Buscar

Prática Profissional Tecnologias Aplicadas e Análise de Conservação dos Recursos Naturais APOL

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Prática Profissional: Tecnologias Aplicadas e Análise de Conservação dos Recursos Naturais
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“A sociedade brasileira, não obstante sua grande disponibilidade de recursos econômicos e ambientais, manteve elevados os níveis de desigualdade social; não conseguiu ainda universalizar os direitos básicos que configuram uma cidadania plena e nem proteger as camadas mais pobres da população dos riscos e impactos decorrentes da degradação ambiental”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DA COSTA LIMA, G. F. A institucionalização das políticas e da gestão ambiental no Brasil: avanços, obstáculos e contradições. Desenvolvimento e meio ambiente, v. 23, p. 121-132, 2011. p. 130. 
Considerando as informações e os conteúdos do livro-base Conservação dos recursos naturais e sustentabilidade: um enfoque geográfico sobre atividades humanas que causam impacto na natureza, é correto afirmar que
Nota: 20.0
	
	A
	Toda atividade humana causa impacto positivo no meio ambiente.
	
	B
	A poluição hídrica é um exemplo de impacto causado pela forte industrialização no Brasil.
Você acertou!
A alternativa b) é correta: “A utilização desordenada dos recursos naturais em nosso país gerou prejuízos ambientais que dificilmente serão recuperados. A poluição hídrica é outro exemplo recorrente: além de efluentes industriais diluídos pelos corpos hídricos, há o problema do saneamento doméstico insuficiente” (livro-base, p. 42); a alternativa a) é incorreta, apenas atividades que ultrapassem a capacidade de superação do meio ambiente causam impacto negativo: “Moreira [...] afirma que o impacto se caracteriza por alterações que ultrapassem a capacidade de suporte e absorção por parte do ambiente” (p. 20); a alternativa c) é incorreta, a afirmativa corresponde à valoração dos recursos naturais e não a atividades de impacto na natureza; a alternativa d) é incorreta, pois trata do assunto recursos naturais, e não sobre atividades humanas causadoras de impacto; a alternativa e) é incorreta, pois a ideologia ambientalista visa manter equilíbrio entre desenvolvimento e preservação ambiental.
	
	C
	O valor de uso de um recurso natural, nunca esta relacionado com os lucros adquiridos a partir de sua exploração.
	
	D
	O recurso natural não pode ser visto como um bem econômico na sociedade atual.
	
	E
	A ideologia ambientalista prega a noção de desarmonia entre sociedade e natureza, onde se mantem o desequilíbrio ecológico entre as espécies.
Questão 2/5 - Prática Profissional: Tecnologias Aplicadas e Análise de Conservação dos Recursos Naturais
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Além disso, a expressão ‘desenvolvimento sustentável’ não adverte somente dos danos causados por poluição e erosão do ambiente físico de um lado e da pobreza do outro, como se fossem dois fenômenos independentes. O tipo ‘benigno’ de desenvolvimento desejável propõe uma conciliação entre o desenvolvimento e o crescimento econômico, sendo, simultaneamente, sensível à dimensão social, ambientalmente prudente e economicamente viável”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VECCHIATTI, K. Três fases rumo ao desenvolvimento sustentável: do reducionismo à valorização da cultura. São Paulo em Perspectiva, v. 18, n. 3, p. 90-95, 2004. p. 91. 
Considerando as informações e os conteúdos do livro-base Conservação dos recursos naturais e sustentabilidade: um enfoque geográfico sobre a definição de desenvolvimento sustentável, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	O desenvolvimento sustentável advém de qualquer ação que possa alterar o meio ambiente de forma negativa.
	
	B
	Os recursos ambientais considerados não renováveis são aqueles que dependem do tempo geológico para sua formação.
	
	C
	O reflorestamento ambiental com espécies nativas não pode ser considerado um impacto ambiental benéfico.
	
	D
	A escassez de recursos naturais, como a falta de água potável, impulsionou a criação de conceitos e temas como o desenvolvimento sustentável.
Você acertou!
A alternativa d) é correta: a escassez de recursos foi um dos motores para o surgimento do termo “desenvolvimento sustentável”: “Para Franco [...], o conceito de desenvolvimento sustentável surgiu em virtude da escassez de recursos naturais, como a falta de água potável ou de ar salubre, que poderia ser amenizada pela presença de florestas. Portanto, o conceito está atrelado à necessidade de manter o ambiente saudável, o que é fundamental para as atividades humanas” (livro-base, p. 21); alternativa a) é incorreta, pois indica o conceito de impacto ambiental, e não desenvolvimento sustentável; a alternativa b) é incorreta, pois trata do conceito de recursos naturais, e não desenvolvimento sustentável; a alternativa c) é incorreta, pois a afirmação trata sobre impactos ambientais, e não desenvolvimento sustentável; a alternativa e) é incorreta, pois o conceito apresentado remete aos recursos naturais e não ao desenvolvimento sustentável.
	
	E
	O desenvolvimento sustentável pode ser entendido como um elemento da natureza que esteja sendo usado pelo homem.
Questão 3/5 - Prática Profissional: Tecnologias Aplicadas e Análise de Conservação dos Recursos Naturais
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“A Resolução CONAMA Nº 001, de 23 de janeiro de 1986, estabelece as definições, as responsabilidades, os critérios básicos e as diretrizes gerais para uso e implementação da Avaliação de Impacto Ambiental como um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente. Na verdade, a resolução não se refere somente à avaliação dos impactos, mas a todo um conjunto de instruções que, se ordenadas e utilizada uma terminologia mais técnica, incorrem em um planejamento ambiental das atividades de uma organização, ou de um projeto, de forma semelhante às normas ISO da série 14.000”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FLORIANO, E. P. Planejamento ambiental. Caderno Didático, n. 6, p. 1, 2004. p. 8. <https://xa.yimg.com/kq/groups/24054005/864236663/.../planejamentoambiental.pdf> . Acesso em 02 jul. 2017. 
Considerando as informações e os conteúdos do livro-base Conservação dos recursos naturais e sustentabilidade: um enfoque geográfico sobre Estudo de Impacto Ambiental (EIA), assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Consiste em um instrumento de gestão que objetiva projetos e investimento prioritários, com participação de órgãos públicos, privados e da sociedade civil na gestão dos recursos hídricos.
	
	B
	Foi o instrumento responsável pelo avanço do planejamento ambiental urbano, integrando todas as esferas da sociedade pudessem se envolver nas atividades do planejamento em nível municipal. 
	
	C
	Consiste em um documento simplificado, que reflete as conclusões do estudo de impacto ambiental em linguagem simples e acessível à população de maneira geral.
	
	D
	Consiste em um documento dispensável para o licenciamento de grandes empreendimentos que possam causar impactos ambientais.
	
	E
	É um estudo com característica multidisciplinar, que visa identificar e avaliar cenários de possíveis impactos ambientais.
Alternativa correta e): “O EIA [...] deve ser produzido por equipes multidisciplinares que visualizem alternativas tecnológicas, ou seja, que identifiquem cenários de possíveis impactos ambientais [...]” (livro-base, p. 91); a) incorreta, pois as características dadas na afirmativa dizem respeito ao plano de bacias hidrográficas e não ao EIA (p. 93); b) incorreta, pois as características citadas correspondem ao plano diretos, e não ao EIA (p. 94); c) incorreta, pois as características dizem respeito ao RIMA e não ao EIA (p. 93); d) incorreta, pois o EIA é um documento de caráter obrigatório: “O EIA é um estudo obrigatório elaborado para o licenciamento de empreendimentos que possam ter significativo impacto ambiental” (p. 91).
Questão4/5 - Prática Profissional: Tecnologias Aplicadas e Análise de Conservação dos Recursos Naturais
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“[...] construiu-se igualmente um aparato jurídico amplo que compreende, entre outros, a Política Nacional de Meio Ambiente, de 1981, que deu origem ao Conselho Nacional de Meio Ambiente – CONA-MA – e ao Sistema Nacional de Meio Ambiente – SISNA-MA; a Política Nacional de Recursos Hídricos, de 1997, a Lei de Crimes Ambientais de 1998, a Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA, de 1999, a Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC, de 2000, o Estatuto das Cidades, de 2001, e a recente Lei de Resíduos Sólidos, sancionada em 2010”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DA COSTA LIMA, G. F. A institucionalização das políticas e da gestão ambiental no Brasil: avanços, obstáculos e contradições. Desenvolvimento e meio ambiente, v. 23, p. 121-132, 2011. p. 124. 
Considerando os conteúdos do livro-base Conservação dos recursos naturais e sustentabilidade: um enfoque geográfico sobre políticas ambientais, é correto afirmar que as políticas regulatórias:
Nota: 20.0
	
	A
	são aquelas realizadas por intermédio de Organizações Não Governamentais (ONGs).
	
	B
	são aquelas responsáveis por campanhas para o saneamento básico.
	
	C
	tem como principal objetivo influenciar o comportamento da sociedade para com o meio ambiente por meio de campanhas.
	
	D
	normatizam e regulamentam o uso dos recursos naturais por meio de leis e decretos específicos.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra d): “Políticas regulatórias: Correspondem à legislação específica que normatiza o uso do meio ambiente e de recursos naturais, bem como a criação de instrumentos institucionais que possam garantir o cumprimento da lei” (livro-base p. 46);  a alternativa a) é incorreta, pois, as políticas que ocorrem por intermédio de ONGs são políticas estruturadoras: “Políticas estruturadoras: Referem-se à intervenção do Poder Público ou de ONGs para a proteção do meio ambiente” (p. 46); a alternativa b) é incorreta, pois campanhas são parte de políticas indutoras de comportamento: “Políticas indutoras de comportamento: São aquelas em que há a tentativa de influenciar o comportamento da sociedade em relação ao meio ambiente, geralmente estão pautadas no desenvolvimento sustentável” (p. 46); a alternativa c) é incorreta, pois o zoneamento é uma prática de políticas estruturadoras: “Políticas estruturadoras: Referem-se à intervenção do Poder Público ou de ONGs para a proteção do meio ambiente. Os autores citam como exemplo a criação de unidades de conservação ou criação de zoneamentos ecológicos” (p. 46); a alternativa e) é incorreta, pois são as políticas indutoras de comportamento que podem ser implementadas por meio de inciativas estatais e não estatais: “Políticas indutoras de comportamento: São aquelas em que há a tentativa de influenciar o comportamento da sociedade em relação ao meio ambiente, geralmente estão pautadas no desenvolvimento sustentável” (p. 46).
	
	E
	podem ser implementadas por meio de inciativas estatais e não estatais.
Questão 5/5 - Prática Profissional: Tecnologias Aplicadas e Análise de Conservação dos Recursos Naturais
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Procurando desfazer alguns desentendimentos relacionados à aplicação deste instrumento, o Decreto 4.297, de 10 de julho de 2002, que regulamenta o zoneamento ambiental (fazendo valer a denominação consagrada de zoneamento ecológico-econômico), estabelece que ‘o ZEE, instrumento de organização do território a ser obrigatoriamente seguido na implantação de planos, obras e atividades públicas e privadas, estabelece medidas e padrões de proteção ambiental destinados a assegurar a qualidade ambiental, dos recursos hídricos e do solo e a conservação da biodiversidade, garantindo o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de vida da população’ (artigo 2º)”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MONTAÑO, M., OLIVEIRA, I. S. D. D., RANIERI, V. E. L., FONTES, A. T., & SOUZA, M. P. D.  O Zoneamento Ambiental e a sua Importância para a Localização de Atividades. Pesquisa e Desenvolvimento Engenharia de Produção, n. 6, p. 49-64, 2007. p. 56. 
Considerando as informações e os conteúdos do livro-base Conservação dos recursos naturais e sustentabilidade: um enfoque geográfico sobre os objetivos do zoneamento ecológico-econômico (ZEE), é correto afirmar:
Nota: 20.0
	
	A
	O ZEE tem como objetivo principal avaliar impactos ambientais e unidades de conservação.
	
	B
	O ZEE tem como objetivo principal a delimitação de áreas de conservação ambiental.
	
	C
	O ZEE tem como objetivo principal mapear os impactos das mudanças climáticas.
	
	D
	O ZEE tem como objetivo principal a organização das decisões em atividades que direta ou indiretamente utilizem recursos naturais.
Você acertou!
Alternativa d) correta: “‘O ZEE tem por objetivo geral organizar, de forma vinculada, as decisões dos agentes públicos e privados quanto a planos, programas, projetos e atividades que, direta ou indiretamente, utilizem recursos naturais, assegurando a plena manutenção do capital e dos serviços ambientais dos ecossistemas’” (livro-base, p. 90); a) incorreta, a avaliação do impacto ambiental é um objetivo do Estudo de Impacto Ambiental e não do ZEE: “O EIA é um estudo obrigatório elaborado para o licenciamento de empreendimentos que possam ter significativo impacto ambiental. Deve ser produzido por equipes multidisciplinares que visualizem alternativas tecnológicas, ou seja, que identificam cenários de possíveis impactos ambientais” (p. 91). b) incorreta, o objetivo principal do ZEE é “‘[...] organizar, de forma vinculada, as decisões dos agentes públicos e privados quanto a planos, programas, projetos e atividades que, direta ou indiretamente, utilizem recursos naturais, assegurando a plena manutenção do capital e dos serviços ambientais dos ecossistemas’” (p. 90); c) incorreta: os impactos das mudanças climáticas são avaliados pelo PBMC (p. 101); e) incorreta, pois as conclusões do estudo de impacto ambiental são refletidas pelo RIMA e não pelo ZEE: “‘O relatório de impacto ambiental – RIMA refletirá as conclusões do estudo de impacto ambiental [...]’” (p. 91).
	
	E
	O ZEE tem como objetivo principal refletir as conclusões do estudo de impacto ambiental.
e Pedologia

Continue navegando