Buscar

SIMULADO 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercício: CEL0510_EX_A8_201702129233_V1 
	23/10/2018 19:43:15 (Finalizada)
	Aluno(a): ALLAN CASSIO SILVA PACHECO
	2018.3 EAD
	Disciplina: CEL0510 - HISTÓRIA DA ÁFRICA DO SÉCULO XX 
	201702129233
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	"O PAN-AFRICANISMO, SURGIDO NO FINAL DO SÉCULO XIX, FOI FUNDAMENTAL PARA A TOMADA DE CONSCIÊNCIA DAS ELITES CULTURAIS AFRICANAS EM RELAÇÃO ÀS QUESTÕES ECONÔMICAS, SOCIAIS, POLÍTICAS E CULTURAIS DO CONTINENTE. A IDEIA DE NAÇÃO CONTINENTAL, QUE SURGIU COMO SINÔNIMO DE SOLIDARIEDADE DA RAÇA NEGRA, APRESENTAVA AO MUNDO O QUE SIGNIFICA SER AFRICANO, INCLUINDO DOIS LEGADOS: O RESGATE DA ÁFRICA PELOS AFRICANOS E A IDEIA DE PÁTRIA COMUM DE TODOS OS NEGROS EM SOLO AFRICANO, COM SUPOSTOS VALORES COMUNS PARA SE PENSAR ESTRUTURAS POLÍTICAS AUTÔNOMAS." (ADAPTADO DE LEILA LEITE HERNANDEZ. A ÁFRICA NA SALA DE AULA: VISITA À HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA. SÃO PAULO: SELO NEGRO, 2005, P. 157.)
SOBRE O PAN-AFRICANISMO, PODEMOS CONSIDERAR:
I - VALORIZAVA UMA IDENTIDADE COMUM A TODA A ÁFRICA;
II - PROPUNHA A UNIFICAÇÃO CULTURAL DA ÁFRICA;
III - ACEITAVA OS COLONIZADORES, PORÉM COM AUTONOMIA ECONÔMICA.
IV - DESCARTAVA A PRESENÇA DO COLONIZADORES.
	
	
	APENAS A III E A IV ESTÃO CORRETAS
	 
	APENAS A ALTERNATIVA IV ESTÁ CORRETA
	
	APENAS II ESTÁ CORRETA.
	 
	APENAS A I E IV ESTÃO CORRETAS.
	
	APENAS A I E A III ESTÃO ERRADAS.
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Podemos definir pan-africanismo como:
	
	
	é uma ideologia socialista de abrir uma grande base de apoio atlântica construindo uma África nos moldes da União Soviética.
	
	é uma ideologia norte-americana adotada durante a guerra-fria, para constituir um grande bloco de pressão capitalista.
	 
	é uma ideia de reunião da África em suas demandas internacionais, eliminando as diferenças regionais e abolindo a religião de sua organização política.
	
	a ideia de elimar todos os países, passando a África a ser uma só nação.
	 
	é uma ideologia que propõe a união de todos os povos de África como forma de potenciar a voz do continente no contexto internacional.
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O princípio da Autodeterminação dos Povos foi inserido no âmbito da Carta das Nações Unidas, em 1945. Assinale, abaixo, a resposta que melhor explica o que é esse princípio.
	
	 
	É aquele pelo qual um Estado se atribui o direito de se expandir e anexar ao seu território os territórios de outros Estados que venham a ser dominados por ele.
	 
	É aquele em que um povo de qualquer país tem o direito de se autogovernar determinando os caminhos de sua política e organização social.
	
	É aquele através do qual um governante se atribui poderes totalitários dentro de um país, submetendo seu povo ao seu poder.
	
	É aquele através do qual os destinos de um Estado são decididos através das decisões dos poderes Executivo e Legislativo.
	
	É aquele através do qual um governante decide o rumo que o seu país deve tomar do ponto de vista político, econômico e social.
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Sobre o pan-africanismo, ideologia que ganhou grande impulso após os movimentos de independência africanos da segunda metade do século XX, é CORRETO afirmar que:
	
	 
	Foi resultado de diversos movimentos e tornou-se muito popular entre as elites dos diversos países africanos que viam na união dos povos africanos a possibilidade de resolver os problemas sociais, políticos e econômicos.
	 
	Trata-se de um movimento que obteve grande êxito entre os países cuja religião principal era o islamismo, dado que seu objetivo era a implantação da sharia islâmica como forma de resolver as desordens sociais das etnias reunidas no território de um mesmo Estado.
	
