respeitando sempre o numero de linhas exigido em cada questão;
- observe o prazo estipulado para o envio, pois não serão aceitas atividades fora do prazo;
- não use meios fraudulentos para resolver as atividades individuais. Atividades com respostas iguais às do colega serão zeradas.
•Dúvidas me perguntem no quadro de aviso.
Atividade das aulas 1, 2, 3 e 4
01. Após a leitura das aulas, faça um conceito com suas palavras sobre o que é ser um empreendedor.
O empreendedor está focado no mercado, nas oportunidades nos produtos, na inovação na criatividade, e aquele que inicia algo novo tem novas ideias, ideias inovadoras, vê o que ninguém vê, aquele que realiza antes que sai da área de conforto dos sonhos, dos desejos e realiza parte pra ação.
Capaz de produzir o que almejou nunca desiste, que tem iniciativa, tem pensamentos positivos, autoconfiança, coragem naquilo que faz. Acredita em uma ideia e transforma em realidade, sabe identificar as oportunidades e desenvolve meios de aproveita-las, tem uma visão de negócio direciona seus esforços na busca de recursos para transformar um negócio lucrativo e competitivo. “Empreendedor e aquele que faz”. Para ser um empreendedor não necessariamente precisa abrir um negócio próprio você pode ser empreendedor nas suas atitudes, na sua maneira de pensar e agir.
02. Faca uma analise com suas palavras sobre como iniciou o empreendedorismo e como está atualmente o empreendedorismo no Brasil. 
O empreendedorismo existe a muitos anos, desde do homem primitivo que já possuíam uma veia empreendedora, ele esteve presente de forma esparsa, durante a história do pais, passando por várias gerações e povos.
Mais a palavra empreendedor(entrepreneur) surgiu na franca usada pela primeira vez em 1725 pelo economista irlandês Richard Cantilon que quer dizer aquele que assume risco e começa algo novo e com o passar dos anos o empreendedor teve vários conceitos. E também foi confundido algumas vezes, empreendedor e o capitalista eram confundidos. O empreendedor se confundia com o administrador partir do ponto de vista econômico, ele era muito restrito não tinham e não recebiam ajuda como nos dias de hoje.
A partis do século XVII que o pais começou a ser palco de grandes projetos empreendedores.
O empreendedorismo brasileiro ganhou forca com a abertura econômica nos anos 90, a qualidade melhorou de forma significativa.
Antes o termo era quase desconhecido no Brasil abertura de pequenas empresas era difícil devido a estabilidade econômica e política.
Hoje existem mais apoio de várias entidade como SEBRAE jovem empreendedor e programas EMPRETC entre outros. O povo brasileiro e um exemplo para o mundo em meio a tantas dificuldades conseguem trabalhar e vencer, o empreendedorismo e muito importante para sociedade com várias oportunidades e empregos.
Os acessos as informações sobre negócios as capacitação pelas instituições de ensino superior e as políticas públicas adotadas. Apesar da melhora na qualidade o pais ainda tem muito que investir na educação empreendedora.
03. Em sua opinião, qual a importância do estudo em torno dos fundamentos do empreendedorismo? Justifique sua resposta. 
 Importante. Com várias mudanças acontecendo ao nosso redor, temos que ser mais flexíveis sabendo como administra-las. Por ser um aprendizado pessoal nos ajuda a levantar nossa autoestima fazer a seguir em frente para conseguirmos atingir nossos objetivos, impulsionar a levantar nossa criatividade, motivação e iniciativa para que nossos projetos sejam levados a frente, levando a buscar nossa verdadeira vocação independentemente da idade ou da área em que o empreendedor possa atuar.
04. Saber identificar uma oportunidade é fundamental para os empreendedores. Segundo Maxwell Maltz: "as oportunidades são como o nascer do sol. Se você esperar demais, vai perdê-las". Você concorda com a afirmação do autor? Justifique sua resposta. (0,6)
 Sim. Temos que estar atento para aproveitar todas as oportunidades seja grande ou pequena não podemos perde-las.
 Elas aparecem e desaparecem como o nascer do sol e se esperar demais para agarra-las podemos perdê-las e talvez essa oportunidades não volte mais.
 E por meio das oportunidades que o empreendedor tem a chance de desenvolver algo novo, e a chance de crescer, na maioria das vezes perdemos as oportunidades por falta de confiança ou medo de não dar certo.
