Buscar

atividade 1 comunicação empresarial

Prévia do material em texto

Atividade 1 a ser postada no portfólio1.
Sempre vá ao quadro e leia critérios de avaliação. 
1-Não copie nada da rede , nem dos textos lidos/acessados , nem de seus colegas .
Alerto que qualquer cópia detectada em qualquer exercício, toda atividade será zerada e não apenas o exercício em que foi encontrada a cópia.
2-Nenhuma atividade enviada e devolvida com correção poderá ser reenviada, portanto,ao enviar ,faça revisão de tudo o que postar sim?
Sucesso a você!!!!
Para resolver suas atividades vá além das aulas on line ou vídeos, pesquise na ferramenta Arquivo e na Rede também.
1-Exponha as características próprias da tríade: linguagem, língua e fala .
Linguagem é todo sistema verbal e não verbal, é o sistema do qual o homem comunica suas ideias e sentimentos, seja através da fala, da escrita ou de outros sinais Universais como por exemplo gestos corporais, sinais de trânsito, gestos faciais e etc. 
Língua é social, é baseada em palavras, por exemplo duas falas estrangeiras são línguas diferentes, ou seja, ela pertence à uma comunidade, um determinado grupo de indivíduos que usa a linguagem verbal.
Fala é um ato individual, cada um tem sua particularidade: escolhas vocabulares, sons, variações e etc. 
2-

O que determina o nível de linguagem que as pessoas empregam?
Pode determinar por diversos níveis de linguagem: padrão, coloquial, gírias, regionalismos e etc.
3-  Observe a imagem que segue : 
Qual função da linguagem predomina no texto imagético acima? Explique porque, e, lembre-se de que se sua resposta não tiver explicação não será considerada.
Predomina a linguagem não verbal; a leitura do texto é baseada na interpretação da imagem, que convida/incentiva o leitor a se matricular num curso de idiomas, aliando à mensagem o letreiro ao fundo, além do retrato do artista apontando ao leitor, reforçado ao leitor a propaganda.
4-O fator de textualidade chamado intencionalidade está sob a responsabilidade de quem,do emissor ,do receptor ou do contexto ? Por quê ?
O texto está sob responsabilidade do emissor pois o mesmo deve se empenhar em construir um texto coerente, coeso, e que atinja o objetivo que o mesmo tem em mente, e para que isso ocorra, deve se ter conhecimento específico sobre o assunto tratado.
5-Por que em seu curso é importante você estudar a disciplina que desenvolve conteúdos relativos à língua/linguagem ?
É de extrema importância para exercer a minha profissão atual de Gestor Comercial, e com os estudos relacionados a língua/linguagem ajudará na minha comunicação entre clientes externos e internos.
6- Leia o texto que está em arquivo intitulado: A importância da leitura no ensino superior e então em um texto que tenha no máximo 12 linhas escreva qual a ideia principal exposta no texto.
O texto traz como tema principal a dificuldade em relação à leitura que muitos alunos apresentam ao ingressar no Ensino Superior, ou seja, os mesmos não conseguem compreender os textos lidos, tendo em vista que para uma sólida formação acadêmica é imprescindível essa compreensão por parte do aluno. O texto menciona também que o professor tem papel fundamental no processo de ensino-aprendizado, e caso haja a detecção dessa dificuldade do aluno, cabe ao professor utilizar estratégias para despertar a curiosidade e criar condições necessárias para a formação desse acadêmico.
7-Pesquise na Rede ou em bibliotecas físicas e explique o que é “conhecimento linguístico e conhecimento de mundo”. Cite exemplos de ambos. 
Conhecimento linguístico é o domínio das regras gramaticais, pontuação colocação regência, pronominal, ou seja, é o conhecimento da Língua portuguesa e o conhecimento de mundo é entendimento sobre as coisas. Não dá para escrever um texto sobre a Tailândia e dizer que ela está na Oceania, quando na verdade ela está na Ásia. A verdade é que ambos são recursos de Coerência.
8-Pesquise nos textos em arquivo, guia de estudos, arquivo e/ou na Rede e então explique, fazendo uso de suas palavras, o que é a intertextualidade, mas não use a primeira pessoa do singular(eu),nem copie nada de nenhuma fonte.
Intertextualidade é a relação entre dois textos onde um já criado exerce influência na criação de um novo, ou seja, é intencional a relação entre esses textos.
9-Observe:
a-O TEXTO NÃO É UM AGLOMERADO DE FRASES e b-TODO TEXTO CONTÉM UM PRONUNCIAMENTO DENTRO DE UM DEBATE DE ESCALA MAIS AMPLA.
O que significam essa duas afirmações acima expostas acima ?
Significa que o texto é uma organização de ideias e essas ideias são materializadas através de palavras, imagens, por exemplo, com propósito de transmiti-las ao leitor.

Continue navegando