	Foi patrocinado pela ONU e, nesse sentido, era interessante aos Estados Unidos da América, pois forçava o atrelamento ao bloco capitalista durante a Guerra Fria.
	
	Não há alternativas corretas.
	
	Não se pode atrelar o pan-africanismo ao surgimento da Organização de Unidade Africana (1963), pois tal organização foi gestada e implementada como uma tentativa de abortar os movimentos de independência.
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa correta. Entre os meses de abril e junho de 1945, ocorreu uma conferência fundamental que buscou discutir nos novos caminhos do mundo no pós-guerra e que marca o nascimento da ONU, com a assinatura da Carta as Nações Unidas. Essa afirmação se refere a:
	
	
	Conferência de Nova Iorque.
	 
	Conferência de Berlim.
	
	Conferência de Bretton Woods.
	 
	Conferência de São Francisco.
	
	Conferência de Yalta.
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Entende-se por Pan-arabismo:
	
	 
	Conjunto de ideias que pregavam a liberdade das colônias do norte da África e sua unificação em uma espécie de federação dos países de cultura árabe separada das demais regiões do continente.
	
	Movimentos de forte caráter bélico que conquistaram a independência das colônias africanas do leste pelas vias militares.
	 
	Movimentos nacionalistas levados a cabo por lideranças religiosas muçulmanas no Norte da África pela Independência.
	
	Movimentos de independência de colônias africanas do sul do continente, liderados por religiosos muçulmanos.
	
	Ideologia que pregava a independência das colônias africanas baseada num forte caráter religioso pagão.
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Muitos de seus líderes acabam pensados como heróis contemporâneos, como o congolês Patrice Lumumba, o ganês Kwame Nkrumah, o guineense cabo-verdiano Amílcar Cabral, o angolano Agostinho Neto, o moçambicano Samora Machel. Estamos falando do Pan-Africanismo. Leia, com atenção, as afirmativas abaixo e selecione aquela que corresponde à definição correta do que é o Pan-Africanismo.
	
	
	É um movimento ainda em formação, sem um objetivo claro, que busca valorizar a arte e a cultura africanas assim como defender os direitos civis do negro em todo o mundo.
	
	Foi um movimento de resistência responsável pela independência de todas as colônias européias da África logo após a I Guerra Mundial.
	
	É um movimento cultural que busca valorizar e difundir a cultura do continente africano por todo o mundo.
	
	É um movimento artístico que visa pesquisar, valorizar e divulgar a arte dos diversos povos africanos, da mais primitiva a mais atual.
	 
	É um conjunto de ideologias que associa movimentos políticos e a liderança de intelectuais africanos educados na Europa e trazem a noção de que as marcas de apartheid e colonialismo seriam entendidos como o problema para África.
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Com o fim da II Guerra Mundial, os Estados europeus perderam o poder que detiveram durante séculos. Logicamente que a perda desse poder iria se refletir em suas colônias na África. Leia, com atenção, as afirmativas abaixo e assinale aquela que melhor explica o que mudou na África após a II Guerra Mundial.
	
	
	Cada país europeu procurou recuperar o poder perdido armando as populações de suas colônias na tentativa de dominar as colônias de outro país, gerando uma guerra sangrenta que só terminou com a intervenção da ONU (Organização das Nações Unidas).
	
	Arrasadas pela II Guerra Mundial, as potências européias abandonaram completamente suas colônias na África que, assim, tiveram o caminho livre para proclamar sua independência, sem qualquer influência externa.
	 
	A exploração das metrópoles européias sobre suas colônias se intensificou, uma vez que essas metrópoles, arrasadas pela guerra, precisavam de recursos para se recuperar da destruição sofrida o que vai atrasar o processo de independência das colônias africanas até a década de 1990.
	
	Cada país europeu procurou recuperar o poder perdido armando as populações de suas colônias na tentativa de dominar as colônias de outro país, gerando uma guerra sangrentaque só terminou com a intervenção dos EUA e da URSS.
	 
	Com o fim da II Guerra Mundial, Estados Unidos e União Soviética surgiram como novas potências mundiais e as colônias européias da África tiveram suas independências  arquitetadas por estas novas potências.   
	
Explicação:
A resposta correta é a da letra a, conforme pode ser verificado na tela 7 e na continuação da tela 7 da aula online 8.

Continue navegando