	
05. Você se considera um empreendedor e/ou possui perfil/características de empreendedor? Justifique sua resposta. (0,6)
 Sim. Estou à procura de criar algo novo ou ter uma oportunidade para aproveitar, de ter meu próprio negócio pretendo ser uma empreendedora para realizar meus objetivos e meus sonhos.
06. Explique com suas palavras as principais diferenças entre os gerentes tradicionais e dos empreendedores. 
 O empreendedor nem sempre se faz presente dentro das corporações, ele tem coragem para ousar de abrir algo novo ou criar uma ideia inovadora.
 O empreendedor e criativo, visionário, independente, tem iniciativa, assume riscos calculados, planejam o crescimento a longo prazo, aprende com os erros, que faz as coisas acontecerem.
Cria algo novo que tem uma visão de negócio direciona seus esforços na busca de recursos para transformar um negócio lucrativo e competitivo.
 O gerente tradicional gerencia um empreendimento, buscam promoções recompensas, pensam a curto prazo identifica problemas, evita erros.
 Eles gerenciam, supervisiona não são muito inovador não promove dentro de uma empresa o desenvolvimento humano, impossibilitando muitas vezes o econômico mantendo tudo estável.
 E responsável pelo planejamento e controle da execução dos trabalhos de seus subordinados dentro de uma empresa.
Acho que a principal diferença e que enquanto o Empreendedor e visionário o gerente tradicional e estável.
07. No material de estudo foram citadas algumas características do empreendedor, cite três características que você julga ser fundamentais para empreendedores de sucesso. Justifique. 
 Confiança = Temos que confiar em nos mesmos nas nossas decisões e opiniões e passar confiança para as outras pessoas para colocarmos em pratica o meu próprio negócio.
 Ter iniciativa = Termos a coragem de iniciar algo novo, de colocarmos em pratica uma ideia de negócio, ou de enxergar uma oportunidade e colocar em pratica enquanto muitos vão tentar te convencer a não fazer. Mais se não termos a iniciativa de fazer acontecer nada irá acontecer.
Tem perseverança e tenacidade para vencer obstáculos = Não desistir com facilidade no primeiro obstáculo que aparecer, não vamos acertar de primeira errar faz parte temos que aprender com os erros e continuar, não devemos desistir e sim insistir e conseguir faz parte de um empreendedor.
08. Diferencie o empreendedor do intraempreemdedor. Você acha que ainda existem barreiras para se criar uma cultura intraempreendedora? Justifique sua resposta. 
 Intraempreendedor (empreendedor interno) e aquele que trabalha dentro de uma organização, está dentro da empresa, e um empregado que apresenta um comportamento empreendedor independente da função que ocupa na organização onde trabalha.
 Ele se destaca dos outros por possuir criatividade, ousadia, gosta de desafio. Ao invés de tomar a iniciativa de abrir seu próprio negócio, toma a iniciativa de criar, inovar, possui criatividade enorme e busca novas oportunidades e negocio para organização no qual trabalha. Recebe a liberdade de desenvolver suas ideias com recursos da própria empresa, sem arriscar seu capital.
 Empreendedor aquele que toma a iniciativa de empreender de ter umpróprio negócio, sabe identificar as oportunidades e transformá-las em uma organização lucrativa e produtiva. O empreendedor e criativo, inovador, visionário e arrojado, tem uma visão diferenciada tem uma criatividade para ousar, inovar tem coragem assume riscos e mais independente. Capacidade de identificar e decidir o desempenho do seu negócio, está atento aos problemas que vão aparecer e que busca novas ideias, para um resultado eficaz.
Enquanto o Empreendedor e independente e mantem o foco em abrir um negócio e arrisca seu capital, o intraemprendedor põe em jogo sua carreira e seu emprego que são o seu maior capital.
 Acho que ainda existem algumas empresas que precisam mudar. Para que essa cultura intraempreendedora exista tem que haver algumas mudanças.
 O intraempreendedorismo em uma empresa permite que surjam várias inovações de produtos, serviços de manter a sua competividade no mercado, todos tem que possuir os mesmos objetivos pessoais e profissionais.
 Para que possa haver uma cultura intraempreendedora tem que ser inserida em todos níveis da empresa desde do mais alto ao mais baixo, todos tem que estar dispostos a trocar informações e implantar novos projetos. Assim as chances da empresa se destacar no mercado são maiores.
	Bom Trabalho!

Continue navegando