Buscar

O Evangelho Segundo Mateus

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

?O Evangelho Segundo Mateus? 
 
O Auto de Mateus
Este Evangelho foi escrito por Mateus o publicano, e também chamado de Levi (filho de Alfeu, Mc 2:14).
Na qualidade de ex-cobrador de impostos, Mateus estava bem qualificado para produzir este evangelho. Seu conhecimento comercial e literário capacitou-o a registrar totalmente os discursos do Senhor Jesus.
Verifica-se que este evangelho foi escrito por um cristão vindo do judaísmo, conhecedor das escrituras. Sabe-se da sua origem Judaica porque este evangelho fala em ?reino dos céus? e não ?reino de Deus?, porque os Judeus não pronunciavam o nome de Deus, por grande respeito e temor. O nome Mateus foi-lhe dado por Jesus e significa ?Dom de Deus?.
Mateus teria escrito o evangelho, primeiramente em aramaico, para os Judeus da Palestina, e depois, teria traduzido para o Grego, visando os Judeus Helenistas. Porém, todavia, outros estudiosos atribuir a tradução a outros escritores. Não se sabe ao certo quando esse evangelho foi escrito, uns acham que foi entre 45 ? 66.
Após a ascensão do Senhor Jesus, Mateus pregou bastante na Palestina aproximadamente uns 15 anos, e diz a tradição, que morreu como mártir na Etiópia.
O Livro de Mateus
O livro inicia-se com a genealogia de Jesus Cristo, para posteriormente relatar a história de seu nascimento. Um fato interresante da genealogia de Jesus em Mateus há nomes de mulheres, isto não ocorria nas genealogias comuns dos povos Judeus. E isso mostra a grandiosidade da salvação que o Messias traria.
Para os Judeus, a árvore genealógica era algo sumamente importante! Era a maneira mais comum de começar a abordar a história da vida de qualquer descendente de Abraão.
A intenção de Mateus é apresentar Jesus como o Rei dos Judeus, o Messias prometido e esperado pela a nação de Israel. Este evangelho descreve a pessoa e a obra de Rei Messiânico de Israel.
Mateus sabendo que o povo de Israel esperava o prometido Messias (Gn. 3:15; Dt. 18:18), direcionava seu evangelho a eles, pelas escrituras, e por isto esta sempre citando o velho testamento que Jesus era o Cristo prometido.
Mateus fala do poder extraordinário de Jesus Cristo sobre as forças espirituais: doenças, demônios, principados e potestades, e falar também que todo o poder é dado a Ele no céu e na terra; por este motivo tem poder de enviar os seus seguidores por todo o mundo com a mensagem da salvação (Mt. 10:1).
· Os discursos de Cristo
1 ? Interpretativos da Lei (Mt. 5:7; Mt. 12; 15; 19).
2 ? Instrutivo do Reino de Deus (Mt. 13).
3 ? Instrutivos e Discipuladores (Mt. 10; 11:1).
4 ? Exortativos (Mt. 23).
5 ? Proféticos (mt. 24:25).
·A visão geral de Mateus
1 ? A vinda do prometido Messias (Mt. 1:1 a 4:11).
2 ? O ministério do Messias (Mt. 4:12 a 16:12).
3 ? A reivindicação do Messias (Mt. 16:13 a 23:39).
4 ? O sacrifício do Rei Messiânico (Mt. 24 a 27).
5 ? O triunfo do grande Rei Messiânico (Mt. 28).
Características Teológicas
Do ponto de vista teológico, Mateus tinha em vista mostra aos Judeus que Jesus Cristo é filho de Davi e de Abraão, portando, o Messias de Israel. Cita constantemente o Antigo Testamento.

Continue navegando