Buscar

Exercícios00


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

Como seria utilizar um computador sem um sistema operacional? Qual sua principal função?
Sem o sistema operacional, para utilizar bem o computador, o usuário precisa entender muito bem sobre o hardware, porém, o trabalho ficaria muito difici e lento, e com certeza, teria inúmeros erros.
A sua principal função é que ele facilita o acesso a todos os recursos e funções do sistema.
Defina Sistema Operacional.
É um programa que age como intermediário entre o usuário e o hardware.
Em um Sistema Computacional é correto afirmar:
O hardware – a CPU, memória e dispositivos de I/O – fornece os recursos básicos de computação do sistema.
O Sistema Operacional define as formas pelas quais os recursos de hardwares são utilizados para resolver os problemas de computação dos usuários.
Os programas aplicativos controlam o hardware e coordenam seu uso pelos diversos programas aplicativos de vários usuários.
O que está errado nas afirmações ii e iii acima? Explique.
Dois dos papeis do Sistema Operacional do ponto de vista do Sistema de Computação são alocador de recursos e programa de controle. Explique com usas palavras esses dois papeis. 
Alocador de Recursos: Ele decide quais pedidos devem ser atendidos para que possa trabalhar com mais eficiência.
Programa de Controle: Controla a execução de programas do usuário para evitar erros e inconsistências.
Para que um computador comece a operar, precisa dispor de um programa inicial para executar, o qual é chamado de bootstrap. Como funciona esse programa?
Ele localiza o sistema operacional para inciá-lo.
Responda verdadeiro (V) ou falso (F):
(F) a CPU pode carregar instruções diretamente da memória secundária.
(V) a memória principal é composta de palavras, cada qual com seu endereço.
(F) a instrução LOAD move o conteúdo de um registrador para a memória principal.
(F) a instrução MOVE move palavra da memória principal para registrador da CPU.
Quais os tipos de Sistemas Operacionais existentes? 
Windows, Ubuntu, MAC OS, Linux, Unix
Por que dizemos que existe uma subutilização de recursos em sistemas monoprogramáveis?
Porque em sistemas monoprogramáveis só é possível a executar um programa por vez
Qual a grande diferença entre sistemas monoprogramáveis e sistemas multiprogramáveis? 
Em sistemas monoprogramáveis só é possível a executar um programa por vez
E nos sistemas multiprogramáveis ou multitarefa, os recursos computacionais são compartilhados entre os diversos usuários e aplicações. 
Quais as vantagens dos sistemas multiprogramáveis?
A redução do tempo de resposta das aplicações processadas no ambiente e de custos
O que caracteriza o processamento batch? Que aplicações podem ser processadas nesse tipo de ambiente?
Caracteriza‐se por um processamento de dados que ocorre através de um lote de tarefas enfileiradas, de modo que o sistema operacional só processa a próxima tarefa após o término completo da tarefa anterior.
Como funcionam os sistemas de tempo compartilhado? Quais as vantagens em utilizá-los?
Os sistemas de tempo compartilhado (time‐sharing) dividem o poder computacional do computador entre os usuários ao mesmo tempo, utilizando‐se de terminais de vídeos e possuem arquitetura complexa.  Possuem a vantagem de não precisar adquirir diversas máquinas reais, já que se pode utilizar terminais para acessos desses usuários.
Qual a grande diferença entre sistemas de tempo compartilhado e tempo real? Quais aplicações são indicadas para sistemas de tempo real?
Os sistemas de tempo compartilhado (time-.sharing) permitem que diversos programas sejam executados a partir da divisão do tempo do processador em pequenos intervalos, denominados fatia de tempo (time-slice). Os sistemas de tempo real (real-time) são implementados de forma semelhante á dos sistemas de tempo compartilhado. O que caracteriza a diferença entre os dois tipos de sistemas é o tempo de resposta exigido no processamento das aplicações.
As aplicações são: Controle de processos, como no monitoramento de refinarias de petróleo, controle de tráfego aéreo, de usinas termoelétricas e nucleares, ou em qualquer aplicação onde o tempo de resposta é fator fundamental.
O que são sistemas com múltiplos processadores e quais as vantagens em utilizá-los?
Os sistemas com múltiplos processadores caracterizam-se por possuir duas ou mais UCPs interligadas e trabalhando em conjunto. A vantagem deste tipo de sistema é permitir que vários programas sejam executados ao mesmo tempo ou que um mesmo programa seja subdividido em partes para serem executadas simultaneamente em mais de um processador
Qual a grande diferença entre sistemas fortemente acoplados e sistemas fracamente acoplados?
Sistema fortemente acoplados: O tempo de acesso à memória pelos processadores varia em função da sua localização física. Sistemas fracamente acoplados: Por possuir dois ou mais sistemas computacionais conectados através de linhas de comunicação.
O que é um sistema fracamente acoplado? Qual a diferença entre sistemas operacionais de rede e sistemas operacionais distribuídos?
Os sistemas fracamente acoplados são caracterizados pelo uso de dois ou mais sistemas operacionais, conectados através de linhas de comunicação. Os sistemas operacionais de rede permitem o compartilhamento de recursos com impressora, por exemplo, até mesmo diretórios. Já nos sistemas distribuídos, ele esconde esses hosts como se fossem únicos dele, simulando um sistema fortemente acoplado.
Pesquisa sobre o que faz a:
Gerência de processos: É a base para a implementação de um sistema multiprogramável.
Gerência de memória: é responsável por cuidar de quais partes da memória estão em uso, quais estão livres, alocar memória a processos quando eles precisam, desalocar quando eles não necessitarem mais e gerenciar a troca dos processos entre a memória principal e o disco (quando a memória principal não é suficiente para manter todos os processos)
Gerência de armazenamento em massa: é um tipo de dispositivo e mídia de alta capacidade, acesso aleatório e intercambiável entre os sistemas e partições.
Gerência do sistema de arquivos: A parte do sistema operacional que gerencia os arquivos e as operações de arquivos é a gerência do sistema de arquivos. A gerência do sistema de arquivos também cuida da segurança no acesso aos arquivos, garantindo que um usuário não tenha acesso não autorizado a um arquivo que pertence a outro usuário. A gerência de arquivos também cuida do compartilhamento dos arquivos, através de uma rede, por vários processos e usuários do sistema operacional.
Gerência de dispositivos (entrada e saída): A gerência de dispositivos de entrada/saída é uma das principais e mais complexas funções de um sistema operacional. Sua implementação é estruturada através de camadas em um modelo semelhante ao apresentado para o sistema operacional como um todo.
Qual a relação entre programa e processo?
A diferença entre programa e processo é que o programa é um grupo de instruções para executar uma tarefa especificada, enquanto o processo é um programa em execução.