Buscar

relatorio de quimica 2 pratica 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Relatório de Química 
Fabricação de Biodiesel – 1ª prática
	CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
Disciplina Química II 
Data:03\03\2013
Nome:Shrysmaiga Artur Blanco
Polo:São Gonçalo
Matricula:15114070069
Tutor:Ricardo Stutz
Objetivo:
Conhecer o processo de obtenção do biodiesel através da soja e obter resultados através da experiencia da propriedade da substancia. Mais com o intuito de destacar a potencialidade em fontes de energia renováveis, visando o caráter sustentável. 
Introdução:
Biodiesel é um éster de ácido graxo,renovável e biodegradável, obtido comumente a partir da reação química de óleos ou gorduras, de origem animal ou vegetal, com um álcool na presença de um catalisador (reação conhecida como transesterificação). Pode ser obtido também pelos processos de craqueamento e esterificação. O biodiesel substitui total o óleo diesel de petróleo em ciclo diesel automotivos (de caminhões, tratores, camionetas, automóveis, etc) ou estacionários (geradores de eletricidade, calor, etc). 
Pode ser usado puro ou misturado ao diesel em diversas proporções. É um combustível de originado de fontes renováveis produzidos a partir de óleos vegetais (babaçu, soja, mamona, dendê, algodão, girassol etc.) ou gordura animal e um álcool (metanol ou etanol), na presença de um catalisador ácido ou básico, processo chamado de transesterificação. Apresenta características parecidas com o óleo diesel mineral e com a vantagem de ser ecologicamente correto. Os óleos vegetais são produtos naturais constituídos por uma mistura de três esteres ligados a uma molécula de glicerina ou glicerol (triglicerídeos), cujos ácidos graxos contêm cadeias de 8 a 24 átomos de carbono com diferentes graus de instaurações. 
Na primeira prática foi transesterificação (uma reação que transforma éster em outro éster), através do óleo vegetal (triglicerídeo) com um álcool, no final dessa reação esperávamos que obtivemos a glicerina e o biodiesel. 
Sendo o combustível (de forma geral) um importante item de consumo que impacta bruscamente ao meio ambiente, torna-se imprescindível direcionar esforços tecnológicos para torná-lo ambientalmente menos prejudicial. 
A reciclagem de óleos vegetais industriais vem ganhando espaço cada vez maior, não simplesmente porque os resíduos representam matérias primas de baixo custo, mas principalmente porque os efeitos da degradação ambiental decorrente de atividades industriais e urbanas estão atingindo níveis cada vez mais alarmantes.
Materiais e reagentes utilizados: Placa de levitação com aquecimento,Balão volumétrico,Balão do fundo redondo, Barra magnética ou (peixinho),Suporte,Mufa,Garra,Condensador,Centrífuga,Tubos de centrifuga,condensador,Proveta,Termômetro,óleo de soja e metanol.
Metodologia: 
São dois grupos realizando os mesmos procedimentos químicos,porém um grupo foi tirando a solução há cada 10 minutos de agitação e o outro só tirou a amostra da solução no fim do experimento.
Em um balão de fundo redondo, adicionou-se 10ml de óleo de soja e 2ml hidróxido de metanol anidro 2 %, iniciou-se o aquecimento até 50 °C em banho maria, mantendo o balão sob agitação com auxilio de uma barra magnética(peixinho),Ao colocar as substâncias na mesma proveta podemos observar que são duas fases,uma sem cor (transparente) é o hidróxido de metanol e a outra e amarela o óleo de soja. 
Assim ao alongo do processo há dois produtos uma fase aquosa que é descartada por não ter utilidade, um outro produto que é obtido no processo é a glicerina que pode possuir uma utilidade na industria de sabonete por exemplo, fazendo com que o custo do biodiesel seja diminuído com a venda da glicerina que é produzida no processo. 
E finalmente se obtém o biodiesel como ultimo produto do processo de obtenção do biodiesel através da soja. Para tanto, manter o balão a 5cm acima da base da chapa de aquecimento, em seguida,a solução está em sistema sob agitação em temperatura de aproximadamente 50°C por 30 minutos. Por fim esse processo, foi dividido na metade de cada substancias que estavam no balão de fundo redondo, botando-os no tubo de centrífuga e ficaram na centrífuga por 10 minutos. Com isso houve o resultado de duas substancias.
Resultado: Entretanto na produção do biodiesel pode-se obter mais dois produtos uma fase aquosa que é descartada por não ter utilidade, um outro produto que é obtido no processo é a glicerina que pode possuir uma utilidade na industria de sabonete por exemplo, fazendo com que o custo do biodiesel seja diminuído com a venda da glicerina que é produzida no processo. E finalmente se obtém o biodiesel como ultimo produto do processo de obtenção do biodiesel através da soja. O balão de fundo redondo foi posto em bainho maria, e não diretamente na placa, para controlar a temperatura do experimento. E possível ver que ocorreu a reação, mesmo sem fazer caracterização, pois houve modificação na cor das substancias.
QUESTIONÁRIO
1-Que outro tipo de catalisador poderia ser usado nesta reação? Por que ele não foi utilizado?
O catalisado usado foi o hidróxido de metanol, para acelerar o processo, outros catalisadores poderiam ser usados , como KOH. 
2-Como podemos explicar a necessidade deste excesso de metanol?
Para acelerar a experiencia.
3-O que há nesta fase mais densa e escura? A glicerina.
4-Qual a importância de se retirar os resquícios de base do biodiesel?
A importância do biodiesel, onde este ciclo representa uma saída para preservação ambiental. A reação química envolvida na fabricação do biodiesel, além de fornecer o produto de interesse, fornece ainda a glicerina como resultado da hidrolise alcalina a qual ele é submetido.
5-Quais os fatores influenciam a velocidade da reação?
O catalisador e o peixinho. 
6-Se o material de partida para a síntese do biodiesel (triglicerídeo) possuí a mesma função química presente no biodiesel, por que não usar o triglicerídeo no lugar do biodiesel ?
O triglicerídeo é mais denso. 
7-A reação de transesterificação é a reação de um éster com um álcool gerando outro éster e outro álcool, normalmente usando algum tipo de catalisador. Sabendo que éster é formado pela reação de um ácido carboxílico com um álcool, é possível realizar uma transesterificação com um ácido no lugar de álcool? Justifique.
É necessário a presença da substância álcool, para haver a quebra do triglicerídeo,na experiencia. 
8. Quanto de metanol (em L) no mínimo você precisaria para transformar 8kg gordura de porco (constituída basicamente de ácido oleico) em biodiesel? E se ao invés de 8kg de gordura de porco fosse 8L de ácido oleico? A quantidade de metanol seria a mesma? Um suíno produz, em média, 8 quilos de banha, e cada quilo pode ser convertido em até 750 ml de biodiesel. No início do processo, é necessário que a gordura esteja livre dos ácidos graxos livres e de umidade. É aconselhável que a matéria-prima passe por um processo de desacidificação, que pode ser realizado através da neutralização da matéria com uma solução básica quantidade de metanol seria 75000 litros.
Cálculos e Propriedade física:
	Reagentes/
Produtos
	P.F.
(oC)
	P.E
(oC)
	P.M.
	Dens.
(g/cm3)
	Aspecto físico
	Solubilidade
	Óleo de soja
	240
	---
	---
	0,93 
	líquido
	álcool
	KOH
	360
	1320
	56,10
	2,12
	líquido
	Glicerol e álcool
	CH3OH
	- 97 
	64,7
	32,04
	792
	líquido
	água
	Biodiesel
	-96
	-68
	292,2
	0,88
	líquido
	etanol
Conclusão:
Com a realização desta experiencia,o biodiesel e o melhor tipo de energia renovável.
No fim deste trabalho cheguei à conclusão que o biodiesel é uma alternativa ecológica aos combustíveis fósseis, no que concerne a combustíveis para o sector dos transportes. 
De facto, o biodiesel apresenta-se como uma solução não só para a dependência dos combustíveis fósseis, mas também para o problema dos óleos usados. No entanto, o biodiesel deve der visto como uma tecnologia intermédia, e não como o combustível do futuro,
pois ainda não é uma tecnologia ecologicamente satisfatória. Além disso, se a procura de biodiesel disparasse, correríamos o risco de por em perigo vários ecossistemas e, assim, piorar a crise ambiental. Nesta experiência foi possível obter biodiesel a partir de óleo alimentar usado,contudo não foi realizada a recuperação do metanol,o surgimento da glicerina e o biodiesel .Não foi feita a medição da viscosidade do biodiesel, mas é de referir que o valor tabelado para a viscosidade,nos cálculos apresentados anteriormente, o peso molar obtida experimentalmente da glicerina da muito inferior o peso teórico. O rendimento relativo da produção de biodiesel foi de 90 %, porém, a massa de biodiesel pesada inclui o metanol, visto que foi realizada a centrifugação.
REFERÊNCIAS:
[1] Kim H-J, Kang B-S, Kim M-J, Park YM, Kim D-K, Lee J-S, et al. Transesterification of vegetableoil to biodiesel using heterogeneous base catalyst. Catal Today 2004;
[2] Ma F, Hanna MA. Biodiesel production: a review. Bioresour Technol 1999 
[3] AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS - DF / RJ / SP / BA. Disponível em (www.anp.gov.br/biocombustivel) Acesso em 14 de agosto de 2011
[4] AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS, Resolução ANP nº 7, de 19.3.2008 – DOU 20.3.2008. Regulamento Técnico. Disponível em (www.anp.gov.br) Acesso em 11 de novembro de 2011.
[5] AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS. Resolução ANP 42/2004. Disponível em (www.anp.gov.br). Acesso em 07 de outubro de 2011.
[6] AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS. Resolução ANP 15/2006. Disponível (www.anp.gov.br). Acesso em 07 de outubro de 2011. 
[7] BIOCOM, Sustentabilidade Obtenção de Biodiesel de óleo de soja por via etanólica utilizando KOH como catalisador. Disponível em (www.abq.org.br/biocom). Acesso em 10 de setembro de 2011. 
[8] ECOOLEO, Reciclagem de óleos Jundiaí-SP. Sustentabilidade. 2010 Disponível em (www.ecooleo.bio.br/) Acesso em 14 de agosto de 2011. 
[9]QUÍMICA NOVA. São Paulo : Fontes de energia alternadas, v.32 n.3 p. 764 à 775. 2009. 
[10] Site:http://www.biodiesel.gov.br/docs/congresso2007/desenvolvimento/9.pdf (ultimo acesso 28/05/2010)
[11] Livro:SOLOMONS, T. W. Graham; FRYHLE, Craig B. QuímicaOrgânica, V. 1 . 8ª ed. Rio de Janeiro, LTC, 2005. Tradução de Robson Mendes Matos. Páginas 117 – 121.
Imagem: https://www.google.com.br/search?biw=1366&bih=637&tbm=isch&sa=1&ei=FIiZWpjQDon5gKVm53oDg&q=imagem+biodiesel+no+tubo+de+ensaio&oq=imagem+biodiesel+no+tubo+de+ensaio&gs_l=psyab.3...3042.9728.0.10648.18.18.0.0.0.0.279.2756.0j11j3.14.0....0...1c.1.64.psy-ab..4.1.224...0i30k1.0.piI61DTWiTM#imgrc=82FZfNuLTN48SM:